31 de julho de 2013

Transgeneridade - abordagens diversas em duas diferentes Jornadas


Cartilha da JMJ questiona transgeneridade...

“Que gênero eu vou escolher para esse ano?” – a pergunta é feita numa ilustração da cartilha distribuída aos participantes da Jornada Mundial da Juventude 2013. Com o título Manual de Bioética, o material aborda temas polêmicos como aborto, eutanásia, pesquisa com células tronco, reprodução assistida etc. No capítulo referente à Teoria do Gênero, outra ilustração mostra um menino que, olhando para o próprio pênis, se pergunta: “não sou homem? Então, o que é isto?”. Segundo o Manual, “ninguém pode decidir se transformar em homem ou em mulher”.
Sobre a adoção de crianças por casais homossexuais, a cartilha diz: “A procriação necessita de pai e mãe. A criança precisa de pai e mãe para se desenvolver”.

... e SEA apresenta contraponto na Jornada do Meio Ambiente
Novos arranjos familiares e famílias LGBT são temas da 2ª Jornada Ambiente Saudável é Ambiente sem Homofobia, que a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) promove de 20 a 23 de agosto, através da Superintendência de Educação Ambiental (Seam). A adoção de crianças por homossexuais será discutida por especialistas como a psicóloga Ana Paula Uziel, Coordenadora do Laboratório Integrado em Diversidade Sexual, Políticas e Direitos (LIDIS/UERJ), e a desembargadora Luciana Mota, que coordena o Núcleo de Diversidade Sexual e Direito Homoafetivo – NUDIVERSIS/DPGERJ.
A Jornada integra o programa Ambiente em Ação, da SEA, e, além dos debates, terá exibição de documentários sobre questões relacionadas à promoção da cidadania, à garantia dos direitos humanos para a população LGBT e à importância do combate à homofobia.

Nenhum comentário: