16 de março de 2010

Portadores de deficiência visual serão capacitados em educação ambiental


Publicada em 15/03/2010

Por Ronaldo Braga – O Globo.Com – Rio

Pelo menos 2 mil pessoas, entre alunos e professores, serão capacitados, este ano, pelo Programa de educação socioambiental "Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania", uma iniciativa da Secretaria Estadual do Ambiente(SEA), em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação e de Ciência e Tecnologia/Faetec.

O programa será estendido para as escolas municipais e para portadores de deficiência visual do Instituto Benjamim Constant, que terão aulas presenciais e via internet. A aula inaugural foi realizada hoje, em solenidade na Uerj, e a superintendente de Educação ambiental da SEA, Lara Moutinho, representou a secretária Marilene Ramos. Durante a solenidade, Lara Moutinho apresentou um balanço do programa de educação socioambiental, destacando que o projeto, desde o seu lançamento, em 2007, já alcançou resultados significativos.

- Este ano, estamos levando o programa para as escolas municipais e para deficientes visuais do Instituto Benjamin Constant. Para atendê-los, estamos adequando o conteúdo do programa - acrescentou Lara Moutinho.

O programa "Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania" já vem colhendo frutos: no ano passado, alunos da Escola Estadual do Ensino Fundamental de Visconde de Mauá, no Médio Paraíba fluminense, receberam prêmio pela construção de uma casa ecológica, totalmente adaptada para a preservação do meio ambiente com luz solar para aquecimento e reaproveitamento da água para utilização em banheiros.

O projeto "Agenda 21 Escolar: Formando elos de cidadania" foi lançado em 2007. Hoje, o curso é de extensão, com 180 horas aula, é realizado à distância através de plataformas do Cederj (Consórcio de Universidades públicas - UFF, UFRJ, UniRio, UFRRJ e Uerj), órgão da Secretaria de Ciência e Tecnologia. O ambiente virtual para o curso consta no site do Cederj (www.cederj.edu.br) onde estarão disponíveis as aulas e o material didático e até um espaço de interação entre cursistas e tutores.

A Agenda 21 Escolar é uma agenda de compromissos que uma escola assume para agir na comunidade escolar e na região a que pertence de acordo com as necessidades atuais. Trata-se de uma agenda com ações concretas, com metas, recursos e responsabilidades definidos. Ela introduz a temática ambiental na escola em sua relação com a comunidade, estimulando o desenvolvimento de parcerias e a prática da cidadania. Objetiva promover o desenvolvimento local sustentável, a conservação dos recursos naturais e a melhoria da qualidade de vida da população.

A primeira fase do programa Agenda 21 Escolar foi lançado em 2007 em escolas da rede pública estadual da Região Metropolitana do Rio. O programa, encerrado em 2008, abrangeu 150 escolas e 600 pessoas, entre professores e estudantes.


Também participaram da solenidade a presidente da Fundação Cecierj/consórcio Cederj, Masako Oya Masuda; a sub-reitora de Pós Graduação e Pesquisa da Uerj, Mônica da Costa Pereira Lavelle Heibron, representando a reitoria da Universidade , a professora Magda Saião, da Secretaria Estadual de Educação e Andrea Bello, coordenadora do Programa, da SEA.


Nenhum comentário: