29 de maio de 2012

Elos de Cidadania faz feira de trocas em Friburgo

Na próxima segunda-feira, 4 de junho, às 13 horas, o Colégio Municipal Centro Familiar de Formação por Alternância Rei Alberto (CEFFA) realizará o evento Elos em Ação: Feira de Trocas. 

A feira, que faz parte do Programa Elos de Cidadania, da Superintendência de Educação Ambiental da SEA, acontecerá na Aldeia da Criança Alegre, em Centenário, Nova Friburgo, e promete envolver toda a comunidade escolar. A professora Claudilene, cursista do programa e aluna do tutor Tancredo Duarte, garante uma programação variada e grande participação da população do entorno do colégio. 

* A Aldeia da Criança Alegre fica na Estrada de São Lourenço, próximo à Igreja Batista, em Centenário.

28 de maio de 2012

Brigada mirim contra a dengue é criada em comunidade

Evento ocorreu na comunidade dos Prazeres, em parceria do SEA/INEA com Núcleo de Prevenção de DST's e Secretaria Municipal de Saúde

Foi com alegria e animação que a comunidade dos Prazeres oficializou, no dia 19 de maio, a Brigada mirim contra a dengue, numa parceria do núcleo PROA ( Núcleo de Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis), da SEA/INEA e da CAP 1 da Secretaria Municipal de Saúde. 

O sol reapareceu no sábado, depois de uma semana de chuva, e a tarefa dos primeiros brigadistas mirins foi eliminar os focos do Aedes Aegypti. Foram recolhidos, principalmente, tampinhas, garrafas e copos. A criançada também encontrou locais onde diversos baldes, bacias e banheiras acumulavam água e pediu para que os moradores destes locais tomassem providências. 

Os educadores e agentes ambientais do Projeto Ambiente em Ação da Superintendência de Educação Ambiental da SEA participaram da organização e da sensibilização dos moradores, além de realizarem oficinas de materiais recicláveis com os participantes. Uma agente de saúde da CAP 1 organizou em tubos de ensaio as larvas do mosquito encontradas e todos ficaram assustados com a quantidade. 

No final, saboreando uma deliciosa macarronada, a garotada “curtiu” o seu feito e deu o exemplo para os adultos. Afinal, eles bem sabem que para combater a dengue é necessário eliminar a água parada. 

* Em dezembro de 2011 foi realizada a 1ª Gincana 10 minutos contra a dengue das comunidades pacificadas, onde foram criadas as brigadas contra a dengue. Relembre aqui. 

* Para conferir mais fotos do evento de 19 de maio, clique aqui.

Agenda da Semana

Segunda, dia 28: 
- Reunião de coordenação da SEA
- Prêmio Brasil de Educação Ambiental, na FIRJAN
Terça, dia 29: 
 - Reunião com Flávio, do Corpo de Bombeiro de Teresópolis, no âmbito do programa Elos da Cidadania
Quarta, dia 30: 
- Lançamento do mapeamento de terreiros, no âmbito das atividades do programa Ambiente em Ação
Sexta, dia 01°:
- Reunião do programa Elos da Diversidade

23 de maio de 2012

SEA participa do do Fashion Rio

O Fashion Rio, evento de moda que acontece entre os dias 22 e 26 de maio, no Jockey Club, Rio de Janeiro, terá a presença do Secretário do Estado do Ambiente, Carlos Minc na próxima quinta-feira (24). Neste dia, será apresentada a coleção O lixo virou luxo, que é o resultado da parceria estabelecida desde a edição passada entre a Superintendência de Território e Cidadania da Secretaria do Ambiente e o organizador do evento, Paulo Borges, onde foram doados materiais utilizados no evento, como banners e lonas.

Veja mais no site da Superintendência de Território e Cidadania, também vinculada à SEA: 

21 de maio de 2012

Agenda da Semana

Segunda, dia 21:
- Reunião de coordenação da SEA
Terça, dia 22: 
- Reunião de avaliação do programa Elos da Cidadania, na UERJ
Quarta, dia 23: 
- Reunião de planejamento para a Rio+20
Quinta, dia 24: 
- Reunião do programa Ambiente em Ação, em São João do Meriti

DAMARÉ: abertura do curso de jovens monitores ambientais 2012

No dia 19 de maio de 2012 foi realizada a Abertura do Curso de Formação de Jovens Monitores Ambientais do Projeto DAMARÉ no CEASM - Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré. O evento marcou o início das atividades do Edumaré em 2012. 

Participaram do encontro jovens moradores do Complexo da Maré, que tiveram atuação destacada no Edumaré em 2010/2011, envolvendo-se nas atividades propostas e acompanhando todas as etapas da formação. A Profº Drª Helena Araujo (CAp/UERJ) proferiu a palestra “História do Rio de Janeiro e da Maré: Trajetórias e Semelhanças”, proporcionando aos monitores a oportunidade de refletir e debater sobre a ocupação urbana do Rio de Janeiro, o surgimento das comunidades e as questões sociais que envolvem esses processos. 

Na próxima semana será realizada uma visita técnica, guiada, ao centro histórico do Rio de Janeiro, que se iniciará na Praça XV e terminará em evento comunitário na Escola Estadual Vicente Licínio.

18 de maio de 2012

Atividades da campanha Rio Mais Limpo no Morro dos Macacos

No âmbito das atividades da campanha Rio Mais Limpo, a Superintendência de Educação Ambiental (SEAM) participou no sábado passado, dia 12, de um mutirão de limpeza no Morro dos Macacos, em Vila Isabel, zona norte do Rio. 

Representada pela nossa coordenadora de campanhas, Lourdes Guimarães, pelas agentes ambientais e pelo artista Guilherme de Vasconcelos, a SEAM promoveu ações de conscientização ambiental durante o evento, incluindo o combate à dengue e uma oficina de reciclagem. Confira as fotos no nosso Picasa, clicando aqui.

17 de maio de 2012

Deu na mídia: lançamento de fábrica verde na Rocinha

A Favela da Rocinha ganhou, nesta quinta-feira (17), a primeira filial do projeto Fábrica Verde, desenvolvido pela Superintendência de Território e Cidadania da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA). A iniciativa pretende, ao mesmo tempo, realizar a reciclagem e o reaproveitamento de computadores, reduzir e dar uma destinação correta ao chamado lixo eletrônico (e-lixo) e estimular a inclusão social, com geração de renda, de moradores das comunidades pacificadas através da capacitação profissional em manutenção e montagem dos hardwares.

Veja mais no Portal de Notícias do G1, clicando aqui.

16 de maio de 2012

Superintendência de Território e Cidadania lança seu próprio site

Criada em janeiro de 2011, a Superintendência de Território e Cidadania (STC), aqui da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), tem como objetivo elaborar e reforçar políticas públicas e ações socioambientais com ênfase na geração de emprego e renda. Com o crescimento de suas atividades, o STC desenvolveu o seu próprio site para apresentar suas atividades. Na página você encontrará explicações sobre os projetos e novidades sobre os mesmos. O destaque especial fica para o lançamento da nova unidade da Fábrica Verde, que acontecerá amanhã, na Rocinha. Confiram no link abaixo:

Divulgando


14 de maio de 2012

Agenda da Semana

Segunda, dia 14: 
- Reunião de coordenação da SEA
Terça, dia 15: 
- Reunião do GIEA – Grupo Interdisciplinar de Educação Ambiental
Quarta, dia 16: 
- Reunião do programa Nas Ondas do Ambiente, na UERJ
Quinta, dia 17: 
 - Reunião de coordenação do programa Elos da Cidadania, na UERJ
Sexta, dia 18: 
- Reunião com a equipe de comunicação do programa Elos da Cidadania, na UERJ

11 de maio de 2012

Lançamento de fábrica verde na Rocinha


Tutores do Elos participarão de palestras sobre A3P



Na semana que vem terá início uma série de palestras destinada aos tutores do programa Elos da Cidadania com o tema “Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P: a Sustentabilidade Socioambiental e a Adoção de Critérios Ambientais”. Para os que não conhecem, a A3P é um projeto criado para estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em atividades rotineiras. Dentro da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), este projeto é coordenado por Karla Matos, aqui da Superintendência de Educação Ambiental (Seam).

Além da própria Karla, professores especialistas no tema estarão responsáveis pelas palestras. A ideia é disseminar a rotina sustentável nos polos do programa Elos da Cidadania. Acima, na imagem (clique para ampliar), está a programação das palestras - com alguns endereços a serem confirmados ainda. Confiram!

9 de maio de 2012

Concurso de vídeos ambientais UERJ

Para antecipar os debates da Rio+20, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) promove um concurso de vídeos ambientais voltado ao público em geral: o I Festival Curta na Uerj. O objetivo é abrir espaço a produções em vídeo e animação, revelando talentos e contribuindo para a mobilização sobre questões ambientais.

7 de maio de 2012

Primeira Jornada Ambiente Saudável é sem homofobia

Participaram do evento membros da Secretaria de Estado do Ambiente e do Centro de Referência e Promoção da Cidadania LGBT Capital

Aconteceu hoje, no auditório da SEA, a Abertura da 1ª Jornada Ambiente Saudável é Sem Homofobia. O evento foi o primeiro da semana que pretende discutir e combater a intolerância contra indivíduos GLBT no estado do Rio de Janeiro. Além da capital, ocorrerão eventos da Jornada na Baixada Fluminense e na Região Serrana.

A cerimônia começou com uma palestra da nossa Superintendente de Educação Ambiental, Lara Moutinho, que relacionou o cuidado com o ambiente em que vivemos com o combate à homofobia. O Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, manteve a linha de Lara em seu discurso, reforçando ainda a idéia de respeito e liberdade do cidadão. Por fim, o Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Cláudio Nascimento, resumiu a história da luta contra a homofobia no Brasil e no Estado do Rio, apresentando leis e eventos que fazem parte desta luta.

Para encerrar a cerimônia, houve apresentação de filmes e spots de rádio sobre o tema e uma mesa de debates, com participação de Lara Moutinho, Cláudio Nascimento e Almir França, coordenador do Centro de Referência e Promoção da Cidadania LGBT Capital. O público também participou do debate, compartilhando opiniões e levantando questões inerentes ao assunto.

O combate a homofobia é um dos componentes do programa Ambiente em Ação, lançado pela SEAM no ano passado. O componente foi criado para atuar em parceria com o Programa Estadual de Combate à Homofobia.

Agenda da Semana


Segunda, dia 07:
- Abertura da 1ª Jornada Ambiente Saudável é Sem Homofobia, no auditório da SEA
- Reunião de Coordenação da SEA
Terça, dia 08:
- Reunião com a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
- Jornada Ambiente Saudável é Sem Homofobia
Quarta, dia 09:
- Jornada Ambiente Saudável é Sem Homofobia
Quinta, dia 10:
- Reunião do Programa Nas Ondas do Ambiente, na UERJ
- Jornada Ambiente Saudável é Sem Homofobia
Sexta, dia 11:
- Jornada Ambiente Saudável é Sem Homofobia

3 de maio de 2012

1ª Jornada Ambiente Saudável é sem homofobia


Vai acontecer a partir desta segunda-feira, dia 07 de maio, a 1ª Jornada Ambiente Saudável é Sem Homofobia. No evento inaugural, que acontecerá no auditório do prédio da SEA (sexto andar), de 14 às 18 horas, haverá exibição de filmes, palestras e debates. A idéia da jornada, que vai até o dia 10 de maio, é interligar temas da atualidade, direitos humanos, cidadania, diversidade sexual e luta contra a homofobia.

O combate a homofobia é um dos componentes do programa Ambiente em Ação, lançado pela SEAM no ano passado. O componente foi criado para atuar em parceria com o Programa Estadual de Combate à Homofobia.