18 de novembro de 2011

ELOS DA DIVERSIDADE REALIZA SEU PRIMEIRO ENCONTRO DE TERREIRO

No sábado passado, dia 12 de novembro, realizamos o primeiro Encontro de Povos e Comunidades de Terreiro.

Organizado no âmbito do programa Ambiente em Ação, o Encontro foi a primeira atividade pública do núcleo Elos da Diversidade, que atua com Educação Ambiental, Cultura e Combate à Intolerância Religiosa.

Criado pela Superintendência de Educação Ambiental, o Elos da Diversidade tem o objetivo de favorecer o diálogo entre os saberes religiosos e o conhecimento científico, que por caminhos e olhares diferentes, cuidam e protegem a natureza.

Segundo a Superintendente de Educação Ambiental Lara Moutinho da Costa “a proposta nasceu de experiências anteriores com o grupo Meio Ambiente e Espaços Sagrados, do Parque Nacional da Tijuca e a campanha Elos de Axé, do MIR (Movimento Inter-Religioso). O objetivo é estreitar e fortalecer os elos entre a diversidade biológica e a cultural, visando a conservação dos recursos naturais e das práticas sociais a eles associadas”.

Esse primeiro encontro foi realizado no Ilê Axé Efon, casa do Babalorixá Elias de Iansã, no Bairro Jardim Nova Era, em Nova Iguaçu.

Para o coordenador do Elos da Diversidade, o professor Frederico Loureiro, "foi um encontro interessante porque aprendemos com a diversidade de culturas e experiências de vida, e o grupo demonstrou motivação para concretizar os objetivos do projeto, em nome de uma sociedade mais justa que saiba respeitar os diferentes modos de nos relacionarmos com a natureza".

A ideia desses encontros iniciais é sensibilizar e mobilizar as populações da Baixada Fluminense e da Zona Oeste do Rio de Janeiro para a construção de propostas relacionadas ao acesso e uso das áreas naturais protegidas para práticas religiosas.

O anfitrião do Encontro Pai Elias de Iansã destacou que “esse tipo de atividade quebra uma série de paradigmas, pois, serve para demonstrar o quanto somos fortes, unidos, e que nossas práticas, desde que observadas algumas orientações, não prejudicam a natureza”.

O próximo Encontro de Povos e Comunidades de Terreiro acontecerá no dia 26 de novembro, às 14 horas, na APAACABE (Associação de Proteção aos Amigos e Adeptos do Culto Afro-Brasileiro e Espírita), no bairro Cosmo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Maiores informações através do e-mail programa.ambienteacao@gmail.com

Axé!

Nenhum comentário: