26 de abril de 2012

Abertura do Elos em Sapucaia

 Aconteceu hoje, em Sapucaia, no Centro Cultural Professora Maria das Graças Santos, a reunião de abertura do Curso de Formação Estruturante do Programa Elos de Cidadania. Estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Secretária de Educação e Cultura de Sapucaia, Maria José Bonfim, professores da rede estadual e municipal, a tutora do polo, Cilene Freitas e a Professora e palestrante, Jacqueline Bento. Representando a Superintendência de Educação Ambiental (SEAM) e a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), o Assessor Leandro Greco e a Coordenadora do Eixo Formal da SEAM, Andrea Bello.

Confira a notícia na íntegra no blog do Elos Enfrentamento: 
http://elosenfrentamento.blogspot.com.br/

I Seminário Interno de Equipe do Elos Enfrentamento

Já está disponível o primeiro vídeo editado pela equipe de comunicação do núcleo "Educação Ambiental na Prevenção e no Enfrentamento de Acidentes e Desastres Naturais", vinculado ao programa Elos da Cidadania, aqui da SEAM. Confiram!

24 de abril de 2012

Agenda da Semana


Terça, dia 24:
- Aula Inaugural do Programa Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Formando Elos da Cidadania, na UERJ
Quarta, dia 25:
- Abertura do Programa Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Formando Elos da Cidadania em Petrópolis
Quinta, dia 26:
- Evento “Educação e Meio Ambiente”, na Faculdade de Saúde Pública da USP, em São Paulo
Sexta, dia 27:
- Reunião do programa Elos da Diversidade, na UERJ
- Reunião com Roberto, da TV Mosaico, sobre o programa Nas Ondas do Ambiente

20 de abril de 2012

Blog do novo Componente do Elos da Cidadania já está no ar



O programa Agenda 21 Escolar: Formando Elos da Cidadania, criado em 2007 pela SEAM, vem elaborando desde o ano passado um novo componente: “Educação Ambiental na Prevenção e no Enfretamento de Acidentes e Desastres Ambientais”.

A ideia do novo elemento é ampliar as diretrizes do Elos e auxiliar as cidades serranas atingidas pela tragédia das chuvas no ano passado. As ações acontecerão em parceria com as defesas civis de cada município, como destaca nossa superintendente Lara Moutinho:
“Estamos promovendo um projeto inédito em parceria com as Secretarias Municipais de Defesa Civil para levar às comunidades um conhecimento, que antes, ficava armazenado em outros cenários sociais. Nosso foco no qualitativo vai garantir o sucesso deste desafio, e quem sabe um dia não sejamos referência nacional em Educação Ambiental, não é mesmo? Nossa Superintendência vem trabalhando muito para isso.

Até o momento, já foram realizadas oficinas com alunos da rede pública das áreas mais afetadas pela tragédia. A abertura oficial do programa, porém, acontece no próximo mês, durante o II Seminário de Educação Ambiental na Prevenção e no Enfrentamento de Acidentes e Desastres Ambientais. O evento acontecerá na Câmara Municipal de Nova Friburgo, nos dias 03 e 04 de maio.

Na parte da comunicação do programa, devido à importância do tema e do componente, foi criado um blog específico para sua divulgação. Recomendamos a todos os interessados, portanto, que acompanhem o http://elosenfrentamento.blogspot.com.br/ e mantenham-se informados. As principais notícias, é claro, serão replicadas aqui.

CONVITE

Clique na imagem para aumentá-la.

17 de abril de 2012

ALUNOS DA REDE PÚBLICA COMBATEM A DENGUE EM CORDEIRO NO ÂMBITO DO ELOS DA CIDADANIA


No último dia 30 de março, estudantes e professores da Escola Estadual Municipalizada Rodolfo Gonçalves, em Cordeiro, Rio de Janeiro, promoveram a Ação Elos Contra a Dengue. A passeata teve o objetivo de sensibilizar e levar informações à comunidade do entorno da escola sobre a doença e o que deve-se fazer para evitá-la. Com o apoio de professores e profissionais da área de saúde, os estudantes puderam mostrar que ações de cidadania fazem a diferença.


A Ação Elos é uma das atividades do Programa Elos de Cidadania da Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Cordeiro contou com apoio das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, e, da Polícia Militar.


Confira mais fotos da atividade no nosso Picasa, clicando aqui.

AGENDA DA SEMANA

Segunda, dia 16:
- Reunião de equipe SEAM
- Reunião de coordenação da SEA
Terça, dia 17:
- Reunião do programa Nas Ondas do Ambiente, na SEA
Quinta, dia 19:
- Reunião do programa Nas Ondas do Ambiente, na UERJ

9 de abril de 2012

AGENDA DA SEMANA

Segunda, dia 09:
- Reunião sobre o projeto A3P para o prédio da SEA
- Reunião de coordenação da SEA
Terça, dia 10:
- Reunião com Pedro Camargo sobre o projeto Fricine
- Reunião Geral do programa Nas Ondas do Ambiente, na SEA
Quarta, dia 11:
- Reunião do programa Nas Ondas do Ambiente, na UERJ
Quinta, dia 12:
- Reunião do projeto Ambiente em Ação, na SEA
- Reunião do Conselho Executivo da Reserva da Biosfera do Mata Atlântica
Sexta, dia 13:
- Reunião com Cláudio Nascimento para tratar do projeto Rio sem Homofobia

CAPACITAÇÃO DAS BRIGADAS CONTRA A DENGUE NA SEA

Aconteceu na terça-feira passada, dia 03/04, no auditório da SEA, a primeira fase da capacitação das Brigadas Contra a Dengue. As brigadas são grupos formados por agentes ambientais encarregados de combater a doença em comunidades do Rio de Janeiro, além de instruir a população desses locais sobre a importância de se evitar a proliferação do mosquito. Elas foram formadas no fim do ano passado, durante a Gincana Rio Contra a Dengue (relembre aqui).

O evento foi dividido em três palestras, com os seguintes temas: o primeiro foi lixo, consumo e ambiente, depois saúde e, por fim, importância da água. Na primeira, o discurso ficou por conta de Lourdes Guimarães, da SEAM. Lourdes falou sobre como somos levados pela sociedade atual a consumir sem termos real necessidade e, assim, acabamos sobrecarregando os recursos do planeta, incapaz de absorver tantos resíduos. Depois, Maria Helena e Zé Roberto, representantes da FUNASA, falaram sobre o conceito de saúde. Eles mostraram que saúde vai além do pensamento popular de bem-estar físico, englobando também o bem-estar social e o ambiente em que se vive. Encerrando, Lúcia Carrero, da Assessoria de Comunicação do INEA, falou sobre água e a importância dos recursos hídricos para a vida na Terra.

Na próxima etapa, a capacitação contará com técnicos em saúde, que apresentarão as ameaças da dengue e ensinarão maneiras práticas de combater o mosquito.

As Brigadas Contra a Dengue é um dos resultados da Gincana Rio Contra a Dengue, que é um projeto que engloba os governos federal, estadual e municipal, através da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), da SEA (Secretária de Estado do Ambiente) e da Secretária Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, respectivamente.

Confira mais fotos do evento clicando aqui.

4 de abril de 2012

LARA MOUTINHO PARTICIPA DE ENCONTRO DE EDUCOMUNICAÇÃO EM SALVADOR

No primeiro dia de atividades do VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, foi realizado o Encontro Paralelo de Educomunicação, com o objetivo de reunir pesquisadores e profissionais atuantes na área para trocar conhecimentos e experiências de educomunicação socioambiental.

II WORKSHOP DO PROJETO CORAL-SOL

Boa dica, galera!

Vai acontecer na semana que vem, no dia 12, em Salvador-BA, o II Workshop do Projeto Coral-Sol. Abaixo segue o link do nosso Google Docs com a carta-convite do Instituto de Estudos sobre a Biodiversidade Marinha da Zona Costeira Brasileira – Instituto Biodiversidade Marinha.

Aproveitem a oportunidade e inscrevam-se!

https://docs.google.com/document/d/1yVZbQNhRgn6OLbyKj1e3L0mbEGfUVybALTnBseyFkyo/edit

2 de abril de 2012

AGENDA DA SEMANA

Segunda, dia 02:
- Reunião de Coordenação da SEA
Terça, dia 03:
- Seminário Interno do programa Elos da Cidadania, na UERJ
Quarta, dia 04:
- Seminário Interno do programa Elos da Cidadania, na UERJ
Quinta, dia 05:
PONTO FACULTATIVO
Sexta, dia 06:
SEXTA-FEIRA SANTA.