Depois de capacitar alunos e professores da rede pública dos 92 municípios fluminenses, o projeto Radio@escola.com, que integra o programa “Nas Ondas do Ambiente” fecha o ano com chave de ouro ao chegar, pela primeira vez, a uma comunidade urbana: o Complexo do Alemão.

- O projeto superou as nossas expectativas. Nesses três anos, já capacitou 1.610 pessoas , sendo 768 alunos, 384 professores e 211 lideranças comunitárias, beneficiando 192 escolas da rede pública nos 92 municípios fluminenses. Além disso, o programa também qualificou 50 integrantes de comunidades tradicionais (indígenas, caiçaras e quilombolas) da região da Serra da Bocaina, na Aldeia Guarani, em Paraty-Mirim e agora estamos chegando nas comunidades urbanas - disse Marilene Ramos.
O projeto consiste na capacitação em técnicas radiofônicas e temas socioambientais de professores e alunos do Ensino Médio e também de lideranças comunitárias. Segundo a secretária, estima-se que o alcance indireto da produção radiofônica tenha ultrapassado um milhão de ouvintes nas comunidades do entorno das escolas beneficiadas. O “Nas Ondas do Ambiente” é resultado de uma parceria entre as Secretarias Estaduais do Ambiente, de Educação, UERJ e do Movimento Viva Rio e envolve recursos do Fecam.
“Faço um apelo aos participantes para que abordem na programação da rádio para o mês de outubro a questão do lixo, pedindo à população que não jogue lixo nos rios, pois o fato agrava as enchentes, ainda mais agora, com as proximidades da chegada do verão, que traz fortes chuvas”, destacou a secretária do Ambiente.
O programa “Mulheres da Paz” faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), desenvolvido nas áreas do PAC. A aliança, explicou Marilene Ramos, se tornou possível graças à parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.
O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Ricardo Henriques, disse que, além da caráter técnico, as oficinas do Radio@escola.com também abordaram questões relacionadas à saúde, identidade, direitos sexuais e reprodutivos:
- É uma felicidade poder participar desta parceria. Esta ação é muito interessante para poder inovar e trazer este tipo de comunicação para o ambiente urbano. Espero que consigamos turbinar estes tipos de agenda. Torço para que haja espaços sólidos para uma sociedade mais justa e democrática para todos – disse ele.
O programa Nas Ondas do Ambiente também abrange o projeto “Nas Ondas da Mata Atlântica”, voltado para comunidades próximas às Unidades de Conservação, promovendo oficinas de capacitação em rádio e audiovisual relacionado a este importante bioma.
O “Nas Ondas do Ambiente” também inclui o projeto “Animação de Rede”, de acompanhamento das atividades desenvolvidas pelas rádios escolares e comunitárias ligadas ao projeto Rádio@escola.com e “Rádio Quintal”, desenvolvido com o objetivo de inovar a abordagem de temas socioambientais em programas de rádio.
Também estiveram presentes à cerimônia de encerramento o chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Educação, José Ricardo Sartini, o coordenador de projeto do Movimento Viva Rio, Francisco Potiguara, além de estudantes e lideranças comunitárias que receberam o certificado de conclusão do curso oferecido pelo programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário