12 de junho de 2013

Secretaria do Ambiente e Ibase fortalecem preservação da Mata Atlântica

Projeto reforça biodiversidade e gestão integrada de mosaicos de áreas protegidas no Estado do Rio de Janeiro


Iniciativa pioneira no Brasil para o fortalecimento da sociobiodiversidade da Mata Atlântica e o apoio à gestão integrada de mosaicos verdes de áreas protegidas no Rio de Janeiro, o Projeto Mosaicos da Mata Atlântica será lançado, nesta quarta-feira, pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase).

O secretário do Ambiente, Carlos Minc, e o diretor-geral do Ibase, Cândido Grzybowski, participarão da cerimônia de lançamento do projeto, que reforça a preservação da Mata Atlântica no território fluminense.

O Rio de Janeiro tem a maior concentração de áreas protegidas do bioma Mata Atlântica e ecossistemas associados do país. Nos últimos anos, por conta de inúmeras iniciativas preservacionistas – boa parte implementada ou apoiada pela SEA e pelo Instituto Estadual do Ambiente –, se tornou o estado brasileiro que menos desmata a Mata Atlântica – mantendo ainda 13% de sua cobertura original.

No entanto, para a consolidação e o avanço dessa conquista, é necessário o fortalecimento da conservação de fragmentos de verdes espalhados pelo território fluminense que se encontram sob forte pressão, devido ao desenvolvimento econômico e ao padrão predatório de ocupação e uso da terra.

Nesse sentido, o Projeto Mosaicos da Mata Atlântica visa a reestruturar e fortalecer os conselhos consultivos dos mosaicos Carioca e Central Fluminense, bem como implantar seus planos de gestão integrada.

Os responsáveis pelo projeto também farão a articulação interinstitucional junto ao Ministério Público e aos órgãos gestores, promovendo assim a sustentabilidade dos mosaicos verdes de áreas protegidas e reservas da biosfera da Mata Atlântica no Rio de Janeiro.

Estarão também presentes na cerimônia, entre outros, os secretários-executivos dos mosaicos Carioca e Central Fluminense, Celso Junius Santos e Francisco Pontes de Miranda Ferreira, as coordenadoras-executivas do projeto, Lara Moutinho da Costa (SEA) e Nahyda Franca (Ibase), e o chefe do Parque Nacional da Tijuca, Ernesto Viveiros de Castro.

Nenhum comentário: