26 de setembro de 2012

Elos chega às salas de aula do Estado

Alunos do programa Elos de Cidadania visitam exposição fotográfica no Rio de Janeiro para aprender mais sobre as espécies ameaçadas de extinção no território fluminense

Foto: Aline Macedo
Estudantes da Região Serrana vem ao Rio conhecer e aprender sobre as
espécies ameaçadas da Mata Atlântica (Foto: Aline Macedo)
Jade Curvello - A campanha Abrace essas Dez!, que busca sensibilizar a população do Rio de Janeiro com relação às espécies mais ameaçadas de extinção no estado, já começou a ser aplicadas em escolas da rede pública. Todavia, “o processo de extinção é lento e a recuperação das populações não é tarefa de governo apenas: é tarefa também da sociedade”, conforme a superintendente de Biodiversidade e Florestas da Secretaria de Estado do Ambiente, Alba Simon.

Os cursistas do programa de educação ambiental Elos de Cidadania que participaram da campanha neste sábado (22) já entenderam, na opinião dos organizadores, a mensagem do projeto. Vindos de várias cidades da Região Serrana, área sujeita a acidentes e desastres naturais, eles foram ensinados sobre o poder que têm para interferir sobre o seu entorno.

“Conversei com os meus tios e dei umas ideias para a casa deles, para não construírem num lugar que vá deslizar”, contou Erick Nogueira, aluno da Escola Municipal Professor Josemar Contage, de Petrópolis.

Durante o evento, os visitantes participaram de várias oficinas, viram a exposição das 15 fotos vencedoras do concurso Abrace Essas Dez e descobriram como eles podem ajudar a reverter o processo de extinção. Um exemplo citado pelo biólogo Alessandro Terra é o do lagarto-branco-da-areia: bugres da praia de Massambaba, Região dos Lagos, costumam passear pela areia e, com isso, vêm dizimando a espécie.

“Existe toda uma necessidade de proteção daquela área, de um trabalho junto aos bugreiros de que não se passa de bugre na areia, ou seja, de modificação de um hábito histórico”, finaliza Alba.

Nenhum comentário: