11 de outubro de 2013

Secretaria do Ambiente participa da 18ª Parada LGBT-Rio

Será montada uma tenda no posto 5, onde serão expostos
os programas da SEA e do INEA 
No próximo domingo (13/10), a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) participarão da 18ª Parada LGBT-Rio, na orla de Copacabana. Promovido pelo Grupo Arco-Iris de Cidadania LGBT e Instituto Arco-Iris, o evento, que este ano traz o tema “Somos milhões de vozes”, promete reunir um milhão de pessoas. Onze trios elétricos animarão a festa, a partir das 13 horas.

Serão apresentados os programas da Secretaria, a partir das 9 horas, entre eles o Ambiente Saudável é Ambiente sem Homofobia, que integra o Programa Ambiente em Ação, da Superintendência de Educação Ambiental da SEA. A ideia é mostrar as diferentes interfaces que a educação ambiental tem com a pauta

Já no ano passado, na tenda da SEA, foram realizadas ações de educação ambiental, entre elas: oficinas de moda sustentável, compostagem, reciclagem de computadores, reaproveitamento de óleo e resíduos, entre outras. Esse ano, haverá ainda distribuição de mudas de viveiros comunitários e oficinas de aproveitamento integral de alimentos.

Segundo os organizadores, esse ano a Parada vai lembrar os principais avanços em políticas públicas e garantias de direitos civis à população LGBT, além de apontar a alta incidência de crimes de homofobia no Brasil.

Autor da lei estadual  3406/2000, que vigorou por 12 anos, proibindo a discriminação em ambientes públicos e privados, o secretário do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc, defende que a educação é fundamental no combate à homofobia.  “Temos que romper com os velhos paradigmas e criar uma nova cultura de respeito à diversidade”, diz. A lei 3406/2000 foi derrubada pela Justiça em 2012 e um novo texto foi concebido na forma do Projeto de Lei Estadual 2.054/2013.

Nenhum comentário: