31 de agosto de 2012

Polícia Ambiental patrulhará Parque Estadual da Pedra Branca

O governo está investindo no turismo e no combate às atividades ilegais praticadas dentro dos limites da reserva 

Carlos Henrique da Silva - Neste mês de agosto, uma Unidade de Polícia Ambiental (Upam) foi criada para patrulhar o Parque Estadual da Pedra Branca, a maior reserva ambiental urbana do mundo. Já nos primeiros dias de atuação, a unidade recolheu 19 cavalos, apreendeu 14 armas e farto material de caça, além de munições de diversos calibres. Um foco de incêndio ocorrido recentemente também pôde ser controlado graças à ação de parte dos 38 policias da Upam e com o apoio de guardas-parque.

Todo esse investimento visa garantir a segurança do Parque e, principalmente, a dos seus visitantes. Com isso, o governo estadual tem a expectativa de que aumente o ecoturismo na região, já que nos próximos anos, o Rio de Janeiro estará nas vitrines internacionais como sede dos principais eventos esportivos do mundo.

Para garantir o sucesso do projeto, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) destinará, até janeiro de 2013, mais 25 guardas-parque para trabalhar em conjunto com os policiais da Upam, que também conta com o apoio de bombeiros-militares. Outra iniciativa é a criação de um novo guia para as 30 trilhas do Parque que será disponibilizado para download no site do Inea. 

                                                                                              Foto:  Halley Oliveira

Nenhum comentário: