24 de janeiro de 2012

IV Encontro de Terreiro é um sucesso de participação


No sábado, dia 14 de janeiro, aconteceu o IV Encontro de Povos e Comunidades de Terreiro do núcleo Elos da Diversidade.

Organizado no âmbito do programa Ambiente em Ação, a atividade visa sensibilizar e mobilizar as comunidades de terreiro da Baixada Fluminense e da Zona Oeste do Rio de Janeiro para a construção de propostas relacionadas ao acesso e uso das áreas naturais protegidas para práticas religiosas.

Dessa vez, a anfitriã do evento foi a Yalorixá Palmira de Iansã, que abriu as portas de seu Ile Omon - Oya – Legi para receber religiosos de várias matrizes.

Segundo a superintendente de Educação Ambiental, Lara Moutinho da Costa, “a proposta nasceu de experiências anteriores com o grupo Meio Ambiente e Espaços Sagrados, do Parque Nacional da Tijuca e a campanha Elos de Axé, do MIR (Movimento Inter-Religioso). O objetivo é estreitar e fortalecer os elos entre a diversidade biológica e a cultural, visando à conservação dos recursos naturais e das práticas sociais a eles associadas”.

O Encontro contou com aproximadamente 100 participantes e reuniu grandes nomes da luta contra a intolerância religiosa, como Ivanir dos Santos, coordenador da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, Jose Beniste, historiador, conferencista e fundador do curso "Brasil-Nigéria” de língua Yorubá", Kátia Perobelli, secretária de Meio Ambiente de Mesquita, Mãe Torody D’Ogum da Rede Nacional Afro Brasileira de Saúde e Mãe Meninazinha D’Oxum, Yalorixá fundadora da Sociedade Civil e Religiosa Ilê Omolu e Oxum.

A partir do acúmulo das várias discussões sobre educação, ambiente, cultura e enfrentamento à intolerância religiosa, promovidas desde o I Encontro, surgiu como proposta a construção de um espaço de referência ambiental para práticas religiosas.

Para o articulador do núcleo, o Pai Flávio Guimarães, a atividade foi “uma proveitosa reunião entre técnicos das áreas ambiental, acadêmica e religiosa. Com tantos axés reunidos conseguimos fortalecer substancialmente a luta por um mundo socialmente livre, culturalmente tolerante e ambientalmente responsável. Um verdadeiro elo pela diversidade”.

Criado pela Superintendência de Educação Ambiental, o componente Elos da Diversidade do programa Ambiente em Ação tem o objetivo de favorecer o diálogo entre os saberes religiosos e o conhecimento científico, que por caminhos e olhares diferentes, cuidam e protegem a natureza.

Maiores informações através do e-mail programa.ambienteacao@gmail.com ou pelo telefone 2334-5899.

Nenhum comentário: