28 de setembro de 2009

Boa tarde a todos!

Começa hoje uma nova fase no nosso blog!

Para dar mais vida e ampliar o conteúdo do nosso Informativo, decidimos publicar, além de matérias sobre as atividades que realizamos, textos sobre os programas que desenvolvemos e entrevistas com professores, estudantes, comunicadores comunitários etc.

Enfim, a idéia é dar maior visibilidade aos parceiros que têm construído conosco esta gestão!

Dicas de conteúdo serão bem vindas!

Segue o primeiro texto sobre um dos nossos programas, o Agenda 21 na Escola: Elos de Cidadania.

Acompanhem as novidades! Cadastrem-se no nosso blog!

Saudações,

Flor Jacq



Programa de Formação Continuada em Educação Ambiental e Agenda 21 na Escola: Elos de Cidadania


O Programa Agenda 21 na Escola: Elos de Cidadania foi criado, em 2007, com o objetivo de debater a temática socioambiental nos colégios estaduais e de estimular o diálogo dessas instituições com as comunidades vizinhas, buscando soluções coletivas e a participação de estudantes, professores e dos demais moradores na vida pública local.

Desses diálogos têm surgido projetos, agendas positivas de atuação no próprio bairro ou município. Os exemplos que temos vão desde a implementação de coleta seletiva na unidade escolar até a participação de estudantes e professores em conselhos municipais e em audiências públicas.

A primeira fase do curso (2007/2008) capacitou 616 pessoas (308 professores e 308 estudantes) de 154 colégios estaduais, da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) e da Nova Fundação de Apoio a Escola Técnica (Faetec), em 17 municípios.

Em 2009, o programa foi adaptado para a modalidade à distância. Com isso, ao final da segunda fase, o curso terá atendido 825 professores e 724 estudantes, de 435 unidades escolares, em 76 municípios.

Em outubro deste ano, a Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente dará início a terceira fase, que prevê a participação de escolas municipais. Serão 500 novas escolas, entre estaduais e municipais. Outra novidade é o acompanhamento das 1089 unidades escolares atendidas nas fases 1, 2 e 3. A idéia é oferecer suporte às escolas que estão desenvolvendo projetos de Educação Ambiental.

O Programa de Formação Continuada em Educação Ambiental e Agenda 21 na Escola: Elos de Cidadania é desenvolvido pelas secretarias de Estado do Ambiente, Educação e Ciência e Tecnologia, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Faetec, a Fundação Centro de Ciências em Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e o Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, e conta com verba do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM).

Veja o relatório de gestão do Programa.

Nenhum comentário: