GIEA significa Grupo Interdisciplinar de Educação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro.
Criado em 18 de dezembro de 2000 (Decreto nº. 27.599), o GIEA tem como objetivo definir as diretrizes, acompanhar e avaliar a Política Estadual de Educação Ambiental; dimensionar os recursos necessários aos programas e projetos de EA no Estado; fomentar parcerias entre instituições educacionais, empresas públicas e privadas, entidades de classe, lideranças comunitárias e demais entidades que tenham interesse nesta área; bem como promover o debate sobre a Educação Ambiental nos mais variados espaços, garantindo ampla participação social e comunitária.
Desde a sua publicação, a legislação que instituiu o GIEA teve a redação modificada três vezes pelos decretos 27.781/2001, 40.710/2007 e 40.889/2007, para atender ao disposto na Lei estadual 3325/99, que criou a Política de Educação Ambiental no Estado. A última alteração garantiu ao grupo uma nova composição, equilibrando em número de membros as instituições governamentais e não governamentais.
• Membros do GIEA:
I- Secretaria de Estado do Ambiente – SEA;
II- Secretaria de Estado de Educação – SEEDUC;
III- Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECT;
IV- Secretaria de Estado de Cultura – SEC;
V- União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), em sistema de revezamento anual;
VI- Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro e Fundação Oswaldo Cruz, em sistema de revezamento anual.
• Instituições Convidadas:
I- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI e Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN, em sistema de revezamento anual;
II- Sindicato Estadual dos Profissionais de Ensino – SEPE e o Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região – Sinpro-Rio, em sistema de revezamento anual;
III- Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro – REARJ;
IV- Coletivo Jovem – Seção Rio de Janeiro – CJ/RJ;
V- Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica do Rio de Janeiro – CERBMA-RJ;
VI- Universidades Fluminenses.
A Política Estadual de Educação Ambiental tem como objetivo englobar o conjunto de iniciativas voltadas para a formação de cidadãos e comunidades capazes de promover uma atuação responsável para a solução dos problemas ambientais. Para tanto atua de forma articulada com a União, os municípios, os órgãos e instituições integrantes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Educação, e com as organizações governamentais e não governamentais, que atuam na área.
Entende-se por educação ambiental os processos através dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, atitudes, habilidades, interesse ativo e competência voltados para a melhoria da qualidade ambiental e a distribuição justa de seus benefícios.
A coordenação da Política Estadual de Educação Ambiental é realizada de forma conjunta pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e pelo Sistema Estadual de Educação.
Um comentário:
Gosto muito do visual do blog e das informações fresquinhas sobre MA. Bjks Eloisa
Postar um comentário