9 de abril de 2012

CAPACITAÇÃO DAS BRIGADAS CONTRA A DENGUE NA SEA

Aconteceu na terça-feira passada, dia 03/04, no auditório da SEA, a primeira fase da capacitação das Brigadas Contra a Dengue. As brigadas são grupos formados por agentes ambientais encarregados de combater a doença em comunidades do Rio de Janeiro, além de instruir a população desses locais sobre a importância de se evitar a proliferação do mosquito. Elas foram formadas no fim do ano passado, durante a Gincana Rio Contra a Dengue (relembre aqui).

O evento foi dividido em três palestras, com os seguintes temas: o primeiro foi lixo, consumo e ambiente, depois saúde e, por fim, importância da água. Na primeira, o discurso ficou por conta de Lourdes Guimarães, da SEAM. Lourdes falou sobre como somos levados pela sociedade atual a consumir sem termos real necessidade e, assim, acabamos sobrecarregando os recursos do planeta, incapaz de absorver tantos resíduos. Depois, Maria Helena e Zé Roberto, representantes da FUNASA, falaram sobre o conceito de saúde. Eles mostraram que saúde vai além do pensamento popular de bem-estar físico, englobando também o bem-estar social e o ambiente em que se vive. Encerrando, Lúcia Carrero, da Assessoria de Comunicação do INEA, falou sobre água e a importância dos recursos hídricos para a vida na Terra.

Na próxima etapa, a capacitação contará com técnicos em saúde, que apresentarão as ameaças da dengue e ensinarão maneiras práticas de combater o mosquito.

As Brigadas Contra a Dengue é um dos resultados da Gincana Rio Contra a Dengue, que é um projeto que engloba os governos federal, estadual e municipal, através da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), da SEA (Secretária de Estado do Ambiente) e da Secretária Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, respectivamente.

Confira mais fotos do evento clicando aqui.

Nenhum comentário: