22 de fevereiro de 2011

Desenvolvimento Rural Sustentável

O setor agropecuário fluminense conta com um reforço para desenvolver ações que auxiliem comunidades rurais a utilizar recursos naturais de maneira sustentável. O Programa Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro – Rio Rural – busca melhorar a qualidade de vida no campo através da conscientização e da adesão do produtor às práticas sustentáveis.

Elaborado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (SEAPPA), através da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (SDS) e com financiamento do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), o Rio Rural executa treinamentos e capacitações continuadas aos envolvidos nas ações de desenvolvimento rural.

Do ponto de vista físico, as microbacias hidrográficas são um conjunto de terras que fazem a drenagem de água e deságuam em um rio principal. Entretanto, as mesmas também estão associadas à realização de programas de desenvolvimento sustentável, beneficiando diretamente as comunidades rurais. O Rio Rural consolida o reconhecimento desse estudo como um instrumento ambiental que promove as práticas de conservação de solo e água.

A metodologia de microbacias, que vem sendo aprimorada no Brasil nos últimos vinte anos, é colocada em prática com a participação do produtor familiar e dos demais moradores de cada comunidade, reunidos em grupos de interesse. São eleitos representantes para formar entidades encarregadas de liderar as ações de desenvolvimento rural sustentável, no caso, os Comitês Gestores de Microbacias (COGEM). Esses são responsáveis por realizar um levantamento das principais demandas e potenciais das microbacias através do Diagnóstico Rural Participativo (DRP). A partir desse primeiro documento, é construído o Plano Executivo da Microbacia (PEM), que contém as ações que serão realizadas.

O programa assiste, diretamente, 300 mil habitantes de 470 microbacias identificadas no estado. Ainda são beneficiadas as populações residentes nos centros urbanos e na Região Metropolitana. A área de abrangência do projeto compreende, prioritariamente, as regiões Norte e Noroeste do Rio de Janeiro e tem como área de expansão a Região Serrana. As ações ainda são replicadas para as regiões da Baixada Litorânea, Metropolitana, Sul e Médio-Paraíba.

Para se informar mais sobre o programa e saber como participar, os interessados podem entrar em contato pelo site www.microbacias.rj.gov.br ou pelos telefones (21) 3607-5398/ 7637/ 6003. Outra opção é procurar um representante da Emater – empresa responsável pela assistência técnica e extensão rural no Estado do Rio de Janeiro – na sua região.


Um comentário:

Anônimo disse...

Oi bonita este espaço está muito estruturado.........bom trabalho :)
Muito agradável Continua deste modo !