20 de março de 2012

LANÇAMENTO DO LIVRO "CULTURA É NATUREZA", DE LARA MOUTINHO

Será lançado nesta quinta-feira, dia 22/03, o livro “Cultura é natureza”, escrito pela nossa superintendente Lara Moutinho.

Na obra, Lara quebra o modelo cientificista ocidental de pensar o ambiente – conhecido pela separação entre o homem e a natureza. Para isso, faz uma análise histórica de como os paradigmas do ocidente se formaram e para onde eles nos levaram, apresentando um resumo histórico do estado do Mundo no século XXI e as duas principais formas de se pensar e agir sobre o mundo na atualidade: o das tribos urbanas ligadas as civilizações urbanoindustriais e o dos povos e comunidades tradicionais mais ligadas aos ambientes rurais. O objetivo é construir uma nova visão de mundo, mais integrada e apoiada sobre os alicerces da sustentabilidade e da justiça social.

O lançamento será conjunto ao do livro “Água: o ouro azul”, escrito por Fatima Casarin e Mônica dos Santos (ambas também da SEA). Nesta obra, as autoras discutem a importância da água para a vida no planeta e o bem-estar social. Além disso, elas mostram como a sociedade atual vem utilizando este recurso de maneira incorreta e aponta possíveis soluções para esse problema.

As duas obras fazem parte da Coleção Desafios do Século XXI, da editora Garamond. Além de escrever um dos volumes, Lara Moutinho foi também a coordenadora da coleção, que apresenta oito volumes, cada um dos quais aborda um dos temas específicos identificados como os principais desafios ambientais do século XXI: água, biodiversidade, energia, mudança climática, consumo, uso da terra, saúde ambiental e destruição da diversidade étnica, com extinção de povos e culturas.

Todos estão convidados para o evento, que acontece na Livraria Saraiva do Leblon, a partir das 19 horas. O endereço é Rua Ataúlfo de Paiva, 1371. Até lá!

Nenhum comentário: