21 de agosto de 2012

Abrace essas 10! defende espécies ameaçadas do Rio

Entre as espécies mais ameaçadas da região se destacam cinco mamíferos (incluindo o mico-leão-dourado), duas aves, um peixe e dois répteis


Lançada em setembro de 2011, a campanha “Defenda as Espécies Ameaçadas – Abrace essas Dez!” é destinada à preservação de dez espécies da fauna fluminense apontadas pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) como as mais ameaçadas de extinção no território. As principais causas para essa extinção são as ações do homem, como desmatamentos e caça.

A lista da SEA inclui a ave jacutinga, o formigueiro-do-litoral, o boto-cinza, o cágado-do-paraíba, o lagarto-branco-da-praia, o mico-leão-dourado, o muriqui, a preguiça-de-coleira, o surubim-do-paraíba e o tatu-canastra.


A maior parte dessas espécies é da Mata-Atlântica, bioma rico em biodiversidade que cobre mais de 20% do território fluminense. A campanha tem também o objetivo de despertar na sociedade e no poder público a necessidade da elaboração de políticas de proteção à biodiversidade.

Para mais informações sobre a campanha, acesse o link da Secretaria do Estado do Ambiente http://www.rj.gov.br/web/sea/exibeconteudo?article-id=988847.

Nenhum comentário: