21 de setembro de 2011

10 MINUTOS CONTRA A DENGUE

Foi lançada oficialmente na última segunda-feira, dia 19, uma nova campanha do Estado do Rio de Janeiro batizada como “10 Minutos contra a Dengue”. Idealizada por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o objetivo da campanha é estimular as pessoas a investirem 10 minutos de sua semana para eliminar possíveis focos da dengue em suas residências (o ambiente doméstico é o que apresenta maior concentração de focos). A ideia é baseada em estratégia usada com sucesso pelo governo de Cingapura, que conseguiu em apenas seis semanas controlar uma epidemia da doença através da distribuição de panfletos com tarefas a serem cumpridas semanalmente pela população.

O lançamento ocorreu durante o seminário Rio Contra a Dengue - 2011/2012, e contou com presenças como a do Secretário de Estado da Saúde, Sérgio Cortês, do vice-governador, Luis Fernando Pezão, e do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc. No total, foram 92 prefeituras convidadas para o evento que termina hoje (dia 21).

Houve ainda a apresentação da esquete teatral “Família da Dengue”, organizada pela turma do educador ambiental Guilherme de Vasconcelos, da SEAM, com alunos do Colégio Estadual Jornalista Tim Lopes.

Para ter acesso a mais informações, é só acessar o site: http://www.riocontradengue.com.br/conteudo/index.asp

E segue aqui a lista com os “10 mandamentos” da prevenção da dengue:

1. Manter a caixa d’água totalmente vedada e virar os baldes com a boca para baixo
2. Remover folhas, galhos e tudo que possa acumular água nas calhas
3. Galões, tonéis, poços, tambores e barris de água para consumo devem ser totalmente vedados
4. Guardar os pneus sem água e em lugares cobertos. Garrafas devem estar vazias e sempre com a boca para baixo
5. Manter ralos limpos e com uma tela para não formar criadouros
6. Verificar se as bandejas de ar-condicionado estão limpas e sem acúmulo de água. Bandejas de geladeira também podem se tornar criadouros para o mosquito
7. Encher e verificar semanalmente vasos sanitários fora de uso ou de uso eventual
8. Esticar bem as lonas usadas para cobrir objetos ou entulho para não formar poças d’água
9. Limpar e tratar piscinas e fontes com produtos químicos específicos
10. Plantas como bambu, bananeiras, bromélias, gravatás, babosa, espada de São Jorge e outras semelhantes também podem acumular água.

Nenhum comentário: