Cerca de 150 alunos do ensino médio farão curso de radiodifusão oferecido pelo programa Nas Ondas do Ambiente nos polos de Niterói, Penha e Leblon
O professor Carlos Eduardo dá palestra sobre educação ambiental , vinculando os problemas socioambientais ao desenvolvimento científico e tecnológico da humanidade |
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Enquanto a jornalista Eleusa Mancini ensina técnicas de radiojornalismo a jovens alunos do Colégio Estadual Liceu Nilo Peçanha, em Niterói |
Realizado pela Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente (Seam/SEA), em parceria com a Uerj e em convênio com a Secretaria estadual de Educação (Seeduc), o curso foi também iniciado nos colégios estaduais André Maurois, no Leblon, e Gomes Freire de Andrade, na Penha. No total, este ano, cerca de 150 alunos de diversos colégios estaduais se inscreveram e terão aulas até dezembro, sempre aos sábados.
Segundo, o professor Carlos Eduardo Leal, coordenador acadêmico do Nas Ondas do Ambiente e professor da Uerj, o curso pode ajudar a formar uma nova cultura ambiental não só nas escolas, como na cidade e até no país".
"Além de capacitar os jovens para que possam exercer atividades em rádio, o curso tem por objetivo conscientiza-los sobre questões socioambientais e empoderá-los para que possam usar o rádio como ferramenta de mobilização social. Daí a diversidade dos conhecimentos transmitidos nas aulas", afirma Leal.
“O interesse é cada vez maior. E isso é fundamental para manter vivas as rádio-escolas, pois o programa é cíclico. Nós capacitamos os alunos do ensino médio. Depois do terceiro ano, eles saem do colégio; então, precisamos capacitar os que estão entrando”, diz a Eleusa Mancini, diretora da Rádio Escuta da UFF, com mais de 20 anos de experiência em radialismo. A professora acredita que o surgimento e a expansão das rádios digitais trazem muitas oportunidades aos jovens.
O Nas Ondas do Ambiente busca desenvolver nos alunos uma consciência crítica e torná-los agentes de transformação social. “Acreditamos no rádio como uma ferramenta para isso. Esses jovens não estão aqui para aprender a mexer nas carrapetas. Eles adquirem nova visão do mundo e podem repercutir seus pensamentos, ideias, opiniões. Não estamos apenas formando técnicos em rádio, mas estimulando cidadãos”, complementa a coordenadora geral do programa, a jornalista e especialista em Educomunicação Cláudia Guimarães.
O entusiamo dos docentes do programa faz sentido e já está no discurso dos jovens alunos. "O rádio foi a primeira ferramenta que levou notícias às pessoas e ainda hoje é uma joia, um meio de comunicação que continua vivo e forte. Eu quero me formar em jornalismo e tenho o maior interesse em conhecer mais da radiodifusão", comentou o aluno Túlio José da Silva Tavares, no intervalo das aulas no Liceu Nilo Peçanha.
Professor de sociologia da Escola Técnica Estadual Henrique Lage, em Niterói, Carlos Evandro Viana, que também participa do programa, diz que pretende difundir através da rádio os projetos tecnológicos desenvolvidos na escola: “Fizemos uma feira de tecnologia em que apresentamos um barco com sistema de energia solar e um ecobebedouro, entre outros projetos. Com a rádio, podemos dar informações sobre esses inventos às oito mil pessoas que fazem parte da nossa comunidade escolar”.
Há expectativa de que, a partir do curso, sejam criadas novas rádio-escolas. “Elas aprimoram o diálogo na própria comunidade escolar - entre alunos, professores e a direção”, completa Eleusa Mancini.
Saiba mais sobre o Nas Ondas do Ambiente em https://www.facebook.com/nasondasdoambiente.
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