16 de outubro de 2009

Saco é um Saco e perigoso!


Alô pessoal,

Ontem (15/10) foi o Dia Nacional do Consumo Consciente, e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) aproveitou para lançar, no Solar da Imperatriz (Jardim Botânico), a nova página na internet da campanha Saco é um Saco.

Para aqueles que não se lembram esta campanha foi lançada pelo MMA em junho deste ano. Aqui no Rio de Janeiro, o lançamento foi no mês julho e marcou a sanção da lei 5.502, que prevê o recolhimento e a substituição de sacolas plásticas por retornáveis nos estabelecimentos comerciais situados no estado.

Você saberia dizer quantas sacolas plásticas são usadas por dia no Brasil? Não faz idéia! Pois o número se aproxima de 36 milhões e meio de sacolas. Ou seja, quase um milhão e meio por hora.

Você sabia que um saco plástico pode levar até 400 anos para se decompor?

Você sabia que o descarte inadequado destas “sacolinhas” causa grandes danos ao ambiente: poluiu rios e lagoas, obstrui a passagem de água, acumula detritos, impede a decomposição de materiais e, com isso, aumentar o risco de uma epidemia de dengue.

Foi com o objetivo de sensibilizar e esclarecer um maior número de pessoas que o MMA resolveu montar um site, que por sinal absorveu muito bem a irreverência da campanha Saco é um Saco.

Com muitas ilustrações e interatividade, os internautas poderão divertir-se enquanto buscam informações sobre o tema. Saco é um pé no ..., Saco de idéias e Sem dívida são exemplos da abordagem despojada da página que pretende dialogar de forma universal a sociedade.

Como além de convidados, somos muito curiosos e participativos, fomos até lá para observar e, naturalmente, dar palpites. Tratar de forma mais enfática os impactos urbanos, além daqueles causados a fauna marina foi uma das nossas singelas contribuições, que, aliás, me pareceu bem aceita.

É importante destacar que a Superintendência de Educação Ambiental tem levado este debate para as escolas de todo estado e comunidades onde atua, sempre incentivando o consumo consciente, a coleta seletiva e valorizando as cooperativas de catadores de material reciclável. Aliás, no site da Secretária é possível ter acesso a relação dessas cooperativas.

Estiveram presentes ao evento o ministro Carlos Minc, o presidente do Jardim Botânico, Liszt Vieira, além de representantes de ONGs e da iniciativa privada que apóiam a campanha, como o Carrefour e o Wal Mart.

2 comentários:

Anônimo disse...

Peço que por gentileza postem o Decreto que regulamenta a Lei Estadual 5502/2009.
Obrigada!
Mayra
mayrabiologia@yahoo.com.br

SEAM-SEA/RJ disse...

Será postado nos próximos dias.