27 de julho de 2010

Escola técnica da Fiocruz sedia encontro preparatório para construção do ProEEA-RJ

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) sedia na próxima quinta-feira, 29 de julho, às 13h, o Encontro Preparatório da Sub-bacia do Canal do Cunha para Construção do Programa Estadual de Educação Ambiental do Rio de Janeiro. O evento será no Auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo, da EPSJV.

O objetivo desse encontro é o debate, a partir do acúmulo das realidades locais, para que sejam organizadas as contribuições, a partir da Pré-Conferência de Saúde Ambiental da Bacia do Canal do Cunha, realizada em 2009, que resultou em rico processo de mobilização, análise crítica e de proposições que poderão ser novamente apresentadas e defendidas na consulta pública. O encontro preparatório é organizado pela EPSJV, a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, a Coordenadoria de Cooperação Social da Fiocruz e a Assessoria de Cooperação Social da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), em parceria com o Fórum do Movimento Social de Manguinhos e movimentos sociais.

O processo de construção do Programa Estadual de Educação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro (ProEEA-RJ), conforme previsto pela lei estadual n.3325/1999, que instituiu a Política de Educação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro, é organizado pelo Grupo Interdisciplinar de Educação Ambiental (GIEA), em parceria com o Conselho Estadual de Educação e o Conselho Estadual de Meio Ambiente. Passados 10 anos, a expectativa dessa elaboração coletiva é envolver educadores ambientais dos 92 municípios fluminenses, com consultas regionais, finalizando com um grande encontro estadual previsto para o final desse ano.

Nos dias 5 e 6 de agosto, será realizada a Consulta Pública da Regional da Capital (Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo) para construção do ProEEA-RJ, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). “Esse será um momento importante para contribuirmos nesse processo, elaborando as diretrizes, as linhas de atuação e as estratégias para uma educação ambiental que, em nossa visão, seja inclusiva, crítica e emancipatória, em consonância com a estratégia da promoção da saúde”, diz o professor-pesquisador da EPSJV, Alexandre Pessoa. “Entendemos que esse é um momento importante de mobilização social na exigibilidade dos direitos sociais, ambientais, econômicos, culturais das comunidades de maior vulnerabilidade socioambiental. A exemplo das conferências de saúde, saúde ambiental e das cidades, a consulta pública é um processo político-pedagógico importante para a efetividade de uma educação ambiental territorializada que promova a gestão, o controle e o protagonismo social”, observa o professor.

Mais informações sobre a consulta pública pode ser obtidas no site
http://proeearj.cederj.edu.br/plataformalite/


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