16 de setembro de 2011

Mutirão de limpeza em Copa e recuperação ambiental de Sepetiba marcam Dia Mundial de Limpeza do Litoral


Quando: Sábado (17/09/2011); às 9h30, em Copacabana; e às 11h30, em Sepetiba

Onde: Av. Atlântica com Rua Santa Clara; e Praça Washington Luís (Praça do Coreto), em Sepetiba

No Dia Mundial de Limpeza do Litoral, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e a presidente do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Marilene Ramos, participam de mutirão de limpeza na Praia de Copacabana e, em seguida, da inauguração da primeira etapa das obras de recuperação e urbanização da Praia de Sepetiba.

Em Sepetiba, serão inaugurados 130 metros de trecho renovado da orla, onde há pouco mais de um ano foi iniciado importante programa governamental de restauração ambiental, saneamento e reurbanização da praia. A areia, antes contaminada, foi recuperada, assim como um deck para lazer.

Na Praia de Copacabana, Minc e Marilene participarão de mutirão de limpeza que faz parte do movimento internacional Clean up the World, que mobiliza anualmente cerca de 35 milhões de voluntários em 125 países em ações de limpeza de lixo. Os voluntários receberão sacolas biodegradáveis e luvas. Após a coleta, o lixo reciclável será destinado a cooperativas e instituições de reciclagem.

A recuperação ambiental da Praia de Sepetiba está entrando em nova fase. Para reverter décadas de degradação, foram gastos até agora R$ 46 milhões do Fundo Estadual de Compensação Ambiental (Fecam), somente na primeira etapa das obras, que beneficiarão mais de 40 mil moradores.

Os 130 metros de extensão recuperados da praia equivalem a uma área de 500.000 m² e a 400.000 m³ de areia, cuja faixa de extensão sem incidência da maré passou a ter 80 metros. A camada de lodo removida da areia passou por processo de depuração, sendo encapsulada em mantas impermeáveis (geotêxteis), que foram assentadas em faixas interligadas no fundo do mar.

Na segunda etapa das obras, também com recursos do Fecam, está prevista a continuação da limpeza da Praia de Sepetiba e a urbanização da orla, incluindo pavimentação e saneamento. Serão 48 km de redes de drenagem de águas pluviais e 101 km de rede esgoto, nos bairros de Sepetiba, Praia da Brisa e Pedra de Guaratiba. Serão ainda construídas duas Estações de Tratamento de Esgoto na região.

Texto: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado do Ambiente

Nenhum comentário: