27 de outubro de 2009

II Simpósio de Educação Ambiental Empresarial do Rio de Janeiro


Reunindo os principais atores sociais envolvidos com Educação Ambiental no contexto empresarial brasileiro, teve início hoje, na UERJ, II Simpósio de Educação Ambiental Empresarial do Rio de Janeiro. O evento ocorrerá até a próxima quinta-feira (29/10), no Pavilhão João Lyra Filho.

O objetivo do encontro é conhecer as demandas e as ações de Educação Ambiental desenvolvidas pelas grandes corporações, bem como debater as normas governamentais (federais, estaduais e municipais) de EA no licenciamento, nos termos de ajuste de conduta e nas medidas compensatórias. O resultado dos debates servirá como base para a primeira Carta do Rio de Janeiro sobre Educação Ambiental Empresarial e deve incluir sugestões de políticas públicas.

Participaram da mesa de abertura, entre outras autoridades, a Secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos; o reitor da UERJ, Ricardo Vieiralves; o Diretor do Instituto de Biologia - Ibrag/UERJ, Israel Felzenszwalb, que promove o simpósio; e o Superintendente do Ibama-RJ, Adilson Gil.

Os temas debatidos na tarde de hoje foram “As Políticas Públicas em Educação Ambiental e sua efetividade no contexto empresarial”, “Mudanças climáticas”, “Introdução ao mercado de créditos de carbono”, “EA na responsabilidade socioambiental empresarial” e “EALA – Uma metodologia em Educação Ambiental Empresarial”.

Amanhã (28/10), das 9 às 13 horas, a superintendente de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente (SEAM/SEA), Lara Moutinho debaterá “A Educação Ambiental no licenciamento”.

Das 14 às 17 horas o tema será “A Educação Ambiental no contexto empresarial”. Todas as mesas serão seguidas de debates públicos.

No último dia do encontro será definida uma comissão organizadora para o III Simpósio de Educação Ambiental Empresarial do Rio de Janeiro e apresentados os trabalhos científicos, que deverão ser enviados até o dia 10 de outubro.

Acessem o site do evento para maiores informações.



Nenhum comentário: