26 de dezembro de 2011

SEAM participa de reunião com o Mosaico Central Fluminense

No dia 19 de dezembro, nossa equipe da SEAM participou de uma reunião com o Mosaico Central Fluminense para contribuir no fortalecimento das ações desenvolvidas naquele território.

Clique aqui para ver a matéria publicada no site do Mosaico

19 de dezembro de 2011

GINCANA 10 MINUTOS CONTRA A DENGUE TEM FESTA DE ENCERRAMENTO

Após passar por quinze comunidades, recolher sete toneladas de resíduos e destruir centenas de focos da dengue, a Gincana 10 Minutos Contra a Dengue se encerrou neste sábado, dia 17, com uma festa no morro do Escondidinho/Prazeres.

Estiveram presentes no evento o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, além outras autoridades municipais, estaduais e federais que apoiaram o projeto. Durante o seu discurso, Minc agradeceu a mobilização da comunidade na organização da festa e destacou a presença das UPPs nas comunidades do Rio de Janeiro como essencial para o acontecimento da gincana. O secretário falou ainda sobre o mosquito da dengue e a importância de combatê-lo, a fim de se evitar uma nova epidemia nesse verão. Por fim, falou sobre os ecopontos que cada comunidade participante receberá e enfatizou a valorização do ambiente para uma boa qualidade de vida.

A festa contou ainda com a premiação da vencedora da gincana, a anfitriã Escondidinho/Prazeres, e das outras comunidades. Os moradores marcaram presença, entre crianças e adultos, participando de oficinas e outros serviços oferecidos.

O maior legado da gincana fica por conta das Brigadas Contra a Dengue, formadas por moradores, agentes ambientais e de saúde e integrantes da UPP polícia e social. São essas brigadas que vão continuar o combate à dengue nas comunidades e garantir a saúde da população desses territórios. Isso tudo, é claro, propagando o lema dos 10 minutos por semana de combate à dengue.

15 de dezembro de 2011

SOLUÇÕES SIMPLES E RESULTADOS INCRÍVEIS

Por economia de energia, Chile pede abandono das gravatas

As autoridades do Chile estão incentivando os homens a deixar de usar gravatas durante o verão para economizar energia. O ministro de Energia chileno, Rodrigo Alvarez, disse que a medida deve ajudar a reduzir o uso de ar-condicionado, gerando economia de eletricidade. Segundo o ministro, deixar a temperatura de um escritório aumentar entre 1°C e 3°C pode reduzir o gasto de energia em cerca de 3%.

13 de dezembro de 2011

GINCANA 10 MINUTOS CONTRA A DENGUE É UM SUCESSO E SE ENCERRA NESTE SÁBADO


A Gincana 10 Minutos Contra a Dengue já tem uma comunidade vencedora: Escondidinho/Prazeres. Os moradores do morro, localizado em Santa Teresa, uniram forças para combater a dengue e atingiram a excelente marca de 88 pontos entre os critérios avaliados. Destacaram-se também as comunidades do Batan e do Salgueiro, que somaram 85 e 79 pontos respectivamente.

A "disputa" foi organizada pela Secretaria de Estado do Ambiente, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Conservação e Serviço, as estaduais de Saúde e Cultura e o governo federal - através da FUNASA. O objetivo da gincana foi conscientizar moradores de territórios de Unidades de Polícia Pacificadora a usarem 10 minutos de sua semana para combater a dengue. Durante os eventos, foram recolhidas sete toneladas de resíduos, sendo 20% de material reciclável, que foi encaminhado para cooperativas de catadores locais. Além disso, centenas de focos de dengue foram destruídos e aproximadamente mil telas foram instaladas em caixas d’água encontradas sem tampa.

Ao todo, quinze comunidades aderiram à campanha. Em todas elas foram formadas Brigadas de Combate a Dengue, formadas por moradores locais, agentes ambientais e de saúde e representantes da UPP polícia e social. As comunidades participantes receberão ecopontos para coleta de material reciclável, sendo estimuladas a darem continuidade à ideia de cuidado ambiental. Além disso, Escondidinho/Prazeres, a grande vencedora, vai sediar a cerimônia de premiação, que contará com um show da Equipe Furacão 2000. No dia, acontecerão ainda oficinas em parceria com o SESI, a Escola de Teatro da UERJ e o Batalhão Florestal, além de atividades de saúde (exame de saúde bucal, aferição de pressão, nutricionista, prevenção de DST tabagismo, entre outros).

O evento acontecerá neste próximo sábado, dia 17, na Quadra da Comunidade dos Prazeres (Rua Gomes Lopes, n° 12, próximo ao Casarão dos Prazeres, Santa Teresa). As atividades terão início às 10 horas da manhã e devem encerrar-se por volta de 14 horas. Todos estão convidados!

Abaixo segue a lista de comunidades que participaram da Gincana:
- Escondidinho/Prazeres
- Batan
- Salgueiro
- Andaraí
- Chapéu Mangueira/Babilônia
- Cidade de Deus
- Complexo do Borel
- Formiga
- Macacos
- Matriz/Quieto/São João
- Pavão/Pavãozinho/Cantagalo
- Providência
- Santa Marta
- São Carlos
- Tabajaras/Cabritos

12 de dezembro de 2011

ELOS DA CIDADANIA FAZ ENCONTRO DE AVALIAÇÃO COM OS TUTORES

Nesse fim de semana, entre os dias 11 e 12 de dezembro, a Superintendência de Educação Ambiental organizou em Petrópolis um encontro de avaliação do programa Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania.

O programa Elos da Cidadania foi criado em 2007 pela Superintendência de Educação Ambiental da SEA. O objetivo é debater a temática socioambiental no ambiente escolar e estimular o diálogo dessas instituições com as comunidades vizinhas, buscando soluções coletivas para os problemas socioambientais identificados e a participação de estudantes, professores e dos demais moradores na vida pública local.

A superintendente de Educação Ambiental, Lara Moutinho, explica as etapas do programa. “Inicialmente as escolas realizam um diagnóstico dos principais problemas, potencialidades e vulnerabilidades presentes, para em seguida, organizar uma agenda de ações que serão executadas em parceria com a comunidade do entorno. É um rico ambiente da criatividade voltada para a formação da cidadania ambiental."

Em 2011, o Elos se organizou a partir de 18 polos, localizados em cidades das regiões Metropolitana e Serrana, e chegou a 60 escolas públicas (entre municipais e estaduais). Cada polo conta com um tutor, que é responsável por coordenar as atividades junto às escolas daquele território.

O encontro de avaliação reuniu toda a coordenação do programa com a equipe de tutoria.

A coordenadora do Eixo-formal da Superintendência de Educação Ambiental, Andréa Bello, falou da atividade. “Foi o segundo momento de avaliação promovido pela Superintendência de Educação Ambiental, a fim de, analisar a evolução do programa nos polos e traçar com os tutores as diretrizes para o próximo ano. Além disso, foi também um momento de confraternização e entrosamento da equipe.”

O Elos da Cidadania é um programa de formação continuada desenvolvido pela Secretaria de Estado do Ambiente e executado em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, a UERJ, o CECIERJ e com apoio das secretarias de educação dos municípios envolvidos. Suas ações contam com verba do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM).

AGENDA DA SEMANA

Segunda, dia 12:
- Encontro Nacional de Gestores de Educação Ambiental, em Brasília
Terça, dia 13:
- Reunião do núcleo Rio sem Homofobia do programa Ambiente em Ação
Quarta, dia 14:
- Reunião do GIEA – Grupo Interdisciplinar de Educação Ambiental
Quinta, dia 15:
- Reunião com o FECAM sobre o projeto dos Ecopontos
Sexta, dia 16:
- Reunião com o DIBAP e o INEA para projeto dos Mosaicos
Sábado, dia 17:
- Encerramento da Gincana 10 Minutos Contra a Dengue

8 de dezembro de 2011

ELOS DA DIVERSIDADE PROMOVE 3 GRANDES ENCONTROS DE TERREIRO

O Núcleo Elos da Diversidade fecha suas atividades de 2011 com um grande saldo de mobilização junto às Comunidades de Terreiro.

Organizado no âmbito do programa Ambiente em Ação, o Núcleo atua com Educação Ambiental, Cultura e Combate à Intolerância Religiosa.

Segundo a Superintendente de Educação Ambiental Lara Moutinho da Costa “a proposta nasceu de experiências anteriores com o grupo Meio Ambiente e Espaços Sagrados, do Parque Nacional da Tijuca e a campanha Elos de Axé, do MIR (Movimento Inter-Religioso). O objetivo é estreitar e fortalecer os elos entre a diversidade biológica e a cultural, visando à conservação dos recursos naturais e das práticas sociais a eles associadas”.

Nesse ano foram realizados 3 Encontros de Povos e Comunidades de Terreiro.

Um no Ilê Axé Efon, casa do Babalorixá Elias de Iansã, em Nova Iguaçu, que teve como articulador Aderbal Ashogun.

Outro na APAACABE (Associação de Proteção dos Amigos e Adeptos do Culto Afro Brasileiro e Espírita), que fica no bairro de Cosmo na Zona Oeste do Rio. Com apoio de seu presidente, o Babalorixá Luiz do Omolu, e a articulação da Ekedi Basília Paula.

E o mais recente organizado pela Yalorixá Torody de Ogum no Ile Ásè Alá Koro Wo, em São João de Meriti.

A ideia desses encontros iniciais é sensibilizar e mobilizar as populações da Baixada Fluminense e da Zona Oeste do Rio de Janeiro para a construção de propostas relacionadas ao acesso e uso das áreas naturais protegidas para práticas religiosas.

Entre técnicos da área ambiental, membros do Poder Público, representantes de organizações da Sociedade Civil e líderes religiosos, cada encontro reuniu em torno de 80 pessoas.

Criado pela Superintendência de Educação Ambiental, o Elos da Diversidade tem o objetivo de favorecer o diálogo entre os saberes religiosos e o conhecimento científico, que por caminhos e olhares diferentes, cuidam e protegem a natureza.

O próximo Encontro de Povos e Comunidades de Terreiro já está marcado para o ano que vem, no dia 14 de janeiro, na Casa da Yalorixá Palmira de Oyá, em Mesquita.

Maiores informações através do e-mail programa.ambienteacao@gmail.com

Um fim de ano com muito axé para todos!

5 de dezembro de 2011

ELOS DA CIDADANIA PROMOVE MOSTRA FINAL

Na sexta feira, dia 2 de dezembro, a equipe da Superintendência de Educação Ambiental da SEA esteve na UERJ organizando a Mostra Final do Curso de Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania.

Além da apresentação dos trabalhos, ocorreu a formatura dos 2 mil cursistas (entre alunos e professores) participantes do programa.

O secretário do Ambiente, Carlos Minc, marcou presença e falou do papel que a educação cumpre em nossa formação. "Educação ambiental não é decoreba. É mudança de atitude e integração, pois estimula as pessoas a participar da vida da sua comunidade e da sua cidade."

Minc afirmou, ainda, que “o que difere uma sociedade civilizada da barbárie não é o número de carros ou celulares que as pessoas possuem, mas sim como ela trata as suas crianças, os seus idosos, os seus rios, as suas lagoas e o seu lixo”.

O programa Elos da Cidadania foi criado em 2007 pela Superintendência de Educação Ambiental da SEA. O objetivo é debater a temática socioambiental no ambiente escolar e estimular o diálogo dessas instituições com as comunidades vizinhas, buscando soluções coletivas para os problemas socioambientais identificados e a participação de estudantes, professores e dos demais moradores na vida pública local.

Em 2011 o Elos chegou a 60 escolas públicas (entre municipais e estaduais) e está organizado a partir de 18 polos, localizados em cidades das regiões Metropolitana e Serrana.

A superintendente de Educação Ambiental, Lara Moutinho, falou sobre as etapas do programa. “Inicialmente as escolas realizam um diagnóstico dos principais problemas, potencialidades e vulnerabilidades presentes, para em seguida, organizar uma agenda de ações que serão executadas em parceria com a comunidade do entorno. É um rico ambiente da criatividade voltada para a formação da cidadania ambiental."

O Elos da Cidadania é um programa de formação continuada desenvolvido pela Secretaria de Estado do Ambiente e executado em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, a UERJ, o CECIERJ e com apoio das secretarias de educação dos municípios envolvidos. Suas ações contam com verba do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM).

AGENDA DA SEMANA

Segunda, dia 05:
- Reunião com equipe do Núcleo Elos da Diversidade - Midiateca Arte e Cultura, Centro Cultural da UERJ, 10h.
- Reunião de Coordenação da SEA
- Oficina de Encerramento do programa Elos da Cidadania em Petrópolis
Terça, dia 06:
- Oficina de Encerramento do programa Elos da Cidadania em Areal, Cantagalo e São José do Vale do Rio Preto
Quarta, dia 07:
- Oficina de Encerramento do programa Elos da Cidadania em Cordeiro
- Cerimônia de entrega do título de cidadão honorário do Rio de Janeiro ao engenheiro agrônomo Alceo Magnanini
- Reunião do Grupo Gestor do PROEEA-RJ – Programa de Educação Ambiental do Rio de Janeiro
Quinta, dia 08:
- Oficina de Encerramento do programa Elos da Cidadania em São Sebastião do Alto
Sexta, dia 09:
- Seminário de Educação Ambiental em Silva Jardim
Sábado, dia 10:
- Reunião de Avaliação do Programa Elos da Cidadania em Petrópolis
Domingo, dia 11:
- Reunião de Avaliação do Programa Elos da Cidadania em Petrópolis

1 de dezembro de 2011

O RECONHECIMENTO MERECIDO

O engenheiro agrônomo Alceo Magnanini é considerado um dos pioneiros no campo da conservação da natureza e da ecologia no Brasil. Único remanescente do grupo de especialistas que elaborou o Código Florestal em 1965 (e crítico ferrenho das mudanças propostas pela bancada ruralista ao código), Magnanini será homenageado com o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. A cerimônia vai acontecer na próxima quarta-feira, dia 07/12, às 10 horas, no Plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Defensor das florestas, o engenheiro foi figura importante nas políticas públicas de proteção ambiental durante toda a sua carreira. Magnanini trabalhou em órgãos como o Conselho Nacional de Geografia, o Museu Nacional e o antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (atual IBAMA). Atualmente, ele é consultor da diretoria da área de Biodiversidade e Áreas Protegidas do INEA - Instituto Estadual do Ambiente.