7 de fevereiro de 2011

Deu na Mídia: O Repórter

Fé e conscientização ambiental marcam festejos pelo Dia de Iemanjá
Por Redação - 02.02.2011 às 14:29:00 - 950 Views
Por Marcelle Colbert

RIO DE JANEIRO - Fé e educação ambiental. A festa em homenagem à Iemanjá nesta quarta-feira (2/2), no Centro do Rio, levou aos milhares de devotos da Rainha d Mar essas importanes lições. Este ano, o cortejo realizado da Cinelândia até a Praça XV não foi marcado apenas pela cantoria e pedidos de proteção e paz.

O respeito à natureza também fez parte da celebração. Antes do 1.200 religiosso seguirem em uma barca exclusiva rumo à Praia de Boa Viagem, em Niterói, para o lançamento das oferendas, a Secretaria do Ambiente distribuiu o Decálogo das Oferendas. O material orienta os devotos sobre a adoção da prática ecologicamente correta em cultos aos orixás.

Na "barqueata" em homenagem ao Dia de Iemanjá, a surintendente de Educação Ambiental da Secretaria do Ambiente, Lara Moutinho, destacou os benefícios de resgatar os saberes sagrados do candomblé e da umbanda, conscientizando baianas, devotos, seguidores e admiradores das religiões afro-brasileiras sobre a utilização de materiais biodegradáveis nas oferendas. Dispensar o uso de velas em rituais realizados em florestas também é uma da ações defendidas no Decálogo das Oferendas, desenvolvido em parceria com o instituto Omo Arô Cia. Cultural.
"Nós juntamos as preocupações dos pais de santo em recuperar os saberes da umbanda e do candomblé - qua nas suas tradições usam a natureza, em cultos em cachoeiras, rios e praias - com a necessidade de conscientizar ambientalmente os filhos de santo. O objetivo é associar as tradições religiosas com a preservação do meio ambiente. Nós distribuímos cinco mil decálgos na festa de Iemanjá, mas vamos entregar esse material em todas as datas do calendário religioso", explicou Lara Moutinho.

Nenhum comentário: