25 de fevereiro de 2010

Agentes que participaram do Projeto Pavuna-Meriti recebem capacitação em Educação Ambiental

Teve início no último dia 23, a Capacitação em Educação Ambiental promovida pela Gerência de Educação Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (GEAM/Inea) em parceria com a Superintendência de Educação Ambiental (SEAM) e a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Secretaria de Estado do Ambiente.

O público é composto por 30 agentes ambientais que participaram do Projeto de Mobilização Social para Recuperação do Rio Pavuna-Meriti, realizado em 2008 e 2009.

As aulas contemplarão teoria, prática e visitas orientadas . Os temas abordados serão: princípios e objetivos da Educação Ambiental; ética ambiental; Agenda 21; coleta seletiva; lei contra crimes ambientais; licenciamento; saneamento; responsabilidade ambiental, e a estrutura das instituições ambientais do Estado do Rio de Janeiro.

O curso terá carga horária de 88 horas e ocorrerá as terças e quintas-feiras, de 9 às 13 horas, no auditório do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em São Cristovão. As aulas práticas serão ministradas na Associação Comercial de Rocha Miranda.

Na primeira aula, no dia 23 de fevereiro, os alunos conheceram a metodologia do curso e o material didático, e participaram de uma dinâmica visando à integração e sensibilização do grupo.

A mesa de abertura foi composta pela gerente de Educação Ambiental do Inea, Pólita Gonçalves, por Teresinha Miranda (Inea), Lourdes Guimarães (SEAM/SEA), Lúcia Carrera (Ascom/SEA), Newton Pereira (Inea) e Jocelino Porto do Núcleo Ecológico Pedras Preciosas (NEPP).

Os componentes da mesa ressaltaram a importância da capacitação de lideranças para o exercício do controle social e da recuperação ambiental de suas áreas.

Nenhum comentário: