14 de setembro de 2012

Ambiente em Ação ajuda mutirão a limpar praia

Evento para comemoração do Dia Mundial da Limpeza reúne voluntários, inclusive membros do projeto Ambiente em Ação, para conscientização ambiental


Pina Bastos - No próximo dia 15, sábado, será comemorado mais um Dia Mundial da Limpeza. Pela décima vez, empresas privadas e órgãos públicos de todo o planeta organizarão atividades para coleta de plástico e lixo reciclável em praias e rios. Com os 125 países participantes, a expectativa é que cerca de 35 milhões de pessoas em todo o globo sejam mobilizadas para participarem das ações nos seus respectivos países e cidades.

Para este ano, a novidade no Rio de Janeiro é a participação do Ambiente em Ação, projeto da Superintendência de Educação Ambiental, com a participação de adolescentes, jovens e do líder comunitário do Salgueiro, Leonardo Correa, um dos maiores incentivadores do programa na comunidade.

No Brasil, o Clean Up The World, como é conhecido internacionalmente, teve início em 2003 na praia de Copacabana, com 200 voluntários e 28 mergulhadores. Em 2012, o evento acontecerá em pelo menos 40 localidades distintas de todo o país, que juntas contam com 15 mil voluntários.

Para as ações de limpeza das praias, os voluntários receberão sacolas de plástico reciclado, luvas e uma ficha de coleta, na qual o lixo será quantificado e qualificado, o que possibilitará futuras pesquisas e análises dos resíduos e microlixos encontrados. Além disso, parte do material recolhido irá para cooperativas e instituições de reciclagem.

Com todas essas atividades, os organizadores e idealizadores do evento visam colher o maior número possível de materiais plásticos e recicláveis, bem como aumentar o número de voluntários e conscientizar a população para uma gestão melhor dos resíduos, diminuindo, assim, o impacto ambiental e promovendo a geração de renda.


Mais informações:
Coordenação Seam: (21) 2334-5899
Assessoria de Imprensa: (21) 2334-0184



Visite a página do programa no Facebook: /ambienteemacao

Nenhum comentário: