5 de outubro de 2009

Outubro: um mês de ações estruturantes


Se setembro foi marcado por vários eventos (encerramento do Programa de Limpeza e Mobilização Social das Comunidades do Entorno do Rio Pavuna Meriti, Dia de Limpeza do Litoral, Dia do Clima etc), outubro será o mês das ações estruturantes, pois a Superintendência de Educação Ambiental (Seam/SEA) participará e organizará seminários, encontros e capacitações em todo Estado.

Além do II Simpósio de Educação Ambiental Empresarial, que ocorrerá entre os dias 27 e 29 deste mês, na UERJ, e contará com a participação da superintendente de Educação Ambiental da SEA, Lara Moutinho da Costa, terá início o projeto Nas Ondas da Mata Atlântica.

O Projeto tem o objetivo de promover o diálogo entre os moradores de comunidades tradicionais próximas às Unidades de Conservação (indígenas, quilombolas, caiçaras e caipiras) e os gestores ambientais locais. A capacitação do Nas Ondas da Mata Atlântica consiste em dois módulos (audiovisual e temas socioambientais), que juntos somam 72 horas e atendem a 50 alunos.

As aulas ocorrerão entre os dias 21 e 25 de outubro, no quilomdo Campinho da Independência, em Paraty.

A metodologia do Nas Ondas da Mata Atlântica atende a um dos princípios fundamentais da Superintendência, a Gestão Participativa. Por isso, o planejamento de suas ações foi elaborado pela coordenadora Márcia Rolemberg juntamente com representantes das comunidades e das Unidades de Conservação.

O projeto faz parte do programa NAS ONDAS DO AMBIENTE que visa incentivar o uso de tecnologias de Comunicação no contexto ensino-aprendizagem, como instrumento de Educação Ambiental.

Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o Viva Rio, o programa é financiado com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM).


Saiba mais sobre o programa e acompanhe as atualizações do calendário.

Nenhum comentário: