| Nossos 576 convidados cantam "O que é o que é", de Gonzaguinha, liderados por Moema Viezzer |
O auditório principal do Pavilhão do Governo do Estado sediou no dia 17 de junho, domingo, a II Jornada Internacional de Educação Ambiental, que reuniu o maior público do pavilhão até agora, com 576 pessoas inscritas. Esse número mostra a força e o engajamento da educação ambiental com os compromissos da Rio+20. O evento, organizado pela Seam/SEA em conjunto com o Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata, o Ministério do Meio Ambiente e a Itaipu Binacional, contou com representantes de diversos países, destacando-se Oscar Rivas, Ministro de Meio Ambiente do Paraguai, a indiana Sister Jayanti, da Universidade Mundial do Brama Kumaris, e Pamela Puntney, Coordenadora de Educação Ambiental da ONU.
| Sister Jayanti aponta pra um dos painéis levados pela Seam e destaca a importância do tempo cíclico |
Na mesa de abertura, o Secretário de Estado do Ambiente Carlos Minc exaltou os investimentos feitos pelo governo do estado na educação ambiental, através do FECAM. O secretário elogiou o trabalho realizado pela Superintendência de Educação Ambiental da SEA, que investe na formação de uma nova cultura ambiental: a cultura da participação na gestão do ambiente como exercício da cidadania ambiental.
![]() |
| Minc diz que é preciso acabar com a demagogia de quem defende a educação ambiental mas não investe na área |
Lara
Moutinho da Costa, superintendente de Educação Ambiental da SEA, apresentou os
resultados alcançados pelos programas de educação ambiental da SEA, mostrando que o
Estado do Rio de Janeiro tem feito a diferença no campo da educação
ambiental e é hoje o estado que mais investe em programas e projetos
de EA, com os maiores e melhores resultados do Brasil.
| A Seam exibiu vídeos sobre seus programas e campanhas |
Nesses 5 anos de existência, os programas da Seam/SEA atingiram os 92 municípios do Estado, chegando a regiões nunca antes alcançadas por políticas estaduais de educação ambiental; mobilizaram 3.367 escolas da rede pública de ensino (estadual e municipais), envolveram 4.089 professores e 10.621 alunos, que elaboraram 967 planos de ação ambiental das escolas (agendas 21 escolares), distribuíram 11.986 livros didáticos e pedagógicos e 400 CDs/DVDs para alunos deficientes visuais e auditivos. Atingiram 52 comunidades urbanas do Rio e 132 comunidades de outros municípios com campanhas públicas, envolveram 34 unidades de conservação, 2 mosaicos federais de áreas protegidas e 17 comunidades e povos tradicionais, certificando 173 quilombolas, indígenas e caiçaras em programas de educomunicação socioambiental e implantando 4 rádios ambientais comunitárias (Rádio Quilombola, Rádio Guarani, Rádio Mulher e Rádio Três Picos). Envolveram 110 comunidades afetadas por acidentes e desastres na Região Serrana, capacitando 1.040 moradores em ações de prevenção e enfrentamento de acidentes e desastres ambientais, e mobilizaram mais de 600 religiosos para o envolvimento com ações de conservação da natureza e enfrentamento da intolerância religiosa associada ao uso público religioso de áreas protegidas.
Na mesa de debates seguinte, os conferencistas revisitaram o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global criado na Rio92, reafirmando o papel importante da educação ambiental como base para formação de sociedades sustentáveis.
| Lara Moutinho reforçou o princípio 4 do tratado, que define a não neutralidade política da educação ambiental |
A Jornada lançou também a Rede Planetária do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global.
| A equipe da Seam expôs panfletos e artesanato feito com material reciclável |
Os cursistas dos programas Elos de Cidadania, DAMARÉ e Ambiente em Ação - todos da da Seam/SEA - produziram 20 painéis de 8 metros com mensagens e desenhos, que decoraram as paredes e a entrada do pavilhão. Ao final do evento, os participantes realizaram um abraço simbólico rodeando os painéis, cujas fotos já estão postadas no Flicker da ONU.
| Painéis de tecido rodaram os municípios do estado, onde participantes dos programas da Seam deixaram seu recado para a Rio+20 |






