13 de fevereiro de 2012

OFICINAS DE RECICLAGEM EM RITMO DE CARNAVAL

O artista Guilherme de Vasconcelos, integrante da equipe SEAM, produziu na última semana duas oficinas de reciclagem com um foco mais do que apropriado para a época: o carnaval!

Na sexta-feira, dia 10/02, Guilherme esteve no Morro da Formiga a convite do PAC Social Municipal. Na oficina, mulheres e crianças aprenderam a utilizar materiais descartáveis na confecção de máscaras de carnaval. Cada participante saiu com a sua máscara para curtir o carnaval com estilo e consciência ambiental!

No sábado foi a vez do Posto 9, em Ipanema, receber a oficina. Guilherme incluiu sua oficina em parceria com o projeto “Do Leme ao Pontal com Educação Ambiental”, do INEA. Essa iniciativa está desde janeiro percorrendo as praias do Rio de Janeiro disseminando ideais de sustentabilidade e oferecendo oficinas de reciclagem.

Confira fotos de ambas as oficinas no nosso Picasa, clicando aqui.

AGENDA DA SEMANA

Segunda, dia 13:
- Reunião de Coordenação da SEA
Terça, dia 14:
- Reunião com Karla Matos e Paulo Rodrigues sobre o projeto A3P do prédio da SEA
- Reunião com Mãe Lúcia, no âmbito do programa Ambiente em Ação
Quarta, dia 15:
- Eleição do Conselho do CERBMA – Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, no Parque da Chacrinha
Quinta, dia 16:
- Reunião sobre o programa Elos da Diversidade, na UERJ
- Reunião com Roberto, da TV Mosaico, no âmbito do programa Nas Ondas do Ambiente
- Reunião com Cláudio Nascimento sobre o programa Elos da Diversidade, na SEA

9 de fevereiro de 2012

BALANÇO DE OPERAÇÕES DA CICCA EM 2011

Fonte: site da SEA

A Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca) produziu, em janeiro de 2012, o balanço de suas operações planejadas, coordenadas e/ou executadas ao longo de 2011, que contaram com o apoio fundamental de diversos órgãos públicos responsáveis pelo combate a ilícitos ambientais.

Dentre as operações, destacam-se diversas demolições de imóveis construídos ilegalmente, a apreensão de vários animais em unidades de conservação (UCs), uma intensa fiscalização em aterros sanitários, a erradicação de inúmeros lixões e destruição de carvoarias.

No total, foram deflagradas 38 operações de grande porte, o que representa uma média superior a três intervenções por mês.

Leia aqui a matéria na íntegra

6 de fevereiro de 2012

AGENDA DA SEMANA

Domingo, dia 05:
- Presente à Yemanjá, na praia da Bica, na Ilha do Governador. A SEAM estará participando no âmbito do programa Ambiente em Ação (componente Elos da Diversidade)
Segunda, dia 06:
- Reunião de coordenação da SEA
Quarta, dia 08:
- Reunião com Edgar do Parque Municipal de Nova Iguaçu
- Visita ao terreiro Mãe Meninazinha, em São Mateus, São João do Meriti. O encontro está no âmbito do programa Ambiente em Ação (componente Elos da Diversidade)
Quinta, dia 09:
- Reunião de equipe SEAM
Sexta, dia 10:
- Reunião com Cláudio Nascimento sobre o programa Ambiente em Ação (componente Elos da Diversidade)

3 de fevereiro de 2012

SEAM PRESTIGIA CORTEJO À RAINHA DO MAR, YEMANJÁ

No âmbito do Elos da Diversidade, que entre seus valores prega o cuidado com o ambiente e o posicionamento contrário aos diversos tipos de intolerância religiosa, a Superintendência de Educação Ambiental (SEAM/SEA) esteve presente ontem, dia 02/02, no tradicional cortejo ao dia de Yemanjá, na cidade do Rio de Janeiro. A rainha do mar, como é conhecida esta divindade, é cultuada pela umbanda e pelo candomblé, reunindo milhões de devotos em todo o nosso país.

O cortejo percorreu alguns bairros da cidade e teve fim na Praça XV, no Centro. Durante o evento, a SEAM conscientizou os praticantes destas religiões do cuidado que se deve ter com o ambiente, principalmente na questão das oferendas aos deuses. A proposta é de que se tenha respeito aos sítios naturais sagrados e que não se polua esses lugares. Para isso, foram passadas instruções aos devotos como a redução dos resíduos deixados nesses locais e a preferência por materiais biodegradáveis, entre outras atitudes.

Criado pela SEAM, o componente Elos da Diversidade pertence ao programa Ambiente em Ação e tem como objetivo favorecer o diálogo entre os saberes religiosos e o conhecimento científico, que por caminho e olhares diferentes, cuidam e protegem a natureza.

As fotos do evento estão disponíveis no nosso Picasa. Para vê-las, basta clicar aqui.

2 de fevereiro de 2012

SEAM PARTICIPA DE REUNIÃO PARA ELABORAÇÃO DE SEMINÁRIO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

A SEAM/SEA participou nesta última segunda-feira, dia 30/01, de uma reunião com a Superintendência Técnica do Sistema OCB/Sescoop/RJ (Organização das Cooperativas Brasileiras/Serviço Nacional de Aprendizagem do Corporativismo). Este foi o segundo encontro entre as duas partes, que contou ainda com a presença de representantes de outros setores da sociedade e tem como objetivo a elaboração do Seminário “A Política Nacional de Resíduos Sólidos à luz dos valores, princípios e doutrinas do corporativismo”.

A realização deste seminário é vista como imprescindível neste ano, eleito pela ONU como o Ano Internacional do Corporativismo. A data do evento, no entanto, ainda será decidida em uma próxima reunião.

Confira no link a seguir as fotos do encontro, que aconteceu na sede do projeto Fazendinha, no bairro da Penha, zona norte do Rio.