18 de outubro de 2013

Defesa civil e ambiental juntas

Tenente do Corpo de Bombeiros participa do Mãos à Obra na Baixada e defende a atuação conjunta das duas áreas 

A Educação Ambiental crítica é uma das premissas Programa
Mão à Obra da Seam/SEA -  Foto: Vanessa Villar
A educação ambiental pode servir para proteção comunitária. Essa é uma das ideias do Tenente Coronel Marcelo Bodart, do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Ele é coordenador de Defesa Civil da Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente (Seam/SEA) e participou, no dia 5 de outubro, do curso do programa Mãos à Obras, na Baixada Fluminense. Bodart fez uma palestra sobre Percepção e Risco, apresentou um vídeo e discutiu o tema com os participantes do curso.

Depois foi exibido outro vídeo intrigante para os alunos: “A história das coisas”, com uma crítica ao sistema capitalista de produção e consumo. A professora Alba Valéria coordenou, em seguida, um amplo debate sobre sustentabilidade e obsolescência programada. E a professora Helena Araújo apresentou slides sobre os diversos cursos oferecidos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ela falou ainda sobre o sistema de cotas e sobre os cursos oferecidos pelo DECULT, o Departamento Cultural da Universidade.

No turno da tarde, os alunos fizeram o Diagnóstico Ambiental Socioparticipativo, com o auxílio dos monitores, que elencaram as potencialidades e problemas de cada um dos territórios analisados. 

O programa Mãos à Obra foi iniciado em 2011, nos municípios da Região Serrana do Rio - Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo - levando às comunidades o conhecimento de ações de prevenção e enfrentamento de acidentes e desastres naturais. No segundo semestre de 2012, as atividades foram estendidas à Baixada Fluminense e São Gonçalo, incorporando temas como o combate à dengue.

Veja as fotos na Fan Page do Programa

Nenhum comentário: