4 de junho de 2012

Rio+20 reforça discussões sobre educação e ambiente

II Jornada Internacional de Educação Ambiental retoma discussão iniciada em 92 em torno do tema "desenvolvimento sustentável", na conferência da ONU

Clique aqui para ver em tamanho maior


Depois de 20 anos da Rio 92, o Rio de Janeiro volta a ser o palco de discussões entre as nações do mundo sobre o futuro do planeta.

Em 1992, o conceito de desenvolvimento sustentável foi difundido entre os países do mundo e foi criada a Agenda 21, principal documento produzido pela conferência. Nele ficava estabelecido que governos, empresas, ONGs e demais setores da sociedade deveriam refletir e combater problemas socioambientais tanto local quanto globalmente. Isso estimulou e abriu espaço para o planejamento de Estado participativo, envolvendo todas as forças que compõem um país, inclusive a sociedade civil.

Agora, em 2012, ainda que esse conceito esteja em voga, o planeta ainda apresenta atrasos ambientais significativos, e é hora de pensarmos e praticarmos ações efetivas para a proteção do nosso ambiente. processo, a educação ambiental tem um papel fundamental de protagonista.

Tendo isso em vista, a Seam vai realizar, em parceria com a Usina de Itaipu, o Governo Federal e o Centro de Saberes y Cuidados Socioambientales de la Cuenca del Plata, a II Jornada Internacional de Educação Ambiental. Essa edição do evento, que se chama Diálogos Sobre Sociedades Sustentáveis: Novos Paradigmas e Novas Formas de Governança, acontecerá na Rio+20 no dia 17 de junho, e conta com a presença de convidades de renome nacional e internacional. Confira os detalhes de programação e inscrição no convite acima.

Nenhum comentário: