14 de março de 2014

Morro da Providência terá oficinas de reaproveitamento de material reciclável  no sábado

Evento abre as comemorações pela Semana da Água




A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) participam neste sábado (15/3), da abertura da Semana da Água, na comunidade pacificada da Providência, no Centro do Rio, com oficinas de reaproveitamento de  materiais recicláveis e de orientações de combate à dengue.

Nas oficinas, os moradores da Providência poderão aprender como transformar lacres de latas de alumínio em pulseiras, retalhos de tecido - a partir do fuxico (técnica que utiliza retalhos, linha, um molde redondo, agulha, tesoura e criatividade para decorar o que imaginação permitir)  - em  acessórios como bijuterias e broches e garrafas pet em flores e pulseiras forradas com retalhos de tecidos. As oficinas serão oferecidas por agentes ambientais de Jardim Guaratiba e de Nova Sepetiba, capacitados pelo Inea em técnicas de reaproveitamento  de materiais recicláveis.

A secretaria também irá promover a Campanha 10 Minutos Contra a Dengue que tem por objetivo mobilizar a população em ações de combate ao mosquito transmissor da doença. A campanha consiste em mobilizar os moradores  para que destinem dez minutos do seu tempo, por semana, para buscar e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti em sua residência.  Além disso, cerca de 30 brigadistas mirins, alunos da Escola Municipal Licídio Cardoso, no bairro da Saúde, no Centro do Rio, farão apresentação de capoeira.

Os brigadistas mirins são jovens que moram nas comunidades pacificadas capacitados pela SEA  e pelo Inea para atuarem na mobilização dos moradores em ações que visam ao combate da dengue. Desde 2012, a SEA e o Inea já capacitaram mais de 370 crianças e adolescentes entre dez e 15 anos, em ações para combater e prevenir o mosquito transmissor da dengue.

Fonte: Sea

Nenhum comentário: