![]() |
Pela proposta do Inea, Lagoa de Itaipu fará parte da Resex (foto: Olhares Fotografia Online) |
As Reservas Extrativistas são unidades de conservação previstas pelo Sistema Nacional de Unidade de Conservação da Natureza. Como características gerais, esta categoria representa áreas de domínio público com uso concedido à população tradicional extrativistas, geridas por Conselho Deliberativo e que permitem o uso sustentável dos recursos naturais e a implementação de estruturas voltadas para a melhoria de qualidade de vida das comunidades envolvidas.
O processo de criação desta Resex partiu da demanda da população extrativista de pescadores artesanais e tradicionais da região, que vêm discutindo, desde 1989, a proposta que será colocada para debate público, e que visa ao equilíbrio entre a exploração autossustentável e à conservação dos recursos naturais renováveis através das suas práticas e costumes nessa região.
Os limites propostos para a Resex Marinha de Itaipu incluem áreas que são de alta relevância da pesca, podendo assim manter as praticas e os costumes tradicionais.
A consulta, que ocorrerá no Salão da Casa Paroquial da Igreja de Itaipu (Estrada Francisco da Cruz Nunes, 8429, Itaipu, Niterói), às 18 horas, é aberta a todos os interessados, que poderão ser informados sobre a importância e os objetivos da unidade de conservação proposta e oferecer sugestões que visem ao seu aperfeiçoamento.
Fonte: Ascom SEA
Tel: (21) 2332-5625
Email: imprensa@ambiente.rj.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário