9 de novembro de 2009

Professores britânicos visitaram CIEP participante do projeto Rádio@Escola


por Claudia Rodrigues

Um grupo de 15 professores britânicos visitou, no final de outubro, o CIEP Ulisses Guimarães, em Jacarepaguá (RJ), uma das cinco instituições de ensino selecionadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) para fazer parte do roteiro dos educadores ingleses pela rede pública de ensino do Rio de Janeiro. O CIEP foi escolhido por ter participado do projeto NAS ONDAS DO AMBIENTE: RÁDIO@ESCOLA.COM, um programa pioneiro de política pública do Estado do Rio de Janeiro que destaca a importância da utilização dos meios de comunicação no processo educativo socioambiental.

Motivados com as aulas de capacitação em técnicas de áudio, radiojornalismo e conteúdo ambiental do projeto NAS ONDAS DO AMBIENTE: RÁDIO@ESCOLA.COM, realizado em 2008, alunos e professores do CIEP montaram a rádio ‘Nas Ondas do Ulisses”. Juntos planejam a grade de programação, a sequência musical, e produzem entrevistas e programas sobre questões socioambientais que interessam à escola e à comunidade.


As visitas do grupo de educadores britânicos fazem parte do Programa de Desenvolvimento Internacional de Professores (TIPD, sigla em inglês), que oferece aos educadores a possibilidade de conhecer boas práticas educacionais ao redor do mundo. Além de identificar estratégias eficientes para lidar com questões problemáticas ou desafiadoras, os professores ingleses buscam compartilhar experiências com educadores brasileiros. O TIPD no Brasil é organizado pelo British Council Brasil, em cooperação com a SEEDUC.

O roteiro inclui ainda as seguintes instituições: Escola Teóphilo de Souza Pinto, na Favela Nova Brasília, no Complexo do Alemão (Foco: Violência e Drogas), Instituto Educação, na comunidade Santa Marta, em Botafogo (Foco: Responsabilidade Social), Instituto Reação, em São Conrado (Foco: Esportes); CIEP Nação Mangueirense (Foco: Trabalho Social –Engajamento de professores com comunidade) e Escola Estadual Francisco Lipp-rural (Foco: Acessibilidade).

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