27 de agosto de 2013

Nas Ondas do Ambiente inicia formação de professores

Programa de educação ambiental que utiliza ferramentas de educomunicação atuará este ano em 36 escolas da rede estadual de ensino

O prof. Carlos Eduardo Leal, coordenador acadêmico do 
Nas Ondas, dá palestra na abertura do curso de formação 
dos professores (foto: Larissa Amorim)

No último sábado (24/8), professores da rede pública de ensino participaram da primeira aula do curso de formação do programa de educação ambiental Nas Ondas do Ambiente, que este ano, irá atuar em 36 escolas da rede pública estadual de ensino. A formação dos professores se dará em mais três encontros.

Localizadas nos bairros das zonas Norte e Sul da cidade do Rio de Janeiro e Niterói, as escolas que participam este ano do programa foram selecionadas a partir de critérios adotados em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). A meta é atingir 200 cursistas. O curso nas escolas, já com a participação dos alunos, acontecerá entre 21/09 e 30/11, com aulas sobre educação ambiental, rádio, sonoplastia, comunicação e web. Após a etapa de aprendizado, serão lançados programas diários de rádio nas escolas. 

“A ideia é fazer um curso abreviado com professores para qualificá-los em relação aos alunos, assim atuarão como monitores e apoio aos nossos docentes nas atividades de capacitação. Utilizaremos técnicas radiofônicas sempre com foco em abordagem ambiental. As rádios podem ser criadas em formatos web ou ao vivo“, explica o coordenador acadêmico, prof. Carlos Eduardo Leal.

Professor de sociologia da escola técnica Henrique Lage e participante do programa, Carlos Evandro Viana chama a atenção para a importância desse estudo. “Essa dinâmica une dois elementos essenciais: o rádio que é um formador de conteúdo e as relações humanas que envolve meio ambiente”.

Nas Ondas do Ambiente
Criado em 2007 pela Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente (Seam/SEA), e executado em parceria com a Uerj e com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam), o Programa nas Ondas do Ambiente utiliza a educomunicação (Rádio) como meio de capacitação de comunidades para o enfrentamento de problemas ambientais locais.

Nenhum comentário: