16 de novembro de 2013

Secretaria do Ambiente lança reciclagem de óleo de cozinha usado em escolas


Com apoio crescente de restaurantes e condomínios, programa para transformar óleo vegetal em biodiesel e sabão chega a dez colégios públicos



Bombonas para o armazenamento do óleo chegam para os alunos
do C.E.Brigadeiro Schoecht (Foto: Larissa Amorim/ComunicaSeam)
Com a distribuição de funis e a instalação de um ecoponto para o recolhimento de óleo de cozinha usado, no Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht, na Taquara, a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) lançam, nesta segunda-feira (18/11), o Programa Prove nas Escolas. 

O Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal (Prove), visa a estimular a  cadeia de reciclagem de óleo de cozinha usado como matéria-prima na produção de biodiesel e de sabão.

Contando com o apoio crescente de restaurantes, hotéis e condomínios, entre outros, o Prove está chegando agora nas escolas públicas, em uma parceria com o Programa Elos da Cidadania, da Superintendência de Educação Ambiental da SEA. Inicialmente, dez colégios se tornarão ecopontos de recolhimento de óleo vegetal.

O secretário do Ambiente, Carlos Minc e a superintendente de Educação Ambiental da SEA, Lara Moutinho, participarão do lançamento do Prove no Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht, que foi escolhido para a instalação do primeiro ecoponto devido ao seu simbolismo: três professores modificaram uma antiga Mercedes-Benz movida a diesel para que funcionasse à base de óleo vegetal, e com ela viajaram até Ushuaia, no extremo Sul da Argentina.

Quer saber mais sobre o Prove? Acesse:

Fonte: Ascom




Nenhum comentário: