28 de julho de 2011

Seminário para prevenção de catástrofes

Hoje nossa equipe participou do Seminário para Implementação da Gestão Integrada de Emergência da Região Serrana e do Município do Rio de Janeiro. Foi um espaço privilegiado para discutir estratégias para a prevenção de catástrofes em nosso estado, unindo os principais orgãos de governo que atuam na gestão dos respectivos territórios.

Segundo nossa superintendente Lara Moutinho "esse tipo de iniciativa é fundamental pois promove a articulação e a integração entre os orgãos do governo para atender as demandas, com relação às vulnerabilidades sociais e ambientais das comunidades envolvidas".

O encontro é parte do esforço conjunto do Planejamento Estratégico Integrado para Ações de Prevenção e Preparação contra Desastres Naturais. Além da Secretaria de Estado de Defesa Civil, que promoveu o encontro, participaram representantes da Secretaria de Estado do Ambiente, de Segurança Pública, do INEA, da Defesa Civil das prefeituras e de vários orgãos do governo envolvidos.

27 de julho de 2011

DEU NA MÍDIA: "Elos da Cidadania" formará grupos de educação ambiental nas escolas


Professores e estudantes de 63 escolas em 18 municípios do Rio de Janeiro iniciaram no dia 18 de julho as aulas do curso "Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania". A aula inaugural aconteceu no campus Maracanã da Universidade, ministrada pela superintendente de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Ambiente (SEA), Lara Moutinho. O secretário estadual de ambiente Carlos Minc falou sobre o programa de capacitação de educação ambiental em um vídeo de dois minutos, exibido aos alunos.

Leia mais aqui. (terceiro tópico)

DEU NA MÍDIA: Professores recebem Curso de Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar



Pelo menos 19 professores e outros cinco convidados de Cantagalo estão participando, esta semana, do Curso de Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar, parceria da Secretaria Estadual do Ambiente, Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, Fundação Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), Secretaria de Educação de Cantagalo e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), responsável pelo curso por meio do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (Departamento de Ensino de Ciências e Biologia/ Núcleo de Ensino e Pesquisa em Ciências, Biologia e Ambiente à Distância) e do Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável. A Fundação Cecierj entra com a utilização da sua plataforma de tecnologia de educação à distância.

A aula inaugural foi realizada na manhã dessa segunda-feira, 25 de julho, no auditório do Polo Cantagalo do Cederj (Centro de Educação Superior à Distância). O curso vai qualificar professores da educação básica para o planejamento e o desenvolvimento de Agendas 21 Escolares e projetos de intervenção em Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar.

Leia mais.

25 de julho de 2011

Será exibido nessa quarta-feira, dia 27, o curta-documentário produzido pelos alunos do programa Nas Ondas do Ambiente de populações tradicionais da Bocaina. O filme será apresentado pelo projeto Cinema no Parque, às 19 horas, no Casarão Parque Estadual de Ilha Grande. Quem puder prestigiar, não perca a chance!

AGENDA DA SEMANA

Segunda, dia 25:
- Reunião de coordenação
Terça, dia 26:
- Encontro com a Secretária de Meio Ambiente de Mesquita, Kátia Perobelli
- Reunião com Cláudia Zur e Piero
Quarta, dia 27:
- Reunião AEMERJ
- Reunião Defesa Civil com o Coronel Idilberto Calisto
- Exibição do curta-documentário produzido pelos alunos do programa Nas Ondas do Ambiente de populações tradicionais da Bocaina. O evento acontece no Casarão Parque Estadual da Ilha Grande
Quinta, dia 28:
- Reunião de equipe SEAM
Sexta, dia 29:
- Reunião com Nayda do IBASE
Sábado, dia 30:
- III Encontro do Mosaico Central Fluminense

DEU NA MÍDIA: Região Serrana vai receber programa de educação ambiental


Três mil e trezentas pessoas, entre professores, alunos de escolas públicas e funcionários das secretarias municipais da Defesa Civil da Região Serrana e municípios da Região Metropolitana serão qualificados pelo Programa de Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Formando Elos da Cidadania 2011, da Secretaria de Ambiente. O programa, realizado pela quarta vez, tem como objetivo mobilizar a comunidade escolar, o poder público e a sociedade civil a construir planos de ação coletivos com foco nas vulnerabilidades socioambientais destas regiões fluminenses.

22 de julho de 2011

III ENCONTRO DE COMUNIDADES DO MOSAICO CENTRAL FLUMINENSE


No sábado da próxima semana, dia 30, vai rolar o III Encontro de Comunidades do Mosaico Central Fluminense. Informações completas aqui!

DEU NA MÍDIA: Elos da Cidadania na Imprensa Oficial


Três mil e trezentas pessoas, entre professores, alunos de escolas públicas e funcionários das secretarias municipais da Defesa Civil da Região Serrana e de municípios da Região Metropolitana serão qualificadas pelo Programa de Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Formando Elos da Cidadania 2011, da Secretaria de Ambiente. O programa, realizado pela quarta vez, tem como objetivo mobilizar a comunidade escolar, o poder público e a sociedade civil a construir planos de ação coletivos com foco nas vulnerabilidades socioambientais destas regiões fluminenses.

DEU NA MÍDIA: Elos da Cidadania no O Fluminense


A Secretaria Estadual do Ambiente diz que “educar é prevenir” e, por isso, está lançando, em 18 municípios das regiões Serrana e Metropolitana, a 4ª edição do Programa de Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Formando Elos da Cidadania. O tema do curso de formação continuada será a ocupação irregular de áreas de risco e a preservação ambiental. A iniciativa irá ocorrer em escolas públicas estaduais e municipais para professores e alunos, além de gestores públicos de Saúde e Defesa Civil. Niterói e São Gonçalo foram incluídas no programa.

21 de julho de 2011

O site Ciência Hoje apresenta uma reportagem sobre as diversas formas de se abordar educação ambiental e como ela funciona no nosso estado, através do PROEEA-RJ – Política Estadual de Educação Ambiental Rio de Janeiro.

A matéria explica as vantagens da escolha de um modelo de mobilização coletiva, que inclui na discussão do processo os principais atores envolvidos, trazendo dessa forma maior riqueza de informações.

18 de julho de 2011

AGENDA DA SEMANA

Como de costume, segue a agenda da semana. Em especial, o lançamento do programa Elos da Cidadania em várias cidades!

AGENDA DA SEMANA

Segunda, dia 18:

- Abertura do programa Elos da Cidadania em Mesquita, Nova Iguaçu e Rio de Janeiro I e II

- Reunião para definir ações e estratégias para deslanchar a campanha para as dez espécies da fauna mais ameaçadas de extinção no Rio de Janeiro

Terça, dia 19:

- Abertura do programa Elos da Cidadania em São João do Meriti, Niterói e São Gonçalo

Quarta, dia 20:

- Abertura do programa Elos da Cidadania em Duque de Caxias, Areal e Petrópolis

Quinta, dia 21:

- Abertura do programa Elos da Cidadania em Teresópolis, Nova Friburgo e São José do Vale do Rio Preto

- Palestra do engenheiro agrônomo Alceo Magnanini no auditório do IAB - Instituto de Arquitetos do Brasil, com o tema “Para quê Código Florestal?”

- Apresentação teatral do Projeto Damaré, com a peça “Boleros Suburbanos”, no Teatro Noel Rosa, no Centro Cultural da UERJ

Sexta, dia 22:

- Abertura do programa Elos da Cidadania em Bom Jardim, Cordeiro, Sumidouro e Rio de Janeiro III

13 de julho de 2011

Rio Águas vai coordenar programa de educação ambiental para a população do Rio de Janeiro



Nota de apoio do GIEA à categoria dos Profissionais de Educação

Alô Pessoal, em sua 23ª Reunião Ordinária o GIEA (Grupo Interdisciplinar de Educação Ambiental), criado pela lei 3325/99, deliberou por encaminhar uma nota de apoio à categoria dos Profissionais de Educação do estado do Rio de Janeiro. Segue abaixo o documento aprovado:

NOTA DE APOIO DO GRUPO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL À CATEGORIA DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CONSIDERANDO que a valorização dos profissionais da educação possui ampla normatização em Atos Legislativos de âmbito federal e estadual, com normas específicas para o estado do Rio de Janeiro;

CONSIDERANDO a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 206, inciso V, dispõe sobre a valorização dos profissionais da educação;

CONSIDERANDO que a Emenda Constitucional nº 53/2006 ratifica a necessidade e a urgência dessa valorização;

CONSIDERANDO que o Plano Estadual de Educação do Rio de Janeiro, instituído pela Lei nº 5597 de 18 de dezembro de 2009, no governo de Sérgio Cabral, ressalta que: para que alcancemos uma articulação de ações políticas que conduzam, de fato, a uma valorização dos profissionais da educação e, como conseqüência, uma melhoria da educação pública, é preciso que seja implementado um sistema estadual público de formação dos profissionais da educação, capaz de contemplar a formação inicial, condições de trabalho, salário e carreira e formação continuada, como condições de melhoria da qualidade da Educação Básica, na perspectiva de construir uma política de profissionalização e valorização do magistério para os profissionais da educação”

CONSIDERANDO que as inadequadas condições de trabalho, os baixos salários, o insatisfatório plano de carreira e a insuficiente formação continuada dos profissionais da educação do estado do Rio de Janeiro levaram a categoria a assumir o estado de greve desde o dia 07 de junho do corrente ano para reivindicar reajuste salarial de 26%, incorporação integral da gratificação do Nova Escola, descongelamento do Plano de Carreira dos funcionários administrativos, dentre outras questões relevantes;

CONSIDERANDO que os profissionais da educação desempenham nos espaços de ensino formal o papel de protagonistas da inserção da Educação Ambiental nas escolas e nas comunidades escolares, e assim um importante ator social unido aos esforços da sociedade que objetiva a vida num ambiente solidário, saudável e sustentável.

CONSIDERANDO que o Grupo Interdisciplinar de Educação Ambiental do estado do Rio de Janeiro, órgão colegiado criado pela Lei 3325/99 e regulamentado pelo Decreto nº 40.887/07, que congrega instituições de educação, ciência e serviços, representadas por educadores cientes da relevância que condições de trabalho, derivadas inclusive de salários justos, se revestem de elementos estruturantes para a EDUCAÇÃO.

Informa que apóia o movimento dos profissionais de educação do estado do Rio de Janeiro por considerar que as reivindicações são justas e coerentes com o marco regulatório brasileiro e, em especial, com o do estado do Rio de Janeiro.

12 de julho de 2011

O Instituto África Viva através do seu diretor, Luis Kinugawa, e da cantora e bailarina da República da Nova Guiné, Fanta Konatê, oferecem esse final de semana no Rio uma Oficina de Dança e Percussão Africana.

O projeto tem como objetivo propiciar ao aluno um contato direto com a fonte original dessa cultura e de sua tradição de ensino. Além disso, os participantes receberão conhecimentos acerca da história, da cultura e dos costumes da África Oeste.

Dependendo do tipo de público da oficina, o grupo será dividido em iniciantes e avançados. Neste caso, os primeiros receberiam noções básicas das danças e músicas tradicionais africanas, enquanto os avançados aprenderiam técnicas, formas e arranjos mais elaborados.

O evento vai acontecer nos dias 15, 16 e 17 de julho, na Fundição Progresso, na Lapa. Pagando com antecedência, os três dias de curso saem por 80 reais. Os que preferirem pagar na hora terão que desembolsar um pouquinho a mais - 90 reais. É possível também o pagamento de aulas avulsas, cujo preço varia entre 30 e 35 reais.


Os telefones para mais informações são: 9997-1843 ou 8027-9449.


E quem quiser conferir um pouco do que vai ser apresentado na oficina, segue o link do canal Youtube do Instituto África Viva:

http://www.youtube.com/user/AfricaViva

11 de julho de 2011

O CEBB – Centro de Estudos Budistas Bodisatva – e o Mosteiro Sakya convidam para a palestra de Sua Santidade Sakya Trizin, monge budista que convive com o atual Dalai Lama. O tema da apresentação será “Meio Ambiente, interdependência e sustentabilidade: uma responsabilidade universal”. A conversa faz parte do Ciclo de Diálogos sobre “Ação e Educação no Século XXI”, organizado pelas duas instituições, que começa no dia 19/07 e vai incluir outros nomes relevantes no meio da educação e do meio ambiente, como Leonardo Boff.


A palestra do monge budista ocorrerá no dia 22 de julho, sexta-feira, às 10 horas da manhã, no auditório da Academia Brasileira de Letras. O endereço é Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo. Para conferir a programação completa do evento, é só acessar o site:

http://www.sakyabrasil.org/
A agenda dessa semana já está disponível. Confiram!

Dia 11 (segunda):
- Reunião com Marta Porto, secretária de cidadania cultural do Ministério da Cultura
- Reunião de Coordenção da SEA
Dia 12 (terça):
- Reunião no Borel com lideranças comunitárias para tratar da capacitação em tratamento de resíduos
Dia 13 (quarta):
- Reunião Extraordinária do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica
- Reunião do Comitê de Políticas Sociais Pacificadoras
Dia 14 (quinta):
- Reunião para tratar do uso público dos projetos de Eduação Ambiental em Unidades de Conservação
- Reunião com o Centro de Teatro do Oprimido.

4 de julho de 2011

Rádio Mulher: um ambiente comunitário


Foi lançada na última sexta-feira, dia primeiro de julho, a rádio “Mulher”, no Morro do Alemão. A rádio é feita pelo grupo “Mulheres da Paz”, composto por lideranças femininas da comunidade e faz parte do programa Nas Ondas do Ambiente. Durante o evento, foi lançada também a Campanha contra a Dengue no Alemão, que serviu de tema para o primeiro programa ao vivo da rádio comunitária.
Convidado especial do acontecimento, o secretário de estado do ambiente Carlos Minc foi entrevistado no programa. Ele explicou a relação entre a proliferação da dengue e o ambiente em que vivemos, falou sobre a força da mulher e a importância das rádios comunitárias para dar voz à população – com total liberdade de expressão. O secretário explicou também que a Educação Ambiental deve ultrapassar a sala de aula e fazer parte do cotidiano dos moradores, trazendo conseqüentemente maior qualidade de vida. Minc citou ainda outro projeto do governo do Estado para o Alemão, a “Fábrica da Cidadania”, onde jovens da comunidade aprenderão a reformar antigos computadores que posteriormente serão usados para benefício dos próprios moradores.
Segue abaixo uma reportagem da rede de comunicações IPS América Latina, que explica a importância da rádio Mulher para a comunidade e contextualiza a situação atual do Complexo do Alemão.

http://www.ipsnoticias.net/_focus/mujer/multimedia.asp