20 de agosto de 2009

Em entrevista ao Canal Brasil Superintendente de Educação Ambiental fala sobre mobilização social em defesa do Meio Ambiente


Nesta segunda-feira (17/08), a superintendente de Educação Ambiental, Lara Moutinho da Costa, representou a secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos, em entrevista ao jornal Notícias do Rio, na TV Brasil.

O programa citou diversos exemplos bem sucedidos de mobilizações da sociedade em defesa do Meio Ambiente.


Neste sentido, Lara falou sobre os projetos executados pela Secretaria e da importância da Educação Ambiental como instrumento de diálogo e participação social na gestão pública.

A superintendente destacou ainda a Lei 5.502, sancionada em 15 de julho deste ano, que prevê o recolhimento e a substituição de sacolas plásticas por retornáveis, nos estabelecimentos comerciais situados no estado. A nova lei prevê também a troca dessas “sacolas poluentes” por descontos e mantimentos.

Para divulgar a legislação, a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) lançou, em agosto, a campanha “Saco é um Saco”.

Segundo Lara, a idéia é estimular a redução do consumo de sacos plásticos, que atingem, hoje, a marca alarmante de 12 bilhões por ano, no país, e pode chegar a um trilhão no resto do mundo.

O descarte incorreto pode poluir rios e lagoas, além de obstruir a passagem de água, acumular detritos, impedir a decomposição de materiais e, com isso, aumentar o risco de uma epidemia de dengue”, afirmou a superintendente.

Somada a essa iniciativa, a SEA que vem desenvolvendo programas de Educação Ambiental nas escolas, de incentivo a coleta seletiva, com uma política de valorização das cooperativas de catadores de material reciclável, bem como realizando a dragagem dos principais corpos hídricos do Estado, sobretudo os da Baixada Fluminense.

Outra importante ação é a construção das ecobarreiras, uma ferramenta de gestão ambiental que ajuda a preservar rios e lagoas ao reter o lixo flutuante, impedindo que chegue à Baía de Guanabara. O Rio possui oito ecobarreiras, que juntas chegam a reter cerca de seis mil quilos de resíduos por mês.

A campanha “Cuide bem do seu lixo. Ele sempre volta para você”, que pretende sensibilizar a sociedade sobre o descarte adequado dos resíduos domésticos, também foi citada pela superintendente.


Nenhum comentário: