29 de setembro de 2009

17h30 e mais uma idéia!


Acabamos de lançar a seção Deu na mídia.

Agora vocês vão poder acompanhar o que vem saindo nos jornais impressos, TVs, programas de rádios e na internet sobre as nossas ações.

Hoje eu vou dar uma palhinha aqui, mas a partir de amanhã procurem as novidades na barra lateral da esquerda, certo?!

Acompanhem:

19/09/2009 – Carbono Zero Rio 2016 (Entrevista: Marilene Ramos – secretária Estadual do Meio Ambiente) – TV Brasil.

II Simpósio de Educação Ambiental Empresarial do Rio de Janeiro


Estão abertas as inscrições para o II Simpósio de Educação Ambiental Empresarial do Rio de Janeiro. O evento ocorrerá entre os dias 27 e 29 de outubro, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ – Pavilhão João Lyra Filho), sob a coordenação do professor do Instituto de Biologia, Alexandre Pedrini.

Reunindo os principais atores sociais envolvidos com Educação Ambiental no contexto empresarial brasileiro, o objetivo do encontro é conhecer as demandas e as ações de Educação Ambiental desenvolvidas pelas grandes corporações, bem como debater as normas governamentais (federais, estaduais e municipais) de EA no licenciamento, nos termos de ajuste de conduta e nas medidas compensatórias. O resultado dos debates servirá como base para a primeira Carta do Rio de Janeiro sobre Educação Ambiental Empresarial e deve incluir sugestões de políticas públicas.

Às 9 horas do dia 27 serão abertas as inscrições. A partir das 10,a secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos; do reitor da UERJ, Ricardo Vieiralves; do Superintendente do Ibama/RJ, Adilson Gil; e do Diretor do Instituto de Biologia (Ibrag/UERJ), Israel Felzenszwalb, participarão da mesa de abertura, na Capela Ecumênica.

Das 11h às 13h, o tema “As Políticas Públicas em Educação Ambiental e sua efetividade no contexto empresarial” será abordado pela coordenadora de Educação Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Pólita Gonçalves, entre outros palestrantes. Às 14 horas, serão promovidas oficinas sobre “Mudanças climáticas”, “Introdução ao mercado de créditos de carbono”, “EA na responsabilidade socioambiental empresarial” e “EALA – Uma metodologia em Educação Ambiental Empresarial”.

No dia 28, a superintendente de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente (SEAM/SEA), Lara Moutinho, e o professor Carlos Frederico Loureiro (FE/UFRJ) participarão do debate sobre “A Educação Ambiental no licenciamento”. Das 14 às 17 horas o tema será “A Educação Ambiental no contexto empresarial”. Todas as mesas serão seguidas de debates públicos.

No último dia do encontro será definida uma comissão organizadora para o III Simpósio de Educação Ambiental Empresarial do Rio de Janeiro e apresentados os trabalhos científicos, que deverão ser enviados até o dia 10 de outubro.

Acessem o site do evento para maiores informações.

28 de setembro de 2009

Boa tarde a todos!

Começa hoje uma nova fase no nosso blog!

Para dar mais vida e ampliar o conteúdo do nosso Informativo, decidimos publicar, além de matérias sobre as atividades que realizamos, textos sobre os programas que desenvolvemos e entrevistas com professores, estudantes, comunicadores comunitários etc.

Enfim, a idéia é dar maior visibilidade aos parceiros que têm construído conosco esta gestão!

Dicas de conteúdo serão bem vindas!

Segue o primeiro texto sobre um dos nossos programas, o Agenda 21 na Escola: Elos de Cidadania.

Acompanhem as novidades! Cadastrem-se no nosso blog!

Saudações,

Flor Jacq



Programa de Formação Continuada em Educação Ambiental e Agenda 21 na Escola: Elos de Cidadania


O Programa Agenda 21 na Escola: Elos de Cidadania foi criado, em 2007, com o objetivo de debater a temática socioambiental nos colégios estaduais e de estimular o diálogo dessas instituições com as comunidades vizinhas, buscando soluções coletivas e a participação de estudantes, professores e dos demais moradores na vida pública local.

Desses diálogos têm surgido projetos, agendas positivas de atuação no próprio bairro ou município. Os exemplos que temos vão desde a implementação de coleta seletiva na unidade escolar até a participação de estudantes e professores em conselhos municipais e em audiências públicas.

A primeira fase do curso (2007/2008) capacitou 616 pessoas (308 professores e 308 estudantes) de 154 colégios estaduais, da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) e da Nova Fundação de Apoio a Escola Técnica (Faetec), em 17 municípios.

Em 2009, o programa foi adaptado para a modalidade à distância. Com isso, ao final da segunda fase, o curso terá atendido 825 professores e 724 estudantes, de 435 unidades escolares, em 76 municípios.

Em outubro deste ano, a Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente dará início a terceira fase, que prevê a participação de escolas municipais. Serão 500 novas escolas, entre estaduais e municipais. Outra novidade é o acompanhamento das 1089 unidades escolares atendidas nas fases 1, 2 e 3. A idéia é oferecer suporte às escolas que estão desenvolvendo projetos de Educação Ambiental.

O Programa de Formação Continuada em Educação Ambiental e Agenda 21 na Escola: Elos de Cidadania é desenvolvido pelas secretarias de Estado do Ambiente, Educação e Ciência e Tecnologia, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Faetec, a Fundação Centro de Ciências em Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e o Coletivo Jovem de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, e conta com verba do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM).

Veja o relatório de gestão do Programa.

23 de setembro de 2009

Estado do Rio de Janeiro ganha Disque Denúncia Ambiental


Alô ambiente!

A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, e o subsecretário de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, Rivaldo Barbosa, lançaram, nesta terça-feira (22/09), o Disque Denúncia Ambiental (2253 1177, na capital e 0300 253 1177, no interior).

A iniciativa tem o propósito de atender ao crescente número de denúncias de crimes contra o meio ambiente e tornar as ações de prevenção e fiscalização mais eficientes.



A partir de amanhã (24/09), uma campanha publicitária sobre o serviço começa a ser veiculada nas rádios, e no mês que vem, nas emissoras de televisão.

O Disque Denúncia ainda oferecerá recompensas que variam entre R$ 300,00 a R$ 1 mil por informações que ajudem a polícia a elucidar crimes ambientais.

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) já possui um número de atendimento para esse tipo de demanda (2332-4604). Segundo a secretária Marilene Ramos, a idéia é reforçar o antigo serviço.

O presidente do Instituto Brasileiro de Combate ao Crime, Zeca Borges, o comandante do Batalhão da Polícia Florestal, tenente-coronel Ivanir Linhares e a delegada Juliana Emerique de Camorin, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) participaram da cerimônia.


21 de setembro de 2009

Secretaria do Ambiente apresenta dados sobre a destinação final do lixo nas comunidades do entorno do Rio Pavuna Meriti


Depois de seis meses de atividades, chegou ao fim, na última sexta-feira (18/09), o Projeto de Limpeza e Mobilização Social do Rio Pavuna Meriti.

A cerimônia de encerramento teve início com a apresentação do Coral de estudantes do Colégio Estadual Murilo Braga, sede do evento.

Em seguida, a superintendente de Educação Ambiental (SEAM), Lara Moutinho, divulgou parte da pesquisa socioeconômica e ambiental, realizada nos municípios do entorno do Rio Pavuna Meriti (Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis e Rio de Janeiro), durante o andamento do projeto. Cerca de 2000 questinários foram aplicados por moradores das próprias comunidades, que ao passarem por uma capacitação ministrada pela SEAM/SEA tornaram-se agentes ambientais.

Veja neste link o que os entrevistados responderam quando questionados sobre: O que você faz com o seu lixo?



Após a saudação da secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos; do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc; e dos três secretários de São João de Meriti, Gilvandro Matos (de governo); Zilto Bernardi (de Meio Ambiente) e Sérgio Claro (de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio), o evento foi encerrado com a entrega dos certificados de participação aos 38 agentes ambientais que realizaram a pesquisa.

Também estiveram presentes a gerente de Educação Ambiental do Inea e coordenadora do Projeto de Limpeza e Mobilização Social do Rio Pavuna Meriti, Pólita Gonçalves, e a representante do núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), Bianca Neuberger.

Acesse o relatório final - Pavuna Meriti


17 de setembro de 2009

Secretaria do Ambiente comemora pacto pela biodiversidade



O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA/RJ), transformou o Dia da Árvore, 21 de setembro, em uma data de múltiplas comemorações.


Neste dia, além das tradicionais atividades, serão festejadas outras duas iniciativas: o Dia do Clima, que marca o aniversário de um ano do projeto da SEA Contador de Árvores da Mata Atlântica, e o lançamento da campanha Carbono Zero – Rio 2016, uma parceria com o Comitê de Candidatura do Rio para as Olimpíadas de 2016.



O que esses dois projetos têm em comum é a realização de um grande pacto, envolvendo o Governo Estadual, prefeituras, estudantes, ONGs, empresas e demais entidades da sociedade civil na defesa da biodiversidade e, consequentemente, contra as mudanças climáticas e o aquecimento global.


A expectativa é de que até o final do dia 21, o Contador de Árvores, que é coordenado pelo Instituto Terra, contabilize o plantio de aproximadamente 46 mil espécies nativas da Mata Atlântica. Esse número será o resultado do esforço de todas as prefeituras do Estado e da campanha Carbono Zero – Rio 2016.


De acordo com o Comitê Olímpico, a idéia da campanha é compensar todo o carbono emitido durante as viagens de divulgação da candidatura do Rio pelo mundo, através do plantio de mudas no Parque Nacional da Pedra Branca e nas instalações do Parque Aquático Maria Lenk e do Complexo Esportivo de Deodoro. No total, o Comitê pretende neutralizar 716 toneladas de carbono, relativas ao período de setembro de 2007 a outubro de 2009.



Durante o evento do Dia C, a Superintendência de Educação Ambiental da SEA e o Colégio Pedro II (São Cristóvão) farão uma exposição de produção de mudas, cultivadas pelos professores e alunos do curso técnico de Meio Ambiente da Instituição.



Participarão ainda da festa o ministro Carlos Minc; o presidente do Inea, Luiz Firmino; o presidente do Jardim Botânico, Liszt Vieira; e os diretores da Rio 2016, Leslie Kikoler, de Relações Governamentais; Alexandre Techima, de Infra-Estrutura; e Carlos Martins, de Operações.


Leia mais sobre o Projeto Contador de Árvores.

16 de setembro de 2009

Secretaria de Estado do Ambiente divulgará pesquisa socioambiental no encerramento do Projeto Limpeza do Rio Pavuna Meriti



Na sexta-feira, 18 de setembro, às 14 horas, a secretária de Estado do Ambiente, Marilene Ramos, estará no Colégio Estadual Murilo Braga, em São João de Meriti, na cerimônia de encerramento do Projeto de Limpeza do Rio Pavuna-Meriti.

Iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA/RJ) em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o projeto já retirou 4.387 toneladas de lixo das margens e do curso d’água do Rio Pavuna-Meriti, entre novembro de 2008 e abril de 2009.


Além do mutirão de limpeza, foi realizada uma pesquisa nas comunidades do entorno, com o objetivo de captar dados socioeconômicos e ambientais da região. As superintendências de Educação Ambiental da SEA e do Inea foram responsáveis pela capacitação dos agentes comunitários, que aplicaram os 2000 questionários da pesquisa, e pelo desenvolvimento de atividades, nas quais foram debatidos temas como prevenção à dengue, coleta seletiva e reciclagem, com lideranças comunitárias, estudantes e demais moradores.

Durante o evento, a secretária apresentará a pesquisa socioambiental. De acordo com os dados, 45,83% dos entrevistados admitem despejar o esgoto doméstico nos rios e canais próximos, e apenas 16,42% afirmam que jogam seu lixo em locais apropriados.

Segundo a secretária, a limpeza do rio, somada às ações de Educação Ambiental surtiram efeitos em algumas regiões.

“Já é possível observar que o lançamento de lixo no rio diminuiu, o que indica que nossas ações, somada à cooperação dos moradores, gerou importantes resultados. È importante incentivar um processo educativo que estimule a participação cidadã dos moradores, propiciando a continuidade das políticas implementadas na região”, afirmou Marilene Ramos.

O evento reunirá cerca de 200 pessoas, entre autoridades, como o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o presidente do Inea, Luiz Firmino, e os secretários de Meio Ambiente do Rio, de Nilópolis, de Duque de Caxias e de São João de Meriti.

Lideranças comunitárias e estudantes também estão sendo esperados para prestigiar a entrega dos certificados de participação aos 38 agentes, todos moradores das comunidades do entorno.


Quando: Sexta-feira (18/09), às 14h
Onde: Colégio Estadual Murilo Braga, Rua Roberto Bedran, s/nº, próximo à Praça da Matriz, em São João de Meriti.

14 de setembro de 2009

Superintendência de Educação Ambiental participa do Dia Mundial de Limpeza do Litoral


No próximo sábado (19 de setembro), a Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente (SEAM/SEA) somará forças com 35 milhões de voluntários, de 125 países, no Dia Mundial de Limpeza do Litoral.

Este ano, o evento, será norteado pelo tema “Comunidades Unidas em Prol do Combate ao Aquecimento Global" e tem como idéia central a conscientização da sociedade sobre os impactos causados pelo lixo nesse processo.



Como no ano passado, a Superintendência participará da coleta de microlixo (guimba de cigarro, palitos de fósforo e picolé, papel de biscoito, tampinhas, canudinhos, papel laminado de sanduíches naturais entre outros) junto a 100 estudantes, das redes municipal e estadual de ensino, que participam dos seus projetos. O Ponto de encontro será no calçadão de Copacabana, em frente à rua Santa Clara,a partir das 10 horas.


Cerca de 25 mil sacolas biodegradáveis e luvas serão distribuídas para os volunttários pelo Instituto Ecológico Aqualung, ONG que coordena o evento no Estado do Rio de Janeiro.


Após a coleta, o material será destinado às cooperativas e instituições de reciclagem. A organização do evento também produzirá um relatório que será enviado para a ONU, organizadora mundial do evento, discriminando as características e a quantidade dos resíduos recolhidos.


Em entrevista a esta Superintendência, em 2007, a atual secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Suzana Kahn, afirmou que o lixo emite altos índices de CO2 e falou sobre importância do apoio à implantação de aterros sanitários, da coleta seletiva e de usinas e cooperativas de reciclagem. Destacou também a necessidade do comprometimento e da consciência de cada cidadão.


No Brasil, o projeto limpeza do litoral teve início em 2003, na praia de Copacabana, e hoje já acontece em vários estados brasileiros, como Brasília, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Santa Catarina.


Durante os sete anos de ações, já foram coletadas, só no Rio de Janeiro, mais de 15 toneladas de lixo com a participação aproximadamente três mil pessoas.

Dia: 19 de setembro (sábado)
Local: praia de Copacabana (posto 3).
Horário: de 10 às 13 horas.
Informações sobre os demais pontos de encontro: http://www.institutoaqualung.com.br


8 de setembro de 2009

19 º Encontro da ANAMMA debateu a regulamentação do artigo 23 da Constituição Federal


Encontro realizado no Rio de Janeiro discute políticas de licenciamento entre esferas governamentais.

De 31 de agosto a dois de setembro, o Estado do Rio de Janeiro sediou o 19º Encontro da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA).



O evento teve como ponto central das discussões a regulamentação do artigo 23 da Constituição Federal, que determina as formas de cooperação entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios nas ações de proteção ao meio ambiente. Esse debate contou com a participação da Secretária Executiva do Ministério do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; do Presidente da ANAMMA, Clarismino Pereira; e do Consultor Ambiental, Claudio Langone.

De acordo com o artigo 23, cabe aos municípios o licenciamento de atividades ou empreendimentos de impacto ambiental no âmbito local.

Durante a abertura do evento, a secretária de Estado do Ambiente (SEA), Marilene Ramos, garantiu que 70% dos municípios do Rio de Janeiro estarão aptos a emitirem licenças ambientais até o final de 2010. Disse também, que a Secretaria investirá, ainda este ano, cerca de R$ 2 milhões em aquisição de equipamentos, melhoria de infraestrutura e capacitação de gestores ambientais. Os recursos serão provenientes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

O presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Luiz Firmino, lembrou que no dia 17 de agosto, o INEA, em parceria com a SEA, lançou um curso de capacitação de gestores em licenciamento ambiental com foco nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE´s) e aterros sanitários.

“A expectativa é que, até dezembro, as prefeituras inscritas estejam completamente aptas a emitirem licenças ambientais para atividades econômicas realizadas dentro das faixas territoriais de seus municípios”, afirmou Firmino.

Ele disse ainda que um sistema de informação integrará o banco de dados dos municípios com o do Instituto, para tornar o processo mais dinâmico.

Depois de três dias de discussões que pautarão a agenda para os próximos dois anos de gestão da ANAMMA, a nova diretoria da instituição foi eleita.(www.anamma.com.br)

A ANAMMA foi fundada em 1986, em Curitiba, e é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou vínculos partidários, representativa do poder municipal na área ambiental,que tem como objetivo fortalecer os Sistemas Municipais de Meio Ambiente para implementação de políticas ambientais que venham a preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.