21 de março de 2013

Elos da Diversidade celebra Dia Mundial da Água com evento cultural em Copacabana

Programa de Educação Ambiental da Secretaria estadual do Ambiente recolherá assinaturas para a Carta pelas Águas, manifesto coletivo das religiões de matriz afro-brasileira pelas águas



Presente em todos os ritos de matriz afro-brasileira, a água é criação e representa limpeza, pureza, transparência e força, que se manifesta em suas quedas e correntezas. No dia 22/03, a partir das 10 horas, o Elos da Diversidade, programa da Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), realizado em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro e com lideranças religiosas, estará no Posto 6, na Praia de Copacabana, para celebrar o Dia Mundial da Água, com o encontro cultural Águas Sagradas Afro-Brasileiras.

No evento, estão previstas diversas atividades culturais e de educação ambiental, tais como cânticos sagrados, rituais de purificação das Águas de Oxalá, recitação de poemas e apresentações musicais. Também serão distribuídos folhetos com informações sobre a importância do manejo sustentável dos recursos hídricos. Haverá ainda a leitura da Carta pelas Águas, manifesto coletivo das religiões de matriz afro-brasileira pelas águas.

O Águas Sagradas Afro-Brasileiras integra a programação da Semana da Água 2013, organizada pela SEA e pelo Instituto de Estado do Ambiente, e apresenta a população em geral o papel educativo que as religiões têm dentro e fora de seus espaços de convivência, assumindo suas responsabilidades na criação de uma cultura de respeito e proteção às águas, e exigindo do poder público o cumprimento das Leis que regulam seus usos e a adoção de medidas que garantam o acesso às águas limpas e preservadas.

Carta pelas Águas

A conservação das águas enquanto elemento sagrado e essencial à vida é também de responsabilidade das religiões de matriz afro-brasileira. O momento é de se alcançar maior consciência da água, de unir esforços, unir forças e gerar mobilização em sua defesa.

Nesse sentido, como contribuição a uma gestão democrática, participativa e compartilhada das águas, os povos e comunidades de terreiros do estado do Rio de Janeiro enviarão ao Governo do Estado propostas e medidas prioritárias a serem assumidas por religiosos e governo. Entre elas, está a garantia da representatividade das religiões nas estruturas de gestão ambiental e das águas; o reconhecimento de fontes, cachoeiras e nascentes sagradas como patrimônio público e histórico-cultural; a proteção e conservação das áreas públicas de entorno dos rios e nascentes; a realização de projetos de educação ambiental elaborados com os religiosos que promovam culturas e saberes tradicionais e práticas sustentáveis; a divulgação das leis federais e estaduais que envolvem o combate à intolerância religiosa, a gestão das águas e a conservação da biodiversidade.

Por outro lado, o movimento se compromete, entre outras coisas, a mobilizar as comunidades para participarem da construção de políticas públicas que conservem a natureza e promovam os direitos dos povos tradicionais e das religiões de matriz afro-brasileira, assim como para a ocupação dos espaços públicos de participação na tomada de decisão, tais como os comitês de bacia hidrográfica, conselhos gestores de unidades de conservação, conselhos municipais de meio ambiente, entre outros.

Elos da Diversidade

Inserido no âmbito do Programa Ambiente em Ação, o Elos da Diversidade visa compatibilizar práticas religiosas e conservação da natureza, atuando com educação ambiental e ações de combate à intolerância religiosa. Dirige-se às lideranças religiosas e aos técnicos de áreas conservadas.

O programa Elos da Diversidade defende a criação de espaços sagrados em áreas protegidas, para preservar tanto os recursos naturais quanto as práticas culturais a eles associados.

Em 2012, o programa lançou o Projeto Espaço Sagrado da Curva do S, uma parceria da SEA com o Parque Nacional da Tijuca e a Prefeitura do Rio, que vai entregar à cidade um local dedicado às práticas de religiões afro-brasileiras no meio da Floresta da Tijuca. Com entrega prevista para o segundo semestre, o espaço fornecerá aos visitantes a infraestrutura necessária para que realizem suas práticas de maneira ambientalmente sustentável.


PROGRAMAÇÃO
Dia 22 de março – 6ª feira, 10 horas
Local: Praia de Copacabana - Posto 6

10h      Abertura com Cânticos Sagrados
10h30  Purificação das Águas de Oxalá
11h      Leitura da Carta Pelas Águas
11h45  Sarau das Águas e Atividades Culturais (Tambores Naturais e Grupo Treme Terra)