25 de fevereiro de 2010

Agentes que participaram do Projeto Pavuna-Meriti recebem capacitação em Educação Ambiental

Teve início no último dia 23, a Capacitação em Educação Ambiental promovida pela Gerência de Educação Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (GEAM/Inea) em parceria com a Superintendência de Educação Ambiental (SEAM) e a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Secretaria de Estado do Ambiente.

O público é composto por 30 agentes ambientais que participaram do Projeto de Mobilização Social para Recuperação do Rio Pavuna-Meriti, realizado em 2008 e 2009.

As aulas contemplarão teoria, prática e visitas orientadas . Os temas abordados serão: princípios e objetivos da Educação Ambiental; ética ambiental; Agenda 21; coleta seletiva; lei contra crimes ambientais; licenciamento; saneamento; responsabilidade ambiental, e a estrutura das instituições ambientais do Estado do Rio de Janeiro.

O curso terá carga horária de 88 horas e ocorrerá as terças e quintas-feiras, de 9 às 13 horas, no auditório do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em São Cristovão. As aulas práticas serão ministradas na Associação Comercial de Rocha Miranda.

Na primeira aula, no dia 23 de fevereiro, os alunos conheceram a metodologia do curso e o material didático, e participaram de uma dinâmica visando à integração e sensibilização do grupo.

A mesa de abertura foi composta pela gerente de Educação Ambiental do Inea, Pólita Gonçalves, por Teresinha Miranda (Inea), Lourdes Guimarães (SEAM/SEA), Lúcia Carrera (Ascom/SEA), Newton Pereira (Inea) e Jocelino Porto do Núcleo Ecológico Pedras Preciosas (NEPP).

Os componentes da mesa ressaltaram a importância da capacitação de lideranças para o exercício do controle social e da recuperação ambiental de suas áreas.

24 de fevereiro de 2010

Reservem em suas agendas!


No próximo dia 15, terá início a IIª edição do curso à distância Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania.

O programa, que é fruto da parceria entre as secretarias de Estado do Ambiente, Educação, Ciência e Tecnologia, e a Universidades Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), tem como objetivo debater a temática socioambiental nos colégios estaduais e nas comunidades vizinhas destas instituições, apontando soluções coletivas para os problemas locais.


Local: UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) - Capela Ecumênica - Av. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã

Hora: 9h

Acesse o convite virtual
Saiba mais sobre o projeto


11 de fevereiro de 2010

Programa Agenda 21 na Escola tem novo prazo de inscrição


O programa Agenda 21 na Escola: Formando Elos de Cidadania teve o seu prazo de inscrição estendido para o dia 25 de fevereiro. A idéia é permitir que um maior número de professores, estudantes e moradores das comunidades do entorno das unidades escolares participantes do programa tenham a oportunidade de debater a temática socioambiental e de organizar agendas positivas para a região.

Não perca esta chance! Inscreva-se no link abaixo:

Inscrições Agenda 21

Conheça o programa e os seus resultados.



8 de fevereiro de 2010

Novidades do Agenda 21 na Escola para 2010


Um novo ano letivo se inicia e com ele chegam também diversas novidades do programa Agenda 21 na Escola: Formando Elos de Cidadania.

Mais ousado que nas etapas anteriores, o que veremos em 2010 é o desdobramento de um trabalho sério e dedicado, fruto da parceria entre as secretarias de Estado do Ambiente, Educação, Cieência e Tecnologia e a Universidades Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

O Agenda 21 na Escola teve início em 2007 com o objetivo de debater a temática socioambiental nos colégios estaduais e nas comunidades vizinhas destas instituições, apontando soluções coletivas para os problemas locais.

Fiquem ligados nas novidades:

- O programa Agenda 21 virou uma disciplina eletiva para os estudantes da graduação em Ciências Biológicas do Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ);

- Cerca de 100 agentes de saúde do município de Angra dos Reis estão participando do curso dentro das unidades escolares das suas áreas de atuação;

- O instituto para deficientes visuais, Benjamin Constant, também contará com um pólo do curso. Para tanto, todo o material didático está sendo adaptado;

- Em 2010 as escolas municipais poderão participar do curso, que, incluindo a Rede Estadual, atigirá cerca de 500 unidades escolares;

- 1089 escolas que participaram das fases 1, 2 e 3 do programa contarão com o acompanhamento de monitores no desenvolvimento seus projetos de Educação Ambiental.

Atenção:

- As inscrições para o Agenda 21 Escolar se encerram nessa sexta, dia 12 de fevereiro. Por isso não deixe para última hora, clique no link abaixo para efetuar sua inscrição!

Inscrições Agenda 21

Em breve contaremos as novidades do Programa Nas Ondas do Ambiente. Até mais!