28 de março de 2012

ENCONTRO DISCUTE OS CAMINHOS DA EDUCOMUNICAÇÃO NO BRASIL

Começou hoje e vai até o dia 31 de março, em Salvador, na Bahia, o VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. A nossa superintendente, Lara Moutinho, está na capital baiana para participar do Encontro Paralelo de Educomunicação (dias 28 e 29), evento vinculado e simultâneo ao fórum.

Na mesa de debates, Lara estará acompanhada de Ismar de Oliveira Soares (Núcleo de Comunicação e Educadação da USP), Grácia Lopes Lima (Instituto Gens/Cala-Boca Já Morreu), Silvio Marchini (Escola da Amazônia) e Renata Maranhão (Ministério do Meio Ambiente). A nossa superintendente falará sobre o programa Nas Ondas do Ambiente, aqui da SEAM, que desde 2007 vem democratizando o acesso à produção e difusão de informações em escolas e comunidades do Estado do Rio de Janeiro.

O objetivo do encontro é articular uma rede de educomunicadores para que se possa, no futuro, realizar um evento temático unicamente sobre educomunicação e comunicação ambiental.

Mais informações no site: http://viiforumeducacaoambiental.org.br/

26 de março de 2012

AGENDA DA SEMANA

Segunda, dia 26:
- Reunião com sobre a campanha Rio Sem Homofobia, no âmbito do programa Ambiente em Ação
- Reunião da equipe de comunicação da SEAM com os responsáveis pela comunicação do programa Elos da Cidadania, na UERJ, para alinhamento de posições
Terça, dia 27:
- Participação no Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, em Salvador-BA
Quarta, dia 28:
- Participação no Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, em Salvador-BA
Quinta, dia 29:
- Reunião do núcleo Elos da Diversidade, do programa Ambiente em Ação, na UERJ
- Participação no Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, em Salvador-BA
Sexta, dia 30:
- Participação no Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, em Salvador-BA

20 de março de 2012

LANÇAMENTO DO LIVRO "CULTURA É NATUREZA", DE LARA MOUTINHO

Será lançado nesta quinta-feira, dia 22/03, o livro “Cultura é natureza”, escrito pela nossa superintendente Lara Moutinho.

Na obra, Lara quebra o modelo cientificista ocidental de pensar o ambiente – conhecido pela separação entre o homem e a natureza. Para isso, faz uma análise histórica de como os paradigmas do ocidente se formaram e para onde eles nos levaram, apresentando um resumo histórico do estado do Mundo no século XXI e as duas principais formas de se pensar e agir sobre o mundo na atualidade: o das tribos urbanas ligadas as civilizações urbanoindustriais e o dos povos e comunidades tradicionais mais ligadas aos ambientes rurais. O objetivo é construir uma nova visão de mundo, mais integrada e apoiada sobre os alicerces da sustentabilidade e da justiça social.

O lançamento será conjunto ao do livro “Água: o ouro azul”, escrito por Fatima Casarin e Mônica dos Santos (ambas também da SEA). Nesta obra, as autoras discutem a importância da água para a vida no planeta e o bem-estar social. Além disso, elas mostram como a sociedade atual vem utilizando este recurso de maneira incorreta e aponta possíveis soluções para esse problema.

As duas obras fazem parte da Coleção Desafios do Século XXI, da editora Garamond. Além de escrever um dos volumes, Lara Moutinho foi também a coordenadora da coleção, que apresenta oito volumes, cada um dos quais aborda um dos temas específicos identificados como os principais desafios ambientais do século XXI: água, biodiversidade, energia, mudança climática, consumo, uso da terra, saúde ambiental e destruição da diversidade étnica, com extinção de povos e culturas.

Todos estão convidados para o evento, que acontece na Livraria Saraiva do Leblon, a partir das 19 horas. O endereço é Rua Ataúlfo de Paiva, 1371. Até lá!

PROGRAMAÇÃO DE EVENTOS PELA SEMANA DA ÁGUA

19 de março de 2012

AGENDA DA SEMANA

Segunda, dia 19:
- Reunião de equipe SEAM (primeira parte)
- Reunião de Coordenação da SEA
Quarta, dia 21:
- Reunião de equipe SEAM (segunda parte)
- Reunião com a equipe responsável pelo projeto de comunicação do Programa Elos da Cidadania
Quinta, dia 22:
- Evento pelo Dia Mundial da Água na SEA
- Posse do Conselho de Guardiões do Sagrado e da Natureza, na UERJ, no âmbito do programa Elos da Diversidade
- Lançamento do livros “Cultura é natureza”, escrito pela nossa superintendente Lara Moutinho, e do livro “Água: o ouro azul”, de Fatima Casarin e Mônica dos Santos. O evento acontecerá na livraria Saraiva do Leblon. Ambas as obras fazem parte da coleção SEA
Sexta, dia 23:
- Evento de limpeza da praia de Copacabana em homenagem ao Dia Mundial da Água

15 de março de 2012

COLETA SELETIVA NOS CONDOMÍNIOS DO RIO É UMA DAS PRIORIDADES DA SEA


Como todos sabem, o lixo urbano é um dos grandes desafios da atualidade. A solução – ou pelo menos parte dela -, passa pela reciclagem dos resíduos gerados pela população da nossa sociedade. Pensando nisso, a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), através da Superintendência de Educação Ambiental (SEAM) e em parceria com a Associação Brasileira de Administradoras de Imóveis (ABADI) e o Sindicato de Habitação do Rio de Janeiro (SECOVRIO), realizou anteontem, dia 13/03, uma reunião para discutir as melhores formas de se implantar a coleta seletiva nos condomínios da cidade.

O encontro aconteceu no auditório do prédio da SEA, localizado no Centro do Rio. Compareceram ao evento, além dos representantes dos órgãos responsáveis pela iniciativa, síndicos dos bairros de Ramos, Sepetiba, Madureira, Vila Isabel, Tijuca, Centro, Glória, Laranjeiras e Botafogo.

Como resultado da reunião, ficou decidido que a partir da próxima semana serão capacitadas comissões que ficarão responsáveis por organizar a coleta seletiva nos condomínios (indo aos locais). Essas capacitações serão dadas por uma equipe da SEA e acontecerão em quatro diferentes regiões da cidade: zona sul, zona oeste, zona norte e centro.

Confira as fotos do encontro nosso Picasa, clicando aqui.

12 de março de 2012

VII CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADES DE AVENTURA

Aventureiros de plantão, essa dica é pra vocês!

Acontece entre os dias 6 e 8 de julho, em Rio Claro, interior de São Paulo, o VII Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura. O evento, que acontece desde 2006, reúne especialistas do Brasil inteiro discutindo técnicas para minimizar riscos, novas tecnologias e outros temas relacionados a atividades de aventura.

Os professores, pesquisadores, estudantes, profissionais e demais interessados nas áreas de esporte, turismo, educação física, aventura, lazer e meio ambiente podem participar do congresso e até mesmo inscrever seus trabalhos. A data limite para inclusão de trabalhos é no dia 30 de março.

Mais informações no site oficial do evento:

AGENDA DA SEMANA

Segunda, dia 12:
- Reunião de coordenação da SEA
Quarta, dia 14:
- Reunião com o FECAM
Quinta, dia 15:
- Reunião sobre o projeto Elos da Cidadania, com a presença dos tutores dos polos de cada cidade e dos coordenadores gerais do programa, na SEA
Sexta, dia 16:
- Reunião de equipe SEAM

8 de março de 2012

BRIGADAS CONTRA A DENGUE SE PREPARAM PARA COMBATER O MOSQUITO NAS COMUNIDADES

Aconteceu nesta última terça-feira, dia 06 de março, a primeira reunião das Brigadas Contra a Dengue – que foram formadas no fim do ano passado durante a Gincana Rio Contra a Dengue (relembre aqui). O encontro aconteceu no auditório do prédio da Secretaria de Estado Ambiente (SEA), no centro do Rio.

No encontro, estiveram presentes os membros das brigadas - formadas em cada um dos quinze territórios pacificados que receberam a gincana -, e os representantes das Secretarias de Saúde Estadual e Municipal, Mário Sérgio e Walter Prado de Oliveira, respectivamente. Por parte da SEA, estiveram organizando o encontro a integrante da SEAM (Superintendência de Educação Ambiental), Lourdes Guimarães, e Lúcia Jardineiro, da Assessoria de Comunicação do INEA.

O objetivo da reunião foi instruir as brigadas sobre como realizar o combate à dengue nas comunidades. Para reforçar o trabalho, foram marcadas duas capacitações, que acontecerão também na SEA, nos dias 17 e 20 de março.

Quem quiser conferir as fotos do encontro, basta clicar aqui. Pra terminar, não custa lembrar que você também pode ser um agente contra a dengue. Com apenas 10 minutos por semana você pode se livrar do mosquito. Relembre os passos:

- Caixas d’água vedadas;
- Calhas limpas;
- Tonéis, galões, poços e barris bem vedados;
- Pneus sem água e em lugares cobertos;
- Ralos limpos e com tela;
- Bandejas de ar-condicionado limpas e sem água;
- Bandejas de geladeira limpas e sem água;
- Pratos de vasos de planta com areia até a borda;
- Bromélias e outras plantas sem acúmulo de água;
- Vasos sanitários, sem uso constante, fechados;
- Baldes virados com a boca pra baixo;
- Lonas de cobertura bem esticadas para não formar poças;
- Piscinas e fontes sempre tratadas.

5 de março de 2012

AGENDA DA SEMANA

Segunda, dia 05:
- Reunião com a equipe da TV Mosaico, no âmbito do programa Nas Ondas do Ambiente
- Participação no Fórum Estadual Intersetorial Voz aos Povos: Quilombolas, Assentados e Acampados Rurais, Indígenas e Pescadores Artesanais
- Reunião de coordenação da SEA
Terça, dia 06:
- Reunião sobre o tema “Comunidades Rio+20”, com a Casa Civil
Quarta, dia 07:
- Visita ao Espaço Encontro das Águas
- Reunião com Cláudia Zur e Piero sobre projeto da DIRAM
Quinta, dia 08:
- Reunião sobre o programa Elos da Cidadania, na UERJ
- Reunião com a DIRAM
Sexta, dia 09:
- Abertura do Encontro Mulheres de Axé

1 de março de 2012

III ENCONTRO NACIONAL MULHERES DE AXÉ

Nos dias 09 e 10 de março de 2012 vai acontecer o III Encontro Nacional Mulheres de Axé, na cidade do Rio de Janeiro. O evento faz parte das ações promovidas pela Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde e conta com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, do Ministério da Saúde, do Fundo de População das Nações Unidas(UNFPA) e da Fundação Cultural Palmares.