Reunindo os principais atores sociais envolvidos com Educação Ambiental no contexto empresarial brasileiro, teve início hoje, na UERJ, II Simpósio de Educação Ambiental Empresarial do Rio de Janeiro. O evento ocorrerá até a próxima quinta-feira (29/10), no Pavilhão João Lyra Filho.
O objetivo do encontro é conhecer as demandas e as ações de Educação Ambiental desenvolvidas pelas grandes corporações, bem como debater as normas governamentais (federais, estaduais e municipais) de EA no licenciamento, nos termos de ajuste de conduta e nas medidas compensatórias. O resultado dos debates servirá como base para a primeira Carta do Rio de Janeiro sobre Educação Ambiental Empresarial e deve incluir sugestões de políticas públicas.
Participaram da mesa de abertura, entre outras autoridades, a Secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos; o reitor da UERJ, Ricardo Vieiralves; o Diretor do Instituto de Biologia - Ibrag/UERJ, Israel Felzenszwalb, que promove o simpósio; e o Superintendente do Ibama-RJ, Adilson Gil.
Os temas debatidos na tarde de hoje foram “As Políticas Públicas em Educação Ambiental e sua efetividade no contexto empresarial”, “Mudanças climáticas”, “Introdução ao mercado de créditos de carbono”, “EA na responsabilidade socioambiental empresarial” e “EALA – Uma metodologia em Educação Ambiental Empresarial”.
Amanhã (28/10), das 9 às 13 horas, a superintendente de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente (SEAM/SEA), Lara Moutinho debaterá “A Educação Ambiental no licenciamento”.
Das 14 às 17 horas o tema será “A Educação Ambiental no contexto empresarial”. Todas as mesas serão seguidas de debates públicos.
No último dia do encontro será definida uma comissão organizadora para o III Simpósio de Educação Ambiental Empresarial do Rio de Janeiro e apresentados os trabalhos científicos, que deverão ser enviados até o dia 10 de outubro.
Acessem o site do evento para maiores informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário