3 de fevereiro de 2012

SEAM PRESTIGIA CORTEJO À RAINHA DO MAR, YEMANJÁ

No âmbito do Elos da Diversidade, que entre seus valores prega o cuidado com o ambiente e o posicionamento contrário aos diversos tipos de intolerância religiosa, a Superintendência de Educação Ambiental (SEAM/SEA) esteve presente ontem, dia 02/02, no tradicional cortejo ao dia de Yemanjá, na cidade do Rio de Janeiro. A rainha do mar, como é conhecida esta divindade, é cultuada pela umbanda e pelo candomblé, reunindo milhões de devotos em todo o nosso país.

O cortejo percorreu alguns bairros da cidade e teve fim na Praça XV, no Centro. Durante o evento, a SEAM conscientizou os praticantes destas religiões do cuidado que se deve ter com o ambiente, principalmente na questão das oferendas aos deuses. A proposta é de que se tenha respeito aos sítios naturais sagrados e que não se polua esses lugares. Para isso, foram passadas instruções aos devotos como a redução dos resíduos deixados nesses locais e a preferência por materiais biodegradáveis, entre outras atitudes.

Criado pela SEAM, o componente Elos da Diversidade pertence ao programa Ambiente em Ação e tem como objetivo favorecer o diálogo entre os saberes religiosos e o conhecimento científico, que por caminho e olhares diferentes, cuidam e protegem a natureza.

As fotos do evento estão disponíveis no nosso Picasa. Para vê-las, basta clicar aqui.

Nenhum comentário: