7 de outubro de 2009

I Fórum Regional de Agendas 21 da Costa Verde


Nos dias 22 e 23 de outubro, Paraty receberá o I Fórum Regional de Agendas 21 da Costa Verde, na Escola Municipal CEMBRA, centro histórico de Paraty.

A idéia do encontro é organizar uma Agenda 21 para toda a Costa Verde.

Dá-se o nome de Agenda 21 ao processo de planejamento participativo de um determinado território. Composta por governo e sociedade civil, a Agenda 21 é responsável pela construção de um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, que define as prioridades locais por meio de projetos e ações de curto, médio e longo prazos. São também definidos os meios de implementação e as responsabilidades do governo e dos demais setores da sociedade local na execução, no acompanhamento e na revisão desses projetos e ações.


A organização do I Fórum Regional da Costa Verde é um exemplo de implantação de projeto de Agenda 21, pois é parte do trabalho de duas cursistas do Programa de Agendas 21 na Escola: Elos de Cidadania, da Superintendência de Educação Ambiental da SEA/RJ: Mirian Espósito e Catarina Espósito (com a colaboração da Professora Grazielle Zacaro, e sob a orientação da tutora Letícia Quesado).

Nenhum comentário: