30 de abril de 2013

Secretarias estaduais do Ambiente e da Educação assinam termo de cooperação para implantar programas de educação ambiental nos colégios do Rio


Na próxima sexta, dia 03/05, os secretários estaduais Carlos Minc, do Ambiente (SEA), e Wilson Risolia Rodrigues, da Educação (Seeduc), assinarão termo de cooperação técnica para formalizar a implantação de dois importantes programas de educação ambiental na rede estadual de ensino: Elos de Cidadania e Nas Ondas do Ambiente (componente Rádio@Escola.com)

Segundo a superintendente de Educação Ambiental da SEA, Lara Moutinho da Costa, o acordo com a Seeduc irá possibilitará o Governo do Rio estabelecer com mais eficiência mecanismos que contribuam para a formação de uma nova cultura ambiental orientada para a gestão participativa.

Pelo termo de cooperação, a SEA ficará responsável por divulgar, implantar e acompanhar a realização dos programas nos colégios, enquanto a Seeduc mediará o contato entre a SEA e as unidades escolares, além de acompanhar o trabalho dos programas.

Desenvolvidos pela Superintendência de Educação Ambiental da SEA em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e dirigidos a profissionais de educação e alunos do ensino médio, o Elos de Cidadania e o Nas Ondas do Ambiente, na prática, já atuam em algumas unidades estaduais há seis anos.


Elos de Cidadania

Criado em 2007, o Elos de Cidadania conta recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam). O programa vem atuando fortemente nas redes municipais de ensino do estado, em parceria com as secretarias de educação municipais. 

Este ano, o programa atuará no entorno dos principais rios e remanescentes da Mata Atlântica que integram os mosaicos Carioca e Central Fluminense, compreendendo as regiões hidrográficas Piabanha, Baía de Guanabara e Rio Dois Rios, nos municípios de Belford Roxo, Cachoeiras do Macacu, Duque de Caxias, Guapimirim, Magé, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Teresópolis.

O objetivo é promover uma formação que qualifique a comunidade escolar para o desenvolvimento e o fortalecimento de ações coletivas integradas voltadas para o enfrentamento das vulnerabilidades e a gestão participativa e integrada dos recursos hídricos e da biodiversidade da Mata Atlântica.


Nas Ondas do Ambiente

Por sua vez, o Nas Ondas do Ambiente, também criado em 2007, com a mesma grade de parcerias do Elos de Cidadania, tem por objetivo fomentar a educomunicação socioambiental nas unidades escolares e comunidades, associando processos educativos participativos à comunicação popular com temas ambientais, culturais e sociais da atualidade. O programa é dividido em três componentes: Rádio@Escola.com, Nas Ondas da Mata Atlântica e Comunidades Urbanas.

No Rádio@Escola.com, professores e alunos dos primeiro e segundo ano do Ensino Médio recebem aulas de técnicas radiofônicas, redação, edição de som, entre outras. Após a etapa de aprendizado, os alunos são incentivados a instalarem a rádio na escola e a produzirem programação diária com temas de interesse da comunidade escolar.



Trecho inicial do TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA

Considerando o interesse estratégico do Governo do Estado do Rio de Janeiro em estabelecer mecanismos que contribuam para a implantação de uma nova cultura ambiental orientada para a gestão ambiental participativa;

A necessidade de aumentar a consciência pública sobre as questões socioambientais da atualidade;

As Unidades Escolares da Rede Pública Estadual como peças fundamentais no processo de formação da cidadania ambiental e de implantação da cultura da participação da gestão do ambiente;
  
CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO

Este Termo tem por objeto a cooperação entre a Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro (SEA), por intermédio de sua Superintendência de Educação Ambiental (SEAM), a ela vinculada, e a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) no desenvolvimento de ações conjuntas do objeto visando a apresentação e a assessoria para implantação dos Programas Elos de Cidadania e Programa Nas Ondas do Ambiente nas Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino.

Nenhum comentário: