30 de novembro de 2009

Curso de licenciamento ambiental entra em fase final e capacita cerca de 160 gestores


Terá início na próxima quarta-feira (02/12), a etapa presencial do curso de licenciamento ambiental para gestores públicos com foco em estações de tratamento de esgoto e aterros sanitários.

Nos dias dois e três de dezembro o curso será realizado na Fundação Casa de Rui Barbosa (Rua São Clemente, 134 – Botafogo) e nos dias nove e 10, na UERJ (auditório 13 / 3º andar – Bloco F – Rua São Francisco Xavier, 524– Maracanã).

O curso foi estruturado em dois módulos à distância e um presencial.

A etapa à distância foi realizada por meio de uma plataforma de ensino pela internet e concluída no dia 27 de novembro. Durante essa etapa, os cursistas foram assessorados por quatro tutores da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

Participaram da capacitação 184 gestores públicos, e a expectativa é de que 160 recebam certificados de conclusão.

O curso contará com superintendentes da SEA, diretores e gerentes do INEA, além da Secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos, do Presidente do INEA, Luiz Firmino Martins, e de um representante do Ministério do Meio Ambiente, Daniel Trento, como professores das aulas presenciais.

Realizada pela Secretaria de Estado Ambiente em parceria com o INEA e a Associação Estadual de Municípios (AEMERJ), esta capacitação dá continuidade às ações do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais (PNC), do Ministério do Meio Ambiente.

Servidores da SEA e do INEA que quiserem participar como ouvintes das aulas podem se inscrever pelo e-mail tutoria.pnc@gmail.com até o dia 02/12.

Veja a Programação: clique aqui.




Os 10 anos da Política Estadual de Educação Ambiental do Rio de Janeiro serão tema de debate na UERJ


Cerca de 350 educadores ambientais de todo o Estado se reunirão no Pavilhão João Lyra Filho (auditório 13/1º andar), na UERJ, nos dias sete e oito de dezembro, no seminário "Os 10 anos da Política Estadual de Educação Ambiental do Rio de Janeiro".

O objetivo do encontro é realizar uma retrospectiva, apontando os desafios e as ações da última década, e construir propostas e diretrizes pedagógicas para os próximos anos.

As comemorações relembram a sanção da lei 3.325, em 17 de dezembro de 1999, que dispõe sobre a Política Estadual de Educação Ambiental, além de complementar a lei federal 9.795/99, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro.

Acesse a programação do Seminário. Clique aqui.



25 de novembro de 2009

Projeto Nas Ondas da Mata Atlântica chega à Parati Mirim


Durante cinco dias (de 4 a 8 de novembro) o Quilombo Campinho da Independência, situado na Serra da Bocaina, em Parati-Mirim (Costa Verde/RJ), sediou a primeira fase do projeto Nas Ondas da Mata Atlântica (Mangaratiba, Angra dos Reis e Parati).

Quilombolas, caiçaras, índios, caipiras e gestores ambientais, das Unidades de Conservação da Natureza da região, assistiram aulas técnicas de filmagem, edição, áudio, radiojornalismo e locução, além de debaterem temas socioambientais relacionados à Mata Atlântica.

O projeto Nas Ondas da Mata Atlântica faz parte do programa NAS ONDAS DO AMBIENTE, programa que associa comunicação popular comunitária ao uso e manejo de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), para estimular o diálogo e a organização social dos integrantes das comunidades, fortalecendo a criação de uma cultura de gestão ambiental participativa e democrática.

O PROGRAMA NAS ONDAS DO AMBIENTE, desenvolvido pelas secretarias de Estado do Ambiente (SEA), Educação (SEEDUC), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e o Viva Rio, é financiado com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM).



Superintendência de Educação Ambiental participou de palestra na PUC


Na última quinta-feira, a bióloga Ana Paraense representou a Superintendência de Educação Ambiental, da Secretaria de Estado do Ambiente, em uma palestra para alunos do curso de Especialização de EA, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC).



24 de novembro de 2009

Nova Iguaçú realizará o Iº Seminário de Práticas Religiosas em Áreas Protegidas, nesta quinta-feira (26/11)


Mãe Beata de Iemajá (Camdomblé), padre Renato (Igreja Católica), o teólogo Carlos Cruz (Igreja Messiânica) e Evandro Ouriques (representante das tradições sagradas indígenas) são convidados do Iº Seminário de Práticas Religiosas em Áreas Protegidas, e demonstram o caráter de respeito a diversidade do evento.

O objetivo do seminário, que ocorrerá na quinta-feira (26/11), das 14 às 21 horas, em NovaIguaçú, é apontar soluções para os conflitos entre a necessidade de conservação dos recursos naturais e a livre expressão de práticas religiosas. O direito das comunidades tradicionais participarem da gestão destas unidades de conservação também será debatido durante o seminário.

Segundo a organização, além das presenças dos ministros de Meio Ambiente e de Igualdade Racial, Carlos Minc e Edson Santos, a superintendente de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente, Lara Moutinho, ministrará palestra sobre religiões afro-brasileiras em áreas protegidas.

O evento foi organizado pela Comissão de Religiões Afro-brasileiras e Meio Ambiente de Nova Iguaçu e pelo movimento Omo Aro cia Cultural, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente, Igualdade Racial e Cultura, e é parte da agenda comemorativa da prefeitura de Nova Iguaçú para a Semana da Consciência Negra.

Clique aqui para ver o convite e a programação completa.

Dia: 26 de novembro
Hora: 14 às 21h
Endereço: Rua Getúlio Vargas, 51 – Centro – Nova Iguaçu
Informações: 2767-9767 (Coppir-NI)



23 de novembro de 2009

O que é e o que faz a Superintendência de Educação Ambiental?


Entende-se por Educação Ambiental os processos através dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades e procedimentos voltados para melhoria da qualidade ambiental e a distribuição justa de seus benefícios.

Com foco em uma gestão pública descentralizada e participativa, o papel da Superintendência de Educação Ambiental (SEAM) é criar mecanismos que garantam o exercício da cidadania, expresso através da elaboração, execução e acompanhamento coletivo das políticas públicas que afetam a qualidade do ambiente.

Logo no inicio da gestão, em 2007, a SEAM empenhou-se na rearticulação dos atores sociais de Educação Ambiental (comunidades, movimentos sociais, alunos, professores etc.) e na construção das condições estruturantes para implementação da política no Estado.

Os primeiros passos foram: reorganização do Grupo Interdisciplinar de Educação Ambiental (GIEA), colegiado interinstitucional, gestor da política de EA no Estado; definição de uma política própria de financiamento; e estruturação física e pedagógica da Superintendência de EA da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e da Gerência de EA no Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

A SEAM está organizada em três áreas de atuação ou eixos temáticos:



Formal: debate a temática socioambiental nos colégios da Rede Estadual de Ensino e estimula o diálogo dessas instituições com as comunidades vizinhas, buscando soluções coletivas e a participação de estudantes, professores e dos demais moradores na vida pública local. CONHEÇA o Programa Agenda 21 na Escola: Formando Elos de Cidadania >>>

Socioambiental: capacita membros da sociedade civil (movimentos sociais e comunidades) e gestores públicos, com o objetivo de qualificá-los para participação em comitês de bacia e conselhos gestores de unidades de conservação da natureza (reservas e parques). Sensibilizar, mobilizar e formar cidadãos críticos, cientes da importância do seu envolvimento na vida pública e da prática da cidadania faz parte da agenda deste eixo para garantir a melhoria da qualidade de vida e fortalecer o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA);

Educomunicação: Associa comunicação popular comunitária ao uso e manejo de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), para estimular o diálogo e a organização social dos integrantes das comunidades, fortalecendo a criação de uma cultura de gestão ambiental participativa e democrática. O eixo também fomenta a criação e o fortalecimento de rádios e cineclubes comunitários. CONHEÇA o Programa Nas Ondas do Ambiente, no qual os alunos protagonizam a elaboração de programas de rádio com conteúdos socioambientais, a partir de suas próprias realidades. >>>
Saiba mais, acesse o relatório completo de gestão (2007/2009).

19 de novembro de 2009

Os 10 anos da Política Estadual de Educação Ambiental do Rio de Janeiro serão debatidos em seminário na UERJ


Alô, pessoal,

conforme combinado, segue a programação do Semináro de 10 Anos da Política Estadual de Educação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro. Clique aqui para vê-la.

O evento ocorrerá nos dias sete e oito de dezembro, na UERJ, e tem o objetivo de realizar uma retrospectiva, apontando os desafios e as ações da última década, assim como construir coletivamente novas propostas e diretrizes pedagógicas de Educação Ambiental para os próximos anos.

As comemorações relembram a sanção da lei 3.325, em 17 de dezembro de 1999, que dispõe sobre a Política Estadual de Educação Ambiental, além de complementar a lei federal 9.795/99, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro.


Inscrevam-se:
Os 10 anos da Política Estadual de Educação Ambiental do Rio de Janeiro




Nova Iguaçú realizará o Iº Seminário de Práticas Religiosas em Áreas Protegidas


Datado para a quinta-feira (26/11), das 14 às 21 horas, o seminário tem como objetivo apontar soluções para os conflitos entre a necessidade de conservação dos recursos naturais e a livre expressão de práticas religiosas. O direito das comunidades tradicionais participarem da gestão destas unidades de conservação também será debatido durante o seminário.

Segundo a organização, além das presenças dos ministros de Meio Ambiente e de Igualdade Racial, Carlos Minc e Edson Santos, a superintendente de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente, Lara Moutinho, ministrará palestra sobre religiões afro-brasileiras em áreas protegidas.

A Mãe Beata de Iemajá (Camdomblé), o padre Renato (Igreja Católica), o teólogo Carlos Cruz (Igreja Messiânica) e um representante das tradições sagradas indígenas, Evandro Ouriques, comporão a mesa "Sacralidade da Natureza".

O evento foi organizado pela Comissão de Religiões Afro-brasileiras e Meio Ambiente de Nova Iguaçu e pelo movimento Omo Aro cia Cultural, em parceria com as secretarias de Meio Ambiente, Igualdade Racial e Cultura, e é parte da agenda comemorativa da prefeitura de Nova Iguaçú para a Semana da Consciência Negra.

Clique aqui para ver o convite e a programação completa.

Dia: 26 de novembro
Hora: 14 às 21h
Endereço: Rua Getúlio Vargas, 51 – Centro – Nova Iguaçu
Informações: 2767-9767 (Coppir-NI)

16 de novembro de 2009

Os 10 anos da Política Estadual de Educação Ambiental do Rio de Janeiro serão debatidos em seminário na UERJ


Nos dias sete e oito de dezembro a UERJ receberá educadores ambientais de todo Estado no seminário "Os 10 anos da Política Estadual de Educação Ambiental do Rio de Janeiro". O objetivo do encontro é realizar uma retrospectiva, apontando os desafios e as ações desse período, assim como construir coletivamente novas propostas e diretrizes pedagógicas de Educação Ambiental para os próximos anos.

O marco de uma década se deve a sanção da lei 3.325, em 17 de dezembro de 1999, que dispõe sobre a Política Estadual de Educação Ambiental, além de complementar a lei federal 9.795/99, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro.

A partir de quinta-feira a programação do seminário será divulgada em nosso blog.

Inscrevam-se: Os 10 anos da Política Estadual de Educação Ambiental do Rio de Janeiro


Tráfico de animais silvestres será tema de debate


O tráfico de animais silvestres será tema de debate, amanhã (17/11), às 14 horas, no auditório da Superintendência do Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária.

O evento é uma parceria entre o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), a Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) e o Batalhão de Polícia Florestal e Meio Ambiente (BPFMA).

- Palestrantes:
* Tenente Fabíola Pinheiro (BPFMA)
* Sub-Tenente Márcio Valle (Coordenação Geral de Fiscalização - Cogefis/Inea)

- Dia: 17/11

- Hora: 14h

- Local: Superintendência do Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Av. Rodrigues Alves, 129/Térreo – atrás do prédio central do Inea)



10 de novembro de 2009

GIEA? O que é isso?

GIEA significa Grupo Interdisciplinar de Educação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro.


Criado em 18 de dezembro de 2000 (Decreto nº. 27.599), o GIEA tem como objetivo definir as diretrizes, acompanhar e avaliar a Política Estadual de Educação Ambiental; dimensionar os recursos necessários aos programas e projetos de EA no Estado; fomentar parcerias entre instituições educacionais, empresas públicas e privadas, entidades de classe, lideranças comunitárias e demais entidades que tenham interesse nesta área; bem como promover o debate sobre a Educação Ambiental nos mais variados espaços, garantindo ampla participação social e comunitária.

Desde a sua publicação, a legislação que instituiu o GIEA teve a redação modificada três vezes pelos decretos 27.781/2001, 40.710/2007 e 40.889/2007, para atender ao disposto na Lei estadual 3325/99, que criou a Política de Educação Ambiental no Estado. A última alteração garantiu ao grupo uma nova composição, equilibrando em número de membros as instituições governamentais e não governamentais.

• Membros do GIEA:

I- Secretaria de Estado do Ambiente – SEA;
II- Secretaria de Estado de Educação – SEEDUC;
III- Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECT;
IV- Secretaria de Estado de Cultura – SEC;
V- União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), em sistema de revezamento anual;
VI- Instituto Jardim Botânico do Rio de Janeiro e Fundação Oswaldo Cruz, em sistema de revezamento anual.


• Instituições Convidadas:

I- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI e Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN, em sistema de revezamento anual;
II- Sindicato Estadual dos Profissionais de Ensino – SEPE e o Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região – Sinpro-Rio, em sistema de revezamento anual;
III- Rede de Educação Ambiental do Rio de Janeiro – REARJ;
IV- Coletivo Jovem – Seção Rio de Janeiro – CJ/RJ;
V- Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica do Rio de Janeiro – CERBMA-RJ;
VI- Universidades Fluminenses.


A Política Estadual de Educação Ambiental tem como objetivo englobar o conjunto de iniciativas voltadas para a formação de cidadãos e comunidades capazes de promover uma atuação responsável para a solução dos problemas ambientais. Para tanto atua de forma articulada com a União, os municípios, os órgãos e instituições integrantes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Educação, e com as organizações governamentais e não governamentais, que atuam na área.

Entende-se por educação ambiental os processos através dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, atitudes, habilidades, interesse ativo e competência voltados para a melhoria da qualidade ambiental e a distribuição justa de seus benefícios.

A coordenação da Política Estadual de Educação Ambiental é realizada de forma conjunta pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e pelo Sistema Estadual de Educação.

Boa tarde pessoal,


vocês se lembram que quando lançamos o nosso informativo eletrônico dissemos que a finalidade do projeto era dar transparência e visibilidade às nossas ações e às dos nossos parceiros. Então aí vai:

Na coluna Deu na Mídia, de hoje, tem matérias sobre
licenciamento ambiental e sobre o Comitê de Bacia Lagos São João, membro convidado do Grupo Interdisciplinar de Educação Ambiental (GIEA/RJ).

De acordo com o Canal Futura, o
Comitê Lagos São João está dando exemplo de gestão sustentável dos recursos hídricos.

E por falar em GIEA, vocês sabem o que é e o que tem feito este grupo? Como felizmente este assunto dá muito “pano pra manga”, vou deixá-lo para a próxima postagem.

9 de novembro de 2009

Professores britânicos visitaram CIEP participante do projeto Rádio@Escola


por Claudia Rodrigues

Um grupo de 15 professores britânicos visitou, no final de outubro, o CIEP Ulisses Guimarães, em Jacarepaguá (RJ), uma das cinco instituições de ensino selecionadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) para fazer parte do roteiro dos educadores ingleses pela rede pública de ensino do Rio de Janeiro. O CIEP foi escolhido por ter participado do projeto NAS ONDAS DO AMBIENTE: RÁDIO@ESCOLA.COM, um programa pioneiro de política pública do Estado do Rio de Janeiro que destaca a importância da utilização dos meios de comunicação no processo educativo socioambiental.

Motivados com as aulas de capacitação em técnicas de áudio, radiojornalismo e conteúdo ambiental do projeto NAS ONDAS DO AMBIENTE: RÁDIO@ESCOLA.COM, realizado em 2008, alunos e professores do CIEP montaram a rádio ‘Nas Ondas do Ulisses”. Juntos planejam a grade de programação, a sequência musical, e produzem entrevistas e programas sobre questões socioambientais que interessam à escola e à comunidade.


As visitas do grupo de educadores britânicos fazem parte do Programa de Desenvolvimento Internacional de Professores (TIPD, sigla em inglês), que oferece aos educadores a possibilidade de conhecer boas práticas educacionais ao redor do mundo. Além de identificar estratégias eficientes para lidar com questões problemáticas ou desafiadoras, os professores ingleses buscam compartilhar experiências com educadores brasileiros. O TIPD no Brasil é organizado pelo British Council Brasil, em cooperação com a SEEDUC.

O roteiro inclui ainda as seguintes instituições: Escola Teóphilo de Souza Pinto, na Favela Nova Brasília, no Complexo do Alemão (Foco: Violência e Drogas), Instituto Educação, na comunidade Santa Marta, em Botafogo (Foco: Responsabilidade Social), Instituto Reação, em São Conrado (Foco: Esportes); CIEP Nação Mangueirense (Foco: Trabalho Social –Engajamento de professores com comunidade) e Escola Estadual Francisco Lipp-rural (Foco: Acessibilidade).