7 de agosto de 2013

Sociedade e meio ambiente: controle, dominação e tutela

Pesquisador da Uerj afirma que relação entre heterossexuais e homossexuais é também uma relação de apropriação

Controle, dominação, tutela. Para o doutor em Antropologia Social Sergio Carrara (foto), essas são as bases da relação que se estabelece entre a sociedade e o meio ambiente. E é também dessa forma que, historicamente, os homens se relacionam com as mulheres.


“Há um paralelo. Vivemos em um mundo machista e sexista, em que a relação do homem com a natureza guarda conexão com a forma com que homens se relacionam com mulheres, e como heterossexuais se relacionam com homossexuais. É uma relação de apropriação”, diz.

Professor adjunto do programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/Uerj), e coordenador geral do Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos, Carrara comenta que a natureza é classicamente representada pelo feminino e que a ideia do desmatamento sugere a virilidade atribuída ao masculino.

“É difícil rediscutir a relação predatória do homem com a natureza sem falar de como essa relação se espelha em várias outras”, completa Carrara.

A reflexão sobre diversidade ambiental e social é uma das propostas da Jornada Ambiente Saudável é Ambiente sem Homofobia, evento gratuito que a Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente (Seam/SEA) promove de 20 a 23 de agosto.

Para participar, o interessado deve preencher o formulário lincado abaixo e enviá-lo para o e-mail ambientesemhomofobia@gmail.com até 19 de agosto. A confirmação também pode ser feita pelo telefone (21) 2334-5736, das 10h às 18h. As vagas são limitadas. Será emitido certificado de participação.

Acesse o formulário de inscrição: http://download.rj.gov.br/documentos/10112/657213/DLFE-62379.docx/Ficha_Inscricao_Jornada31_7.docx

Nenhum comentário: