25 de fevereiro de 2011

Fundo Brasileiro de Educação Ambiental

Alô galera do Ambiente, o processo de consulta pública para a formação do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA) está em andamento. O objetivo do fundo é financiar ações públicas e estruturantes de educação ambiental e também apoiar políticas públicas da área vinculada à Política Nacional de Educação Ambiental. A consulta, nessa etapa, diz respeito à formulação do estatuto social. O prazo para envio de contribuições vai até 1° de março de 2011.

Consulte a proposta de estatuto >>> consultafunbea.blogspot.com

Para sugerir alterações, preencha este formulário, e envie para: consultafunbea@gmail.com

24 de fevereiro de 2011

Pacto pelo saneamento


Confiram os slides de apresentação do Programa Pacto pelo Saneamento, que mostra o andamento das ações nos diversos municípios atendidos até o final de 2010.
>

22 de fevereiro de 2011

Desenvolvimento Rural Sustentável

O setor agropecuário fluminense conta com um reforço para desenvolver ações que auxiliem comunidades rurais a utilizar recursos naturais de maneira sustentável. O Programa Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro – Rio Rural – busca melhorar a qualidade de vida no campo através da conscientização e da adesão do produtor às práticas sustentáveis.

Elaborado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (SEAPPA), através da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (SDS) e com financiamento do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), o Rio Rural executa treinamentos e capacitações continuadas aos envolvidos nas ações de desenvolvimento rural.

Do ponto de vista físico, as microbacias hidrográficas são um conjunto de terras que fazem a drenagem de água e deságuam em um rio principal. Entretanto, as mesmas também estão associadas à realização de programas de desenvolvimento sustentável, beneficiando diretamente as comunidades rurais. O Rio Rural consolida o reconhecimento desse estudo como um instrumento ambiental que promove as práticas de conservação de solo e água.

A metodologia de microbacias, que vem sendo aprimorada no Brasil nos últimos vinte anos, é colocada em prática com a participação do produtor familiar e dos demais moradores de cada comunidade, reunidos em grupos de interesse. São eleitos representantes para formar entidades encarregadas de liderar as ações de desenvolvimento rural sustentável, no caso, os Comitês Gestores de Microbacias (COGEM). Esses são responsáveis por realizar um levantamento das principais demandas e potenciais das microbacias através do Diagnóstico Rural Participativo (DRP). A partir desse primeiro documento, é construído o Plano Executivo da Microbacia (PEM), que contém as ações que serão realizadas.

O programa assiste, diretamente, 300 mil habitantes de 470 microbacias identificadas no estado. Ainda são beneficiadas as populações residentes nos centros urbanos e na Região Metropolitana. A área de abrangência do projeto compreende, prioritariamente, as regiões Norte e Noroeste do Rio de Janeiro e tem como área de expansão a Região Serrana. As ações ainda são replicadas para as regiões da Baixada Litorânea, Metropolitana, Sul e Médio-Paraíba.

Para se informar mais sobre o programa e saber como participar, os interessados podem entrar em contato pelo site www.microbacias.rj.gov.br ou pelos telefones (21) 3607-5398/ 7637/ 6003. Outra opção é procurar um representante da Emater – empresa responsável pela assistência técnica e extensão rural no Estado do Rio de Janeiro – na sua região.


19 de fevereiro de 2011

Tá na Rua e Energy Marcon promovem atividades de Educação Ambiental

A Instituição em Educação Ambiental Energy marcon e o Grupo Tá na Rua promovem na véspera do dia da criação do IBAMA, 21 de fevereiro, atividades em educação ambiental gratuitamente na sede do Grupo (Av Mem de Sá, 35, Lapa).


Contação de história, bate-papo com o público presente sobre o que são Impactos Ambientais e como mitigá-los e a exibição do documentário ‘HOME - Nosso Planeta, Nossa Casa’ fazem parte da programação.

Dirigido por Yann Arthus-Bertrand e produzido por Denis Carot e Luc Besson, o documentário foi trazido para o Brasil em parceria com a Good Planet Foundation e Europa Filmes. O documentário foi lançado mundialmente no dia 05 de junho de 2009, Dia Internacional do Meio Ambiente, e foi rodado em 54 países e em 120 locações. Rendeu 500 horas de filmagens, todas elas captadas dos céus e registradas em 733 fitas em 18 meses.


Serviço:
Grupo Tá na Rua - Av Mem de Sá, 35 Lapa- www.tanarua.com.br

Segunda, 21/02
19h - contação de história com a atriz e professora Tatiana Henrique
19:20 – bate-papo com o público presente sobre Impactos Ambientais
19:30 - exibição do documentário ‘HOME - Nosso Planeta, Nossa Casa’
‘HOME - Nosso Planeta, Nossa Casa’
Gênero: Documentário
Duração: 93 minutos
Direção: Yann Arthus-Bertrand
Classificação Indicativa: Livre

16 de fevereiro de 2011

Bloco Escravos do Ambiente


Sucesso nos últimos dois anos, o Bloco Carnavalesco Escravos do Ambiente, dos funcionários da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), está de volta para mais um Carnaval.

Os “foliambientalistas” prometem a mesma animação que, nos anos anteriores, arrastou não só os funcionários da SEA e do Inea como também o engenheiro Wagner Victer, presidente da Cedae, empresa vizinha.

A exemplo dos anos anteriores, o bloco vai adotar conceito ecológico: todas as fantasias e os adereços serão confeccionados com material reciclável. Este ano, o bloco terá dois sambas enredo concorrendo: o primeiro relembra os temas destacados nos anos anteriores, como reciclagem e aquecimento global, e ainda aborda a conservação do ambiente para futuras gerações e a utilização de fontes limpas e renováveis de energia. Já o concorrente aborda a recuperação dos rios da Baixada Fluminense e a coleta de óleo de cozinha usado para a reciclagem.

Os ensaios técnicos serão realizados nos dias 17 e 24 de fevereiro no pátio da sede da SEA/Inea, na Av. Venezuela, 110, a partir das 18h, e contarão com a presença da bateria mirim Estrelinha da Mocidade. Nesta quinta-feira (17/02), os “foliambientalistas” escolherão o samba enredo.

O desfile do bloco será na quinta-feira 3 de março, antes do Carnaval, por ruas do Centro próximas à Praça Mauá, com parada técnica na Pedra do Sal. O samba ficará por conta do puxador Jorginho da Flor.

Fonte: SEA

7 de fevereiro de 2011

Seminário SEAM em Mendes

Olá Pessoal, nessa semana que passou, nossa equipe de Educação Ambiental organizou, junto com a UERJ, um seminário de avaliação do programa Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania. A atividade contou com a participação de tutores do programa de todas as regiões do estado. Entre mostras de resultados, avaliações coletivas e riquíssimas sugestões, planejamos a continuidade de nossas ações para 2011. Também avaliamos e nos planejamos na execução do programa Nas Ondas do Ambiente. O seminário durou de quinta até sábado e em breve publicaremos aqui, uma compilação do que foi produzido.

Deu na Mídia: O Repórter

Fé e conscientização ambiental marcam festejos pelo Dia de Iemanjá
Por Redação - 02.02.2011 às 14:29:00 - 950 Views
Por Marcelle Colbert

RIO DE JANEIRO - Fé e educação ambiental. A festa em homenagem à Iemanjá nesta quarta-feira (2/2), no Centro do Rio, levou aos milhares de devotos da Rainha d Mar essas importanes lições. Este ano, o cortejo realizado da Cinelândia até a Praça XV não foi marcado apenas pela cantoria e pedidos de proteção e paz.

O respeito à natureza também fez parte da celebração. Antes do 1.200 religiosso seguirem em uma barca exclusiva rumo à Praia de Boa Viagem, em Niterói, para o lançamento das oferendas, a Secretaria do Ambiente distribuiu o Decálogo das Oferendas. O material orienta os devotos sobre a adoção da prática ecologicamente correta em cultos aos orixás.

Na "barqueata" em homenagem ao Dia de Iemanjá, a surintendente de Educação Ambiental da Secretaria do Ambiente, Lara Moutinho, destacou os benefícios de resgatar os saberes sagrados do candomblé e da umbanda, conscientizando baianas, devotos, seguidores e admiradores das religiões afro-brasileiras sobre a utilização de materiais biodegradáveis nas oferendas. Dispensar o uso de velas em rituais realizados em florestas também é uma da ações defendidas no Decálogo das Oferendas, desenvolvido em parceria com o instituto Omo Arô Cia. Cultural.
"Nós juntamos as preocupações dos pais de santo em recuperar os saberes da umbanda e do candomblé - qua nas suas tradições usam a natureza, em cultos em cachoeiras, rios e praias - com a necessidade de conscientizar ambientalmente os filhos de santo. O objetivo é associar as tradições religiosas com a preservação do meio ambiente. Nós distribuímos cinco mil decálgos na festa de Iemanjá, mas vamos entregar esse material em todas as datas do calendário religioso", explicou Lara Moutinho.

Deu na Mídia: Jornal do Brasil

Educação Ambiental marca Dia de Iemanjá no Rio de Janeiro

RIO - A festa em homenagem a Iemanjá, que acontece nesta quarta-feira, no Centro do Rio, está sendo marcada pela fé e conscientização ambiental. Este ano, o respeito à natureza faz parte do cortejo realizado da Cinelândia até a Praça XV. Antes dos 1.200 religiosos seguirem em uma barca exclusiva rumo à Praia de Boa Viagem, em Niterói, a Superintendência de Educação Ambiental distribuiu o decálogo das oferendas.

O material, desenvolvido em parceria com o instituto Omo Arô Cia. Cultural, orientará os devotos sobre a prática ecologicamente correta de culto aos orixás.

2 de fevereiro de 2011

Seminário Avaliação de Projetos de Recursos Hídricos


Olá Pessoal, estamos disponibilizando a sistematização do seminário “PARÂMETROS E INDICADORES PARA AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTOS PARA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS” e alguns arquivos complementares.


Além de um balanço sobre as atuais políticas de gestão de recursos hídricos, a compilação traz boas orientações para interessados em avaliação, formulação e acompanhamento de projetos em Educação Ambiental na área de recursos hídricos.


Responsáveis pela sistematização: Maria de Souza O. Tavares (REPEA/Práxis Consultoria Socioambiental) e Semíramis Biasoli (REPEA/Laboratório OCA/ESALQ) Grupo Pesquisa EA – UFSCar/CDCC.


Baixe aqui:


1 - Critérios para avaliação de processos

2 - Sistematização do Seminário

3 - Resolução 98 do CNRH

Resgate de Animais na Região Serrana

Com a tragédia da Região Serrana, muitas famílias ainda sofrem com a perda de entes queridos. Além disso, é grande o número de desabrigados. A situação é delicada e estamos a cada dia buscando renovar nossa solidariedade em ações concretas. Dessa vez, foram entregues doações e nossos voluntários, Patrícia, Maura, Andrea e Acyr, ajudaram no resgate de animais para o abrigo de Teresópolis.

Veja aqui as fotos

1 de fevereiro de 2011

Festa de Iemanjá

Começam hoje as festividades em comemoração ao Dia de Iemanjá (que é amanhã). Dentre os vários eventos do calendário, estamos apoiando a realização da Oficina Itinerante Treme Terra Esculturas Sonoras, que realizará hoje e amanhã várias atividades para celebrar o dia da "rainha das águas". Vai ter capoeira, dança-afro, grafite e vários debates. Esse ano a festa é dedicada aos 80 anos de Mãe Beata de Yemonja. A programação começa hoje às 16 horas e vai até amanhã de noite, tudo no Centro Teatro do Oprimido (Mem de Sá, 31) na Lapa.


Veja a programação completa: http://migre.me/3N6uu


E além disso, vai aconter também, a tradicional procissão: http://www.cultura.rj.gov.br/evento/procissao-de-iemanja

Panfleto Informativo Dia de Iemanjá

Pessoal, amanhã (dia 2 de fevereiro) é comemorado o Dia de Iemanjá. Considerada a mãe dos Orixás, rainha do mar e deusa do encontro das águas, ela é uma divindade do panteão africano, também muito popular no Brasil. Todos os anos mobiliza multidões de admiradores, que lhe dedicam presentes de oferendas, deixados na praia ou lançados ao mar. Visando resgatar o conhecimento da Matriz Africana baseado na sacralidade da natureza e ao mesmo tempo minimizar o impacto ambiental com a utilização de artigos apropriados e ações conscientes e conseqüentes, organizamos junto com o grupo Omo Aro Cia. Cultura um panfleto informativo sobre boas práticas na utilização de praias e mares.

Baixe aqui o panfleto